ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA.
AUTORES: Rodrigues dos Santos, L. (IFPA)
RESUMO: A falta de contextualização na disciplina de química faz com que muitos alunos
tenham dificuldades e revelem certo desinteresse em assimilar certos conteúdos da
disciplina. A falta de preparo de muitos docentes em criar novas metodologias de
ensino, também é algo que agrava mais ainda o processo de aprendizagem. Sabendo
disso, foi realizada uma pesquisa, em duas escolas particulares do município de
Ananindeua no segundo semestre de 2011, para verificar o quanto os alunos
consideram importante a abordagem de práticas no ensino que facilitem a
aprendizagem. Com base nisso, a metodologia aplicada por este trabalho, consistiu
na construção de um manual de química, com várias práticas de ensino, como forma
de contextualização em diversos conteúdos de química.
PALAVRAS CHAVES: contextualização; práticas; aprendizagem.
INTRODUÇÃO: Nos últimos anos, um dos grandes desafios dos educadores tem sido o de estimular
jovens a gostar da disciplina de química. A falta de preparo e a resistência de
alguns educadores em criar novas metodologias de ensino, dificultam o processo
de aprendizagem, pois “os futuros professores tornam-se mais habituados à
recepção de conhecimentos que ajudar a gerá-los” (Carvalho e Gil-Pérez, 1995, p.
69). Devido a isso, “a não contextualização da química pode ser responsável pelo
alto nível de rejeição do estudo desta ciência pelos alunos, dificultando o
processo de ensino-aprendizagem” (LIMA et al, 2000). Em virtude dessa
dificuldade, este trabalho procurou realizar uma pesquisa para analisar o quanto
os jovens consideram importante a abordagem de práticas no ensino de química,
que facilitem na aquisição de conceitos. Também se procurou analisar as opiniões
de professores de química, do "por quê" do desinteresse dos alunos na
disciplina. E com base nos dados obtidos, a realização deste trabalho consistiu
na construção de um manual de química, com práticas que podem ser realizadas com
materiais alternativos e sem o uso do laboratório, como forma de
contextualização no ensino de química.
MATERIAL E MÉTODOS: A realização deste trabalho foi dividida em quatro etapas essenciais: coleta de
materiais, elaboração de um questionário, entrevista nas escolas e construção do
manual de química. Na etapa de coleta de materiais, foi feita uma pesquisa sobre
simples práticas de laboratório e a importância da contextualização no ensino de
química, através do levantamento de dados em livros, revistas e internet,
classificando os assuntos mais relevantes. Na segunda etapa, foi o momento da
elaboração do questionário que seria passado nas escolas. Na terceira etapa
foram realizadas as entrevistas com os alunos, e com os professores. Entre as
perguntas realizadas aos discentes classificou-se: “Que sugestões metodológicas
você acha que poderiam ser adotadas nas aulas de química para melhorar o
aprendizado na disciplina?” e ainda: “Os recursos como: laboratórios de química
estão sendo utilizados nas aulas?”. Entre as perguntas feitas com os professores
destacaram-se: ”Em sua opinião o que leva alguns alunos a demonstrar um
desinteresse com relação à disciplina química?”, e também: “Qual a maior
dificuldade enfrentada ao ministrar aulas de química?”. A última etapa consistiu
na construção do manual, onde foram utilizados materiais como: papel reciclado
na confecção e práticas simples, selecionadas através de pesquisa em livros,
artigos e internet. Entre as práticas selecionadas destacam-se a separação de
misturas heterogêneas e construção de um fumômetro utilizando materiais
reciclados e de baixo custo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Entre os resultados apresentados nesta pesquisa mostraram que dos oito alunos
entrevistados nas duas escolas, 87,5% responderam que a realização de práticas
poderiam ser adotadas para melhorar o aprendizado e dar incentivo aos alunos a
interagirem nas aulas de química, o restante afirmou que a abordagem de práticas
não são importantes para melhorar a aprendizagem na disciplina. Também diante da
entrevista com os alunos, 100 % revelaram que o recurso de laboratório não é
utilizado, porque não há a presença de um nas duas escolas visitadas. Já na
pesquisa com dois professores da disciplina de química, os dois concordaram que
a falta de recursos como um laboratório, levam ao desinteresse por parte dos
alunos, devido a falta de abordagem de práticas que possam ser contextualizadas
no ensino de química, e que as maiores dificuldades encontradas ao ministrar as
aulas, são devido a falta de ilustrações que mostrem aos alunos como realmente
as coisas acontecem causando o desinteresse na disciplina. Com base na pesquisa,
foi construído um manual de química, com práticas que pudessem ser feitas
utilizando materiais alternativos e sem uso de um laboratório especializado.
Gráfico 1 de pesquisa realizada com os alunos
Pesquisa realizada com os alunos sobre a importância
da abordagem de práticas no ensino de química.
Gráfico 2 de pesquisa realizada com os alunos
Pesquisa realizada quanto ao uso do laboratório nas
aulas de química.
CONCLUSÕES: Este trabalho foi desenvolvido no intuito de incentivar e de estimular educadores
ao utilizar este manual em sala de aula, com o objetivo de empregá-lo como
processo auxiliador no ensino-aprendizagem da disciplina de química, de modo a
proporcionar melhor entendimento da disciplina entre os alunos através da
contextualização com as práticas propostas através do manual.
AGRADECIMENTOS: A Deus a cima de tudo, ao IFPA e a minha família pela cooperação e o incentivo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARVALHO, A.M.P. e GIL-PÉREZ,D. Formação de professores de ciências. 2ª ed. São Paulo: Cortez,1995.
LIMA, J. de F. L.; PINA, M. do S. L.; BARBOSA, R. M. N.; JÓFILI, Z. M. S. 2000. “A Contextualização no Ensino de Cinética Química”. Química Nova na Escola. 11: 26-29.
http://www.sempretops.com/diversos/experiencias-de-quimica-faceis-e-simples/(acesso 4 de julho de 2012).