ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: DIALOGANDO QUIMICAMENTE COM OS PROCESSOS BIOLÓGICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
AUTORES: Araujo, L. (UNICAP) ; Marinho, M. (UNICAP) ; Leite, L. (UNICAP) ; Almeida, G. (UNICAP)
RESUMO: O presente trabalho buscou delinear o processo de internalização, articulação e apicabilidade dos temas abordados no ensino de Química Orgânica na formação docente. Contou com a participação de trinta e um estudantes, em duas turmas dos cursos de licenciatura em Química e Biologia, sendo vinte e três da licenciatura em Biologia e oito em Química da Universidade Católica de Pernambuco. Recovhecemos que as transformações no processo de ensino são possíveis de serem realizadas, não são apenas utopias, dependem, pois da responsabilidade profissional e do compromisso social dos professores-formadores engajados com o processo de profissionalização dos futuros professores.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química orgânci; formação de professor; prática docente
INTRODUÇÃO: Quando o professor é consciente de que “os conhecimentos, a ciência e a tecnologia crescem exponencialmente, explosivamente, e o mundo se torna cada vez mais complexo, globalizado e competitivo, exigindo das pessoas sempre novas competências” (BURKE, 2003, p. 16), a sua ação docente é diferenciada. . É fundamental, portanto, desenvolver uma atitude capaz de enfrentar, conscientemente, a realidade de forma rápida, pertinente, criativa e os recursos cognitivos: saberes, capacidades, microcompetências, informações, valores, atitudes, esquemas de percepção, de avaliação e raciocínio (PERRENOUD, 2001). Contudo, o ensino de Química e Biologia nas escolas é de alguma forma distante da realidade dos estudantes.
É fundamental que na formação dos educadores seja dado ênfase no processo de construção do conhecimento significativo e abrangente a partir da abordagem da interconectividade das múltiplas dimensões da realidade com as áreas disciplinares (SANTOS & SOMMERMAN, 2009). O objetivo deste trabalho é delinear o processo de internalização, articulação e apicabilidade dos temas abordados no ensino de Química Orgânica na formação docente.
MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho contou com a participação de trinta e um estudantes, em duas turmas dos cursos de licenciatura em Química e Biologia, sendo vinte e três da licenciatura em Biologia e oito em Química. Foi trabalhada a nomeclatura dos compostos orgânicos, assunto comum aos referidos cursos, no período de 13 de fevereiro à 4 de maio de 2012. O processo de coleta de dados compreendeu dois momentos, no primeiro (pré 1º grau de qualificação) foi abordado a nomeclatura dos hidrocarbonetos, álcoois, cetonas e no segundo (pré 2º grau de qualificação)a nomeclatura do ester, éter e dos ácidos carboxilicos. Em seguida, foi realizada a análise da compreensão dos assuntos abordados a fim de identificar: a) a repercussão do ensino da Química Orgânica entre os estudantes de Biologia e de Química; b) a forma como os estudantes abordam a multidiscipliaridade dos conteúdos na formação docente; c) e a aplicabilidade dos temas no contexto educacional.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise dos resultados indica: a) que 83% dos estudantes de Biologia apresentaram dificuldade em interpretar a nomeclatura dos compostos orgânicos, mesmo sendo ascessível a linguagem usada pela educadora. Enquanto que 79% dos estudantes de licenciatura em Química demostraram facilidade e interesse em aprender o conteúdo, uma vez que o assunto corresponde a disciplina específica do seu curso; b) a partir do desempenho e dos questionamentos levantados nas aulas, cerca de 79% dos estudantes de biologia não consideram importante a relação entre as diversas disciplina do seu curso, justificando que foge do foco da ciência, mesmo sendo de suma importância a ampliação do múltiplas dimensões do conhecimento a fim de promover a contextualização dos conteúdos. Já para 81% dos estudantes de Química conseguiram articular as diversas áreas do conhecimento e, consequentemente, a possibilidade de aplicar na prática docente; c) que a análise das respostas mostra que a média do desempenho dos estudantes de Biologia (48%) foram menores que a dos estudantes de Química (73%), mesmo tendo conseguido aumentar o desempenho no segundo momento, já que a nomeclatura dos compostos orgânicos compreende o assunto programático do terceiro ano do ensino médio e que a metodologia adotada pela professora buscou facilitar a aprendizagem a respeito do tema abordado. Vale salientar, ainda, que a forma com a qual foram abordados os conteúdos provocou o interesse de todos, na medida em que os exemplos foram relacionados com a aplicabilidade no dia a dia e como podem ser trabalhados em sala de aula, mo sentido de despertar os estudantes para o mundo das combinações, transformações e construção do conhecimento significativo.
CONCLUSÕES: Consideramos que as transformações no processo de ensino são possíveis de serem realizadas, não são apenas utopias, dependem, pois da responsabilidade profissional e do compromisso social dos professores-formadores engajados com o processo de profissionalização dos futuros professores. Enfim, é de suma importância que o professor-formador seja crítico em todos os aspectos que envolvem o contexto no qual esteja inserido, levando em conta as peculiaridades de sua ação, para que possa, a partir da sua passagem na formação do futuro professor, se tornar uma referência.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a todos que participaram e contribuiram para o desenvolvimeto deste trabalho
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BURKE, T. J. O professor revolucionário: da pré-escola à universidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
PERRENOUD, P.; PAQUAY, L.; ALTET, M.; CHARKIER, É. (orgs.). Formando professores profissionais, quais estratégias, quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001.
SANTOS, A. & SOMMERMAM, A.(orgs.). Complesidade e transdisciplinaridade: em bussca da totalidade perdida. Porto Alegre: Sulina, 2009.