ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Atividade lúdica no ensino médio para determinação do pH da água na região metropolitana de Recife, Pernambuco
AUTORES: Araujo, L. (UNICAP) ; Marinho, M. (UNICAP) ; Melo, A. (MAURICIO DE NASSAU) ; Salgueiro, A. (UNICAP)
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo apresenta uma atividade experimental no ensino de Química que foi exposta durante a Feira de Ciência Liceu-Católica na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em 20 e 21 de outubro de 2011. Participaram da produção da oficina lúdica: 1 professor, 3 monitores da graduação e 30 estudantes do ensino médio, onde estes atuaram como agentes multiplicadores do processo, transmitindo conhecimento sobre a importância da água para a manutenção e existência da sociedade. Coletaram-se amostras de água originada de rio, praia e poço, para determinar e apresentar para os visitantes o valor do pH, utilizando soluções indicadoras e potenciômetro. Para compreendermos esse fenômeno material químico nos fundamentamos em autores como Cardoso, Freire e Piaget.
PALAVRAS CHAVES: Atividade lúdica ; Ensino de Química; Experimentos
INTRODUÇÃO: A água em nosso planeta
Para o astronauta Gagarin, “o planeta é azul”. Sem dúvida alguma, essa cor faz menção aos 70% de água que compõe a terra. Apesar desse grande percentual, ainda há risco de faltar esse recurso natural, fonte essencial à manutenção da vida. Considerando que grande parte da água doce está poluída, urge a necessidade de preservar e conservar os recursos hídricos para que haja água adequada para o consumo humano em gerações futuras, segundo a OMS. Devemos cuidar para que esse recurso hídrico, não venha a ser esgotar, provocando, uma guerra entre as nações (PIELOU, 1998).
O ensino de Química
Ensinar Química não é uma tarefa fácil nos dias de hoje, pois se observa um número considerável de estudantes que não apreciam essa disciplina. Por outro lado, os professores estão preocupados em transmitir conhecimento teórico não correlacionado ao dia a dia. Aulas dinâmicas e atrativas devem ser incentivadas para provocar em todos, uma reação de estímulo na construção da aprendizagem de processos físico-químicos. É necessário que sejam realizadas atividades práticas do cotidiano que entrelacem a pesquisa ao ensino para uma maior consolidação do desenvolvimento dessa área, como cita Freire, (1996) “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”. Devemos apresentar para os estudantes que o estudo da Química, possibilita ao o homem uma visão critica do mundo que nos cerca (CARDOSO E COLINVAUX, 2000). Que o professor deixe de ser apenas um conferencista e auxilie os estudantes na construção do conhecimento (PIAGET,1977).
O presente trabalho tem por objetivo relatar uma atividade experimental de Química no ensino médio que ocorreu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 20 e 21 de outubro de 201, para determinação do pH da água de diversas fontes.
MATERIAL E MÉTODOS: Local – a atividade de ensino: pH da água de diversas fontes foi apresentada na Feira de Ciência que foi realizada no Liceu de Artes e Ofício, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Universidade Católica de Pernambuco em outubro de 2011.
Participantes: 1 professor orientador, 3 estudantes de graduação como monitores, 30 estudantes do Ensino Médio do Liceu de Artes e Ofício como agentes multiplicadores do aprendizado e cerca de 400 estudantes de diversas escolas que visitaram a Feira de Ciência.
Atividades desenvolvidas entre 29 de Agosto a 21 de Outubro de 2011
Parte 1 - Capacitação dos estudantes do Ensino Médio pelos monitores com apresentação dos objetivos, conhecimento teórico sobre pH e explicação da determinação experimental desse parâmetro físico-químico;
Parte 2 – coleta de amostras de água do rio Capibaribe, da praia de Boa Viagem e de poços subterrâneos pelos estudantes do Ensino Médio;
Parte 3 – determinação em amostras de água, de temperatura e de valores de pH por potenciometria e por soluções indicadoras de Azul de Bromotimol e de solução de púrpura de metacresol, pelos monitores e agentes multiplicadores;
Parte 4 – um painel foi elaborado por cada equipe com resultados de valores de pH e ilustrações dos pontos de coleta de água;
Parte 5 – na Feira de Ciência realizada em 20 e 21 de outubro de 2011, houve a explicação da importância da água e sobre pH pelos agentes multiplicadores, além da determinação desse parâmetro físico-químico pelos participantes visitantes utilizando amostras de água coletadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Todos os estudantes participaram ativamente durante as atividades, levantando questionamentos à cerca de como a sociedade utiliza a água nas diversas atividades do cotidiano; foi ressaltado o desperdício de água em lavagens de calçadas e carros com mangueira e em tubulações com vazamento da companhia de abastecimento de água. Uma outra questão abordada foi a responsabilidade de todos os cidadãos com a poluição da água. Os monitores enfatizaram que é necessário reaproveitar, os resíduos sólidos descartados na natureza de forma indiscriminada enquanto as indústrias precisam investir em técnicas adequadas de tratamentos de efluentes antes de lançar as águas residuárias nos lençóis freáticos ou no solo.
A tabela 1 apresenta exemplos de valores de pH para diversas fontes de água. De acordo com os resultados determinados, ficou comprovado que várias das amostras de água coletadas estavam poluídas considerando que a qualidade da água depende dos componentes presentes que interferem no valor do pH. A água potável adequada ao consumo humano deve apresentar pH na faixa de 6,0 a 8,0 conforme a ANVISA (BRASIL, 2000).
O ensino de Química não é fácil de ser compreendido pelos estudantes do Ensino Médio; em especial, fórmulas e teorias. Por conseguinte, passam a julgar essa Ciência como complexa. Porém, ao serem proporcionadas atividades práticas participativas e relacionadas ao dia-a-dia, o aprendizado é facilitado.
É essencial que no desenvolver da prática docente, o educador busque realizar atividades experimentais em sala de aula, a fim de estimular os estudantes a aprendizagem.
Valores de pH
Apresentação dos valores de pH para a coleta de três amostras de uma praia, de um rio e de três poços.
CONCLUSÕES: O ensino de Química por meio de atividades experimentais deve ser incentivado para que os estudantes aprendam com autonomia a construir o conhecimento que, no futuro, poderá mudar o contexto da realidade educacional em nosso país.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos aos estudantes, aos visitantes e a todos que contribuíram para a realização da Feira de Ciências e do desenvolvimento deste trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANVISA,Portaria MS nº 1.469, de 29 de dezembro de 2000, disponível em: http://www.anvisa.gov.br/legis/portarias/1469_00.htm. Acesso em 20 junho de 2012
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz Terra, 1996.
OMS – Organização Mundial de Saúde. Água no planeta. Disponível em: http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=266. Acesso em 20 junho de 2012