ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE JOGO PEDAGÓGICO COMO PROPOSTA DE INCLUSÃO E PRESERVAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA.
AUTORES: Ribeiro Barbosa, W. (IFPA) ; Rodrigues dos Santos, L. (IFPA) ; Dolzane Bentes, M. (IFPA) ; Alves da Silva Junior, J. (IFPA) ; Mauro dos Santos Costa, L. (IFPA) ; Rodrigues de Souza Junior, J. (IFPA) ; da Silva Lima, A. (IFPA) ; Souza Corrêa, A. (IFPA)
RESUMO: Observando-se a necessidade de criar estratégias metodológicas de ensino de
forma a proporcionar um entendimento melhor para todos e que possa realmente
incluir os alunos que necessitam de um método diferenciado, este trabalho tem
por objetivo desenvolver uma proposta de ensino e aprendizagem, a qual possa
oferecer uma metodologia no ensino de química, que contribua na construção do
conhecimento e promova a inclusão de pessoas com necessidades especiais. Desta
forma este trabalho tem por finalidade a confecção de um jogo pedagógico,
construído com material reciclado, onde serão adaptados assuntos de química com
abordagem em temáticas ambientais, o qual possa proporcionar as pessoas com
surdez, deficientes visuais de baixa visão e para os alunos de uma forma geral,
melhor entendimento da disciplina tornando a aprendizagem mais eficaz e
dinâmica.
PALAVRAS CHAVES: estratégias metodológicas; jogo pedagógico; inclusão.
INTRODUÇÃO: O art. 205 da constituição federal determina que a educação seja direito de
todos (BRASIL, 1998). Esses “todos” incluem também alunos deficientes (alunos
especiais). Assim o ensino deve ser realizado no ambiente educacional levando em
consideração as necessidades de cada aluno, para que se criem metodologias para
a construção de uma aprendizagem satisfatória. No entanto, pode-se observar que
muitos docentes ainda não estão preparados para dar uma educação de qualidade
para essas pessoas, também não possuem conhecimentos da língua de libras, por
isto, não sabem trabalhar com alunos que possuam deficiência auditiva. No
entanto, mesmo estando despreparados para oferecer um ensino a alunos que
necessitem de uma educação especializada, o professor pode buscar alternativas
metodológicas que possibilitem a aprendizagem desses alunos (KARAGIANNIS, A;
STAINBACK, W & STAINBACK, S, 1999). Deste modo procurou-se desenvolver através
da proposta de construção de um jogo da memória com material reciclado, uma
alternativa que pudesse auxiliar e promover a inclusão na aprendizagem de
química, pois o jogo por ser puramente de associação visual, poderá ajudar
principalmente alunos com surdez na assimilação de conceitos químicos, como
também promover sentimentos de preservação e cooperação entre os alunos.
MATERIAL E MÉTODOS: Esta proposta de trabalho foi dividida em três etapas essenciais: coleta de
materiais, construção do jogo com adaptação para as deficiências a serem
trabalhadas e realização de aula prática. Na etapa de coleta de materiais, será
feita uma pesquisa sobre os assuntos de: tabela periódica e funções orgânicas,
através do levantamento de dados em livros, revistas e internet, classificando
desta forma os assuntos que forem mais relevantes. Na segunda etapa, é o momento
de construção do jogo pedagógico, onde os temas abordados neste lúdico serão
sobre: meio ambiente e alternativas sustentáveis, tabela periódica e funções
orgânicas. Serão utilizados na construção do jogo, materiais reciclados como:
papel reciclado para a impressão de figuras que poderão ser selecionadas na
internet e papelão para confecção das cartas, além de outros materiais de baixo
custo como: cola e tesoura. O jogo deverá ser confeccionado de maneira extensa
para que as pessoas com baixa visão possam utilizar. A didática trata-se
basicamente de um jogo da memória onde os alunos deverão associar os símbolos
dos elementos da tabela periódica com seus respectivos dados como: número
atômico e nomenclatura, e a relação das funções orgânicas com as suas relativas
fórmulas estruturais e utilização no meio ambiente como fonte de energia. Na
aula prática, será utilizada a metodologia proposta, criando uma maior interação
entre os alunos, sendo papel do professor, avaliar o desempenho, bem como o
entendimento de cada um na atividade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a construção deste trabalho espera-se aprimorar o ensino da química para
deficientes visuais de baixa visão e com surdez, de forma a contribuir para a
construção do conhecimento e formação dessas pessoas na sociedade, melhorar a
qualidade de ensino, promover maior interação entre os alunos, incentivar os
docentes para a criação de novas metodologias no ensino da química, adaptar os
assuntos para que todos possam entender de uma forma satisfatória além de,
estimular os alunos a aprender brincando com a metodologia lúdica proposta pelo
trabalho. Espera-se também que a utilização dessa metodologia, facilite na
aquisição de conceitos e na aprendizagem principalmente de deficientes auditivos,
com os quais muitos docentes apresentam dificuldades de trabalhar.
Jogo da memória
Construção prévia de jogo proposto pelo trabalho.
CONCLUSÕES: Com a realização deste trabalho, almejaremos proporcionar um melhor desempenho dos
alunos com relação ao ensino da química, oferecendo um ensino diferenciado de
forma a contribuir para o entendimento de todos e estimular o sentimento de
preservação e reutilização dos materiais, já que o jogo é confeccionado a partir
de alguns materiais reciclados.
AGRADECIMENTOS: A Deus e aos professores do IFPA que nos orientaram na construção deste trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Constituição (1988). Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão: Um guia para educadores.- trad. Magda França Lopes- Porto Alegre: Artes médicas Sul, 1999. 25-161p.