ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Abordagem dos temas nanociencia e nanotecnologia nos livros de Química para o ensino médio
AUTORES: Gonçalves Ferreira Rodrigues, L. (IFRJ) ; Martins Inácio, E. (IFRJ) ; Marinho de Oliveira, A. (IFRJ) ; Vinicius de Feritas Motta, M. (IFRJ) ; José da Silva, M. (IFRJ)
RESUMO: O projeto tem o propósito de analisar livros didáticos de Química direcionados ao
ensino médio baseados no PNLD 2012 quanto a abordagem sobre nanociência e/ou
nanotecnologia por conta de estarem em ascensão na atual conjuntura cientifico-
tecnologica , social e econômica. Analisando tais livros, foi observada a
deficiência quanto a essa abordagem e sua correlação com a Química dificultando o
entendimento por parte dos alunos sobre as novas tecnologias no meio em que estão
inseridos.
PALAVRAS CHAVES: nanotecnologia; livros; CTSA
INTRODUÇÃO: A ciência que estuda os fenômenos que ocorrem na escala de um bilionésimo do
metro, também conhecida como nanociência e suas aplicações chamadas de
nanotecnologia vem sendo alvo de muitos estudos e debates nas esferas acadêmica,
econômica, social e cientifica e considerando este fato, espera-se que este
conteúdo esteja presente nos livros didáticos de nível médio para a área da
Química e como a mesma faz parte de uma infinidade de processos naturais e
tecnológicos, é imprescindível desprender uma maior atenção a temas
contemporâneos relacionados a conceitos químicos por parte de professores do
ensino médio (Et Al PEREIRA F.D, 2010.) . De acordo com o método CTSA( Ciencia,
tecnologia, sociedade e ambiente) o ensino de ciências como um todo e neste caso
específico, a Química, deve ser contextualizado e critico de forma que o aluno
possa fazer uma leitura de mundo e compreender os fenômenos que os
cercam(SANTOS, W.L.P.).
MATERIAL E MÉTODOS: Utilizando o PNLD 2012(Programa Nacional do Livro Didático) de Química
realizamos um consulta em alguns dos livros que são recomendados pelo MEC para a
disciplina de Química e também um livro que mesmo tendo ficado excluído desse
PNLD de 2012 ainda é muito utilizado por professores para o ensino médio e
esteve nos PNLDs anteriores analisando se o conteúdo de nanotecnologia é
abordado, em quais áreas e como esse conteúdo vem sendo abordado. Química –
Ricardo Feltre, Volumes 1, 2 e 3 – 6º edição, Editora Moderna, 2004; Química
Volume Único do Autor Usberco e Salvador; Química na abordagem no cotidiano -
Peruzzo, Francisco Miragaia; Canto, Eduardo Leite do., Volumes 1, 2 e 3, Editora
Moderna, 2010, Ser Protagonista Química volumes 1 e 3 , Julio Cesar Foschini,
Edições SM Ltda, 1° Edição 2010, Química de Andréa Machado e Eduardo Mortimer
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O assunto nanociência e nanotecnologia apesar de estar em franca expansão, não
está tendo a mesma importância nos livros didáticos, que em geral só trazem
textos como forma de curiosidade, mesmo estando relacionados com o conteúdo. Os
livros da coleção Tito & Canto apresentam o assunto em seu volume um em um texto
logo após o conteúdo de Introdução a estrutura atômica, explicando o que é
nanotecnologia e o que vem a ser a nanociência. Trata-se de um texto simples e
coeso de linguagem bem acessível a um estudante do primeiro ano do ensino médio,
o livro de volume 2 apresenta um texto sobre nanoplatina e seu papel como
catalisador, este texto é abordado no conteúdo de cinética das reações. O livro
3 da coleção não apresenta nenhuma citação ou texto. O livro de volume 1 do
autor Ricardo Feltre, foi analisado e não continha texto, apenas uma citação
sobre os fulerenos para a exemplificação do conteúdo de geometria molecular; o
livro de volume 2 não apresentou nenhuma citação e o volume 3 retoma a citação
do volume 1 sobre fulerenos para exemplificar as propriedades do carbono. O
livro Ser Protagonista, só apresentou citação no volume 2 na parte de físico-
química para exemplificar medidas de grandeza, ou seja, não se relacionou com a
Química em si. O livro Química dos autores Andréa Machado e Eduardo Mortimer
também não apresenta nenhuma citação em nenhum de seus volumes.
CONCLUSÕES: Apesar da nanotecnologia e nanociência estar em foco atualmente, os livros, em sua
maioria, não apresentam este conteúdo ou não o fazem de maneira apropriada,
trazendo apenas citações. Por ser multidisciplinar, o tema poderia ser abordado em
diversos assuntos e ligando-se tanto ao contexto social, cultural e econômico, mas
mesmo no livro que trouxe de forma mais coesa o assunto, o tema ficou ligado
apenas à área científica, sem fazer correlações com o cotidiano do aluno. Porém,
acreditamos que em breve, nas próximas edições os livros começarão a abordar de
forma mais expressiva o tema.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Guia PNLD Ensino Médio 2012.
FELTRE , R. Química v. 1, 2 e 3 – 6º edição, Editora Moderna, 2004;
FOSCHINI, J. C. Ser Protagonista, volumes 1,2,e 3, 1° Edição 2010. Edições SM Ltda
MORTIMER, E.; MACHADO, A. Química, v 1, 2 e 3 Editora Scipcione 2010
PEREIRA,F.D.;HONÓRIO,K.N.;SANNOMIYA,M. Nanotecnologia:Desenvolvimento de Materiais Didáticos para uma abordagem no ensino fundamental. Química Nova na Escola, v. 32 n°2 2010
PERUZZO, F. M.; CANTO, E. L.., Química na abordagem do cotidiano. v. 1, 2 e 3, Editora Moderna, 2010
SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de Química por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, novembro de 2007.
TOMA, H.E. O mundo nanometrico: a dimensão do novo século. 2ª Edição, Editora Oficina de texto, 2009