ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: DIFICULDADES NO APRENDIZADO DE QUÍMICA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA NORMAL OFICIAL DE PICOS PI.

AUTORES: da Silva Felipe, P.G. (IFPI- CAMPUS PICOS) ; Leal Gonçalves de Moura, (IFPI- CAMPUS PICOS) ; ´silva Passos, M.H. (IFPI- CAMPUS PICOS) ; Martins Alencar, D. (IFPI- CAMPUS PICOS) ; Moura Rosa, C.R. (IFPI- CAMPUS PICOS)

RESUMO: A abordagem desse artigo está centrada na identificação dos fatores que dificultam o aprendizado do ensino de química, para alunos das três séries do Ensino Médio da escola Normal oficial de Picos, situada no município de Picos, Piauí, sendo este projeto desenvolvido pelos alunos do PIBID atuantes na escola em estudo. Contextualizar a química é fazer uma ligação entre o conhecimento e o cotidiano do aluno, interligando situações reais e buscando o conhecimento necessário para o entendimento na procurara de solucionar as dúvidas encontradas em sala. Diante do exposto, se faz necessário um estudo que aponte e que dê soluções para o desenvolvimento do aprendizado de química, buscando incluir o cotidiano dos alunos e respeitando as diversidades de cada um.

PALAVRAS CHAVES: Conhecimento; cotidiano; ensino de química

INTRODUÇÃO: A química é uma disciplina usada no programa curricular no ensino fundamental e médio, podendo mostrar e possibilitar aos alunos o entendimento das reações químicas que ocorrem no mundo físico; criando assim, uma perspectiva de estudo que lhes dê fundamentos para o entendimento do que acontece no mundo em relação à química.A aprendizagem da Química passa essencialmente pelo uso de fórmulas,equações, símbolos, enfim, de uma série de representações que muitas vezes pode parecer muito difícil de ser entendida.O conteúdo de Química, como o de qualquer outra ciência, é praticamente inesgotável, portanto é dificultoso para o aluno listar o que é mais expressivo na química, ou seja, escolher as informações que tenham maior importância dentro da disciplina, ampliando assim, a falta de clareza dos conceitos e definições da disciplina. Procurando novas expectativas e listando melhorias para a qualidade do ensino de química, observa se que uma definição de metodologia de ensino onde a contextualização gera aos docentes uma visão crítica do mundo e um desenvolvimento cognitivo, através de seu envolvimento de forma ativa, criadoura e construtiva com os conteúdos abordados em sala de aula.

MATERIAL E MÉTODOS: A abordagem do artigo está centrada na identificação dos fatores que dificultam o aprendizado do ensino de química, para alunos das três séries do Ensino Médio da escola Normal oficial de Picos, situada no município de Picos, Piauí, nos meses de Agosto, Setembro, Outubro e Novembro do ano de 2011, sendo desenvolvido no ambiente escolar da mesma. Com uma quantidade de alunos de aproximadamente 185 alunos, sendo três turmas de primeiro ano, duas de segundo ano e duas de terceiro. O método usado foi um descritivo exploratório e bibliográfico, onde se descreveu as dificuldades do aprendizado de química no ensino médio, baseada em várias opiniões de autores que mostram uma nova perspectiva para o ensino da química buscando que haja um melhor aprendizado. A técnica usada para obter as informações com corpo docente, para a pesquisa foi por meio de um questionário, aplicado pessoalmente, onde o alunado respondia livremente à questão em caso, analisando suas alternativas conforme suas opiniões.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Analisando os resultados, pode se perceber que a falta do entendimento na disciplina de química citada pelos alunos, se dá de várias maneiras, questões como didática de professores, incentivo ás aulas, são motivos que desencadeiam reações contrarias aos alunos, como a mais comuns, mostrada por descontentamento pela disciplina. Quando se foi perguntado através de um questionário aos alunos o que achava da matéria de química, a resposta mais comum foi à falta de entendimento da disciplina, questão que foi escolhida como tema desse artigo. O questionário foi aplicado de forma quantitativa e qualitativa para todos os alunos da instituição, sendo analisado primeiramente de forma espaçada entre as séries das turmas do ensino médio, logo após o resultado de cada turma, fizemos uma sinopse e analisamos; encontrando assim uma forma geral para a compreensão dos dados.

CONCLUSÕES: A química é uma disciplina usada no programa curricular no ensino fundamental e médio, podendo possibilitar aos alunos o entendimento das reações químicas que ocorrem no mundo físico,criando assim uma perspectiva de estudo que lhes dê fundamentos. Nessa área,muitos alunos demonstram dificuldades em aprender,na maioria das vezes não percebem o significado ou a validade do que estudam,frequentemente os conteúdos são trabalhados de forma descontextualizada. Sendo assim se faz necessário uma busca para aprimorar metodologias de ensino gerando um melhor desempenho no corpo estudantil.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao nosso professor e coordenador do PIBID Marcos Henrique da Silva Passos por todo o incentivo durante o curso,ao IFPI Campus Picos,CAPES e PIBID

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DA COSTA, Nelson Lage A Formação do Professor de Ciências para o Ensino da Química do 9° ano do Ensino Fundamental – A Inserção de uma Metodologia Didática Apropriada nos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Duque de Caxias: UNGRARIO, 2010.

P. SCHNETZTER, Roseli A pesquisa no ensino de química e a importância da química nova na escola na escola. São Paulo, USP, 2004.

TREVISAN, Tatiana Santini A prática pedagógica do professor de química: possibilidades e limites. UNIrevista – vol 1, nº 2: Abril 2006

ALMEIDA, Elba Cristina S. e cols CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA: MOTIVANDO ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. UFPB