ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Avaliação das opções dos discentes em relação aos setores e áreas de conhecimento no Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado Química da UFU.

AUTORES: Prado, R. (UFU) ; Nascimento, N. (UFU) ; Prado, F. (UFU) ; Cruz, W. (UFU)

RESUMO: Este trabalho teve como base de consulta os dados levantados, na Coordenação do Curso e no setor de controle acadêmico da Universidade, para a confecção do Catálogo de Estágio Supervisionado do nosso curso. Realizou-se uma avaliação das tendências de escolhas dos discentes para a realização dos seus estágios em relação aos setores (acadêmico ou industrial) e as respectivas áreas de conhecimento da química.

PALAVRAS CHAVES: ESTAGIO SUPERVISIONADOS; SETORES; ÁREA DE CONHECIMENTO

INTRODUÇÃO: No projeto Pedagógico do antigo Curso de Química Bacharelado, o estágio supervisionado era obrigatório aos discentes, porém era permitido atuar na indústria e no setor acadêmico [1] como por exemplo: em laboratórios de pesquisa, outros departamentos, como também em outros ambientes de aprendizagem, ilustra-se aqui o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE). Recentemente na reforma curricular o curso passou a ser um bacharelado em Química Industrial e o Estágio Supervisionado obrigatório deverá ser realizado exclusivamente na Indústria. O catálogo de Estágio Supervisionado [2] teve como objetivo recuperar o histórico do Estágio Supervisionado nos Cursos do Instituto de Química, contribuir para a divulgação dos mesmos, verificar o atendimento das Diretrizes do curso [3], propiciar a outros discentes uma fonte de dados para nortear a realização do seu estágio, estimular outras pesquisas e atividades de extensão na unidade acadêmica. Isso com o objetivo, também, de incentivar o caráter interdisciplinar, estimular a melhoria da qualidade do ensino de graduação, pois organizou os estágios em um único catálogo. A confecção do Catálogo de Estágios Supervisionados teve como base o levantamento dos discentes que cursaram o antigo curso de bacharelado em Química, procurando identificar os dados básicos como: nome do discente, nome do orientador, setor e área de atuação, entre outros. Nesta parte do trabalho, de posse da planilha geral de dados, procurou-se identificar a tendência de escolha dos discentes no que se refere ao setor de realização do estágio se industrial ou acadêmico, como também, as áreas de conhecimento da química mais escolhidas por esses discentes.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram utilizadas informações coletadas na Coordenação do Curso e do setor de controle acadêmico da Universidade. A partir desses elaborou-se uma planilha com todos os dados coletados. Os discentes foram divididos de acordo com os setores e as áreas escolhidas. Na sequência elaborou-se gráficos com o objetivo de melhorar o entendimento dessas tendências.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Essa avaliação esta demostrando uma tendência ligeiramente maior dos discentes optarem para a realização do seu estágio na indústria. Pode-se fazer uma inferência que essa opção é motivada pelo interesse do discente em conhecer o trabalho na indústria, com isso tem cerca de 54,88% nesse setor, pois o curso é um bacharelado. A opção pelo estágio no setor acadêmico é motivada principalmente pela oportunidade do discente participar de um grupo de pesquisa nos laboratórios da UFU, por isso tem cerca de 44,88% de discentes nesse setor. Ressalta-se, aqui, faltaram os dados de alguns discentes mais antigos do Curso de Bacharelado. Isso por se tratar de um levantamento de dados desde que o curso começou, alguns arquivos eram antigos e verificou-se, também, que alguns relatórios finais foram extraviados. Na sequência realizou o levantamento das áreas de conhecimento separadamente para cada setor, ou seja, fizeram-se duas planilhas, separando os discentes que realizaram seus estágios no setor acadêmicos e outra para os discentes que realizaram no setor industrial e suas respectivas tendências de escolhas das áreas de conhecimento. No setor acadêmico, verificou-se que as áreas que tiveram uma maior escolha foram a de físico-química (33%), de analítica (26 %) e orgânica (19 %). No setor industrial verificou-se que a tendência de escolhas das áreas levou a uma maior escolha para a físico-química (45 %), orgânica (21 %) e inorgânica (12 %).

Opções das áreas de conhecimento do setor acadêmico

No setor acadêmico, verificou-se que as áreas que tiveram uma maior escolha foram a de físico-química (33%), de analítica (26 %) e orgânica (19 %).

Opções das áreas de conhecimento do setor industrial

A tendência de escolhas das áreas levou a uma maior escolha para a físico-química (45 %), orgânica (21 %) e inorgânica (12 %).

CONCLUSÕES: Observou-se que mesmo não sendo obrigatório o Estágio na Indústria, no antigo projeto pedagógico, a sua procura foi ligeiramente maior que a opção pelo acadêmico. Talvez pelo interesse do discente em conhecer o trabalho na Indústria. Quanto as áreas de conhecimento no setor acadêmico as mais procuradas foram físico-química, analítica e orgânica, já no setor industrial foram físico-química, orgânica e inorgânica. Essa escolha das áreas pode estar vinculada a própria atividade da indústria ou pela área de pesquisa do orientador de estágio.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos as instituições FAPEMIG, PROGRAD e INSTITUTO DE QUIMICA,pela ajuda e colaboração e a todos que auxiliaram na elaboração do projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1] Brasília DF, Decreto-lei nº24.693, de 12 de julho de 1934. Lei de Regulamentação do exercício da Profissão de químico. Diário oficial da República Federativa do Brasil, 31 dez. 19349.
[2] Prado, F.S.; Prado, R.A.; Cruz, W.O.. Elaboração do Catálogo de Estágio Supervisionado dos Cursos de Bacharelado em Química e Química Industrial do Instituto de Química da UFU. Horizonte Cientifico, VOL.6, SUPLEMENTO 3, JAN 2012.
[3] Zucco, C.; Pessine, F. B.T.; Andrade, J.B.. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Química. Química Nova, v. 22, n°3, p. 454-461, 1999.