ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Avaliação das opções dos discentes em relação aos setores e áreas de conhecimento no Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado Química da UFU.
AUTORES: Prado, R. (UFU) ; Nascimento, N. (UFU) ; Prado, F. (UFU) ; Cruz, W. (UFU)
RESUMO: Este trabalho teve como base de consulta os dados levantados, na Coordenação do
Curso e no setor de controle acadêmico da Universidade, para a confecção do
Catálogo de Estágio Supervisionado do nosso curso. Realizou-se uma avaliação das
tendências de escolhas dos discentes para a realização dos seus estágios em
relação aos setores (acadêmico ou industrial) e as respectivas áreas de
conhecimento da química.
PALAVRAS CHAVES: ESTAGIO SUPERVISIONADOS; SETORES; ÁREA DE CONHECIMENTO
INTRODUÇÃO: No projeto Pedagógico do antigo Curso de Química Bacharelado, o estágio
supervisionado era obrigatório aos discentes, porém era permitido atuar na
indústria e no setor acadêmico [1] como por exemplo: em laboratórios de
pesquisa, outros departamentos, como também em outros ambientes de aprendizagem,
ilustra-se aqui o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE). Recentemente
na reforma curricular o curso passou a ser um bacharelado em Química Industrial
e o Estágio Supervisionado obrigatório deverá ser realizado exclusivamente na
Indústria.
O catálogo de Estágio Supervisionado [2] teve como objetivo recuperar o
histórico do Estágio Supervisionado nos Cursos do Instituto de Química,
contribuir para a divulgação dos mesmos, verificar o atendimento das Diretrizes
do curso [3], propiciar a outros discentes uma fonte de dados para nortear a
realização do seu estágio, estimular outras pesquisas e atividades de extensão
na unidade acadêmica. Isso com o objetivo, também, de incentivar o caráter
interdisciplinar, estimular a melhoria da qualidade do ensino de graduação, pois
organizou os estágios em um único catálogo.
A confecção do Catálogo de Estágios Supervisionados teve como base o
levantamento dos discentes que cursaram o antigo curso de bacharelado em
Química, procurando identificar os dados básicos como: nome do discente, nome do
orientador, setor e área de atuação, entre outros.
Nesta parte do trabalho, de posse da planilha geral de dados, procurou-se
identificar a tendência de escolha dos discentes no que se refere ao setor de
realização do estágio se industrial ou acadêmico, como também, as áreas de
conhecimento da química mais escolhidas por esses discentes.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram utilizadas informações coletadas na Coordenação do Curso e do setor de
controle acadêmico da Universidade. A partir desses elaborou-se uma planilha com
todos os dados coletados. Os discentes foram divididos de acordo com os setores e
as áreas escolhidas. Na sequência elaborou-se gráficos com o objetivo de melhorar
o entendimento dessas tendências.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Essa avaliação esta demostrando uma tendência ligeiramente maior dos discentes
optarem para a realização do seu estágio na indústria. Pode-se fazer uma
inferência que essa opção é motivada pelo interesse do discente em conhecer o
trabalho na indústria, com isso tem cerca de 54,88% nesse setor, pois o curso é
um bacharelado. A opção pelo estágio no setor acadêmico é motivada
principalmente pela oportunidade do discente participar de um grupo de pesquisa
nos laboratórios da UFU, por isso tem cerca de 44,88% de discentes nesse setor.
Ressalta-se, aqui, faltaram os dados de alguns discentes mais antigos do Curso
de Bacharelado. Isso por se tratar de um levantamento de dados desde que o curso
começou, alguns arquivos eram antigos e verificou-se, também, que alguns
relatórios finais foram extraviados. Na sequência realizou o levantamento das
áreas de conhecimento separadamente para cada setor, ou seja, fizeram-se duas
planilhas, separando os discentes que realizaram seus estágios no setor
acadêmicos e outra para os discentes que realizaram no setor industrial e suas
respectivas tendências de escolhas das áreas de conhecimento. No setor
acadêmico, verificou-se que as áreas que tiveram uma maior escolha foram a de
físico-química (33%), de analítica (26 %) e orgânica (19 %). No setor industrial
verificou-se que a tendência de escolhas das áreas levou a uma maior escolha
para a físico-química (45 %), orgânica (21 %) e inorgânica (12 %).
Opções das áreas de conhecimento do setor acadêmico
No setor acadêmico, verificou-se que as áreas que
tiveram uma maior escolha foram a de físico-química
(33%), de analítica (26 %) e orgânica (19 %).
Opções das áreas de conhecimento do setor industrial
A tendência de escolhas das áreas levou a uma maior
escolha para a físico-química (45 %), orgânica (21
%) e inorgânica (12 %).
CONCLUSÕES: Observou-se que mesmo não sendo obrigatório o Estágio na Indústria, no antigo
projeto pedagógico, a sua procura foi ligeiramente maior que a opção pelo
acadêmico. Talvez pelo interesse do discente em conhecer o trabalho na Indústria.
Quanto as áreas de conhecimento no setor acadêmico as mais procuradas foram
físico-química, analítica e orgânica, já no setor industrial foram físico-química,
orgânica e inorgânica. Essa escolha das áreas pode estar vinculada a própria
atividade da indústria ou pela área de pesquisa do orientador de estágio.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos as instituições FAPEMIG, PROGRAD e INSTITUTO DE QUIMICA,pela ajuda e
colaboração e a todos que auxiliaram na elaboração do projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1] Brasília DF, Decreto-lei nº24.693, de 12 de julho de 1934. Lei de Regulamentação do exercício da Profissão de químico. Diário oficial da República Federativa do Brasil, 31 dez. 19349.
[2] Prado, F.S.; Prado, R.A.; Cruz, W.O.. Elaboração do Catálogo de Estágio Supervisionado dos Cursos de Bacharelado em Química e Química Industrial do Instituto de Química da UFU. Horizonte Cientifico, VOL.6, SUPLEMENTO 3, JAN 2012.
[3] Zucco, C.; Pessine, F. B.T.; Andrade, J.B.. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Química. Química Nova, v. 22, n°3, p. 454-461, 1999.