ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Abordagem química e ambiental dos sabões e detergentes para professores de ciências do curso de formação continuada do Espaço Ciência Interativa
AUTORES: Nogueira, V.S. (IFRJ) ; Neves, S.R.S. (IFRJ) ; Pereira, G.R. (IFRJ) ; Freitas, L.V. (IFRJ)
RESUMO: Neste trabalho é apresentado uma oficina realizada junto aos professores de um
curso de formação continuada desenvolvido por um Centro de Ciências-o Espaço
Ciência InterAtiva.Os objetivos foram abordar o tema sabões e detergentes,
esclarecer alguns conceitos e também despertar iniciativas pedagógicas que
propiciem a discussão de aspectos sociocientíficos.Foi abordado a ação dos
tensoativos na superfície da água e produção do sabão a partir do óleo de
cozinha.Com este trabalho concluímos que é possível realizar experimentos de
baixo custo com características problematizadoras e interdisciplinares com a
finalidade de divulgar a ciência e a conscientização ambiental.Dessa forma será
possível promover uma aprendizagem enriquecedora e significativa.
PALAVRAS CHAVES: Espaço Ciência Interativa; sabões e detergentes; conscientização ambiental
INTRODUÇÃO: O Espaço Ciência Interativa (ECI) é um espaço de educação não-formal do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro(IFRJ),
locado no campus Mesquita. O ECI é o primeiro Centro de Ciências da Baixada
Fluminense e desde a sua inauguração desenvolve trabalhos de popularização e
divulgação científica (PEREIRA et al., 2011). Atualmente possui exposições
permanentes e temporárias abertas para visitação e desenvolve projetos como:
Ciência Itinerante, Museu vai à Escola, Planetário inflável,Curso de Formação
Inicial e Continuada para docentes e o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em
Educação e Divulgação Científica.
O Curso de Formação Continuada de Professores em Ciências Naturais tem carga
horária de 100h e recebe profissionais que atuam nos anos iniciais do Ensino
Fundamental. A partir de estratégias educativas intrínsecas aos centros e museus
de ciências o curso visa contribuir para a educação formal na perspectiva de
representar uma possibilidade de melhoria da prática docente. Desta forma, pode-
se considerar o processo de formação continuada uma oportunidade para os
professores compreenderem que são retentores de conhecimentos e que podem
contribuir para o entendimento do processo ensino/aprendizagem de forma
interdisciplinar e contextualizada (ANDRADE, 2010). Diante do exposto, o
presente trabalho se caracteriza como um relato de experiência, onde
apresentaremos uma oficina realizada em um dos encontros do Curso de Formação
Continuada de Professores do ECI. A oficina abarcou o tema “Sabões e
Detergentes”, de modo que a temática em questão nos possibilitou a interlocução
entre história, química, biologia e educação ambiental, assim como elucidação
das concepções alternativas no que se refere à ação dos resíduos gerados pelo
uso desses produtos.
MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi realizada uma apresentação oral em slides com o título
“Limpando com a Química: Sabões e Detergentes”, na qual foi dividida em quatro
etapas que seguiram a seguinte ordem: histórico, diferença entre sabões e
detergentes, composição e impacto ambiental. A oficina incluiu duas
experiências, uma ao longo da apresentação e a outra no final. Após a segunda
atividade experimental foi distribuído uma ficha de identificação e uma outra
com questões relacionadas ao que foi explicado na aula.
Todas essas etapas foram registradas em uma filmadora para que posteriormente
fosse fornecido a cada professor participante um DVD com a gravação da aula.
Para as atividades experimentais foram utilizados materiais alternativos com a
finalidade de mostrar para os professores, que na falta de um laboratório ou do
material que deve existir dentro dele, é possível elaborar atividades de ensino
usando, como recursos didáticos, materiais que são de fácil acesso.
A primeira experiência foi realizada dentro da sala de aula quando foi explicado
o inconveniente causado pela ação dos tensoativos na água. Através dessa
atividade foi possível explicar como essas substâncias conseguem diminuir a
tensão superficial da água. Nesta etapa foi utilizado copo transparente, água,
detergente e giz em pó (que poderia ser substituído por corante alimentício). A
segunda atividade experimental foi realizada após a apresentação oral. As alunas
foram convidadas a participar da oficina de fabricação de sabão ecológico, no
qual em um primeiro momento foi apresentado os materiais, reagentes e
equipamentos de segurança individuais necessários.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Participaram desta aula,nove docentes,com experiência entre 11 e 23 anos no
magistério,todas dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas.A
aula foi conduzida com diálogo permanente e perguntas em todas as etapas,com
isso foi possível obter informações importantes.Foi verificado,inicialmente,que
elas nunca haviam abordado o tema sabões e detergentes nas escolas em que
trabalham.Algumas comentaram que conheciam alguns postos de coleta de óleo,
porém não sabiam justificar o recolhimento.Constatou-se também que elas não
sabiam sobre os impactos ambientais causado pelos detergentes e descarte
inadequado de óleo.Abaixo,estão transcritas as respostas obtidas através do
questionário.Por questões éticas iremos identificar cada professora por uma
letra.1.Qual é a sua opinião sobre o tema sabões e detergentes como ponto de
partida para uma abordagem interdisciplinar e contextualizadora?
A.Interessante,pois é um produto que faz parte do cotidiano,B.Permite reflexão
crítica no Ensino de Ciências.C.Facilita a aquisição de novos conhecimentos,D. É
interessante e utiliza a vida prática dos alunos,E.Tema
contextualizador,F.Assunto fácil de experimentar,G.Facilita a aprendizagem e a
relação com outros saberes,H.Tema atual e contextualizador,I.Incentiva a
preservação.2.Quais seriam os seus objetivos caso você abordasse o tema sabões e
detergentes?A.Consumo consciente,B.Impacto ambiental.C.Preservação do meio
ambiente,D.Conscientização ambiental,E.Importância da reciclagem para o meio
ambiente,E.Mobilização para ações concretas,G.Consumo consciente,H.Preservação
do meio ambiente,I.Reutilização de recursos.3.Proponha um tema que relacione
CTSA.A.Química dos alimentos,B.Lixo,C.Água,D.Shampoo,E.Agrotóxico,F.Poluição
ambiental,G.Reciclagem,H.Alimentos,I.Saneamento básico.
CONCLUSÕES: De acordo com as respostas obtidas,foi verificado que as professoras acharam
válido trabalhar com sabões e detergentes dentro da perspectiva interdisciplinar e
contextualizadora e que a partir desse tema almejam que os seus alunos obtenham
conhecimentos que possibilitem entender a importância da preservação do meio
ambiente.Concluiu-se que trabalhar temas de importância ambiental e realizar
experiências que favoreça a participação e conexões entre a teoria e o cotidiano
contribuiu para fomentar o interesse dos professores por práticas que promovam o
conhecimento científico.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANDRADE, C.A.C. Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química. R. B. E. C. T., vol 3, núm 3, p.60-74, 2010.
PEREIRA, G.R; SOARES, K.C.M.; COUTINHO-SILVA, R. Avaliação do grau de inserção dos museus de ciências na realidade escolar da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Ciências & Cognição, vol 16, p.96-112, 2011.