ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: USO DA TECNOLOGIA MODERNA COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: Cavalcante, M.S.T. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Silva, A.O. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Souza, J.A. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Lima, V.C. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO)
RESUMO: As tecnologias modernas estão sendo utilizadas não somente na era da comunicação mas estão ganhando espaço importante nas salas de aulas. Podem trazer benefícios para os alunos e suporte aos professores. Este trabalho foi realizado com o objetivo de comparar aulas entre o estilo mais tradicional e aulas com o uso das tecnologias modernas, através de questionários realizados com os alunos e entrevistas com os professores, tendo como público-alvo alunos de química do 1° ano. Os resultados apresentados mostram que grande parte dos alunos tem dificuldades em compreender os assuntos da disciplina química devido à falta ou mau uso da tecnologia moderna.
PALAVRAS CHAVES: Tecnologia; Metodologias; Ensino de química.
INTRODUÇÃO: Nos últimos tempos a tecnologia tem alcançado grandes e visíveis avanços na sociedade principalmente nas questões relacionadas à educação. Em todas as áreas de aprendizagem há a necessidade de utilizar as ferramentas da tecnologia como um dos subsídios para expor e dinamizar os conteúdos a serem trabalhados. Na área de química não é diferente, a cada dia o profissional precisa ter muitas habilidades para manusear os novos conceitos tecnológicos. Sampaio (1999), afirma que os professores precisam conhecer, interpretar, utilizar e dominar criticamente a tecnologia para não serem dominados por ela, pois durante a existência humana é sempre necessário a utilização de novos métodos. O uso de tecnologia como auxiliar nos métodos de ensino é de suma importância para facilitar os processos de aprendizagem que segundo Colom Cañellas, (1994) cit in LION (1994 p. 29) o uso dessas ferramentas tecnológicas fazem com que o ser humano tenha a possibilidade em alcançar novos estilos inovadores, transformações mentais e grandes progressos. Diante do exposto, foi realizado na Escola Estadual Paes Barreto, na turma do 1º ano Ensino Médio na cidade de Petrolina-PE, um estudo com vistas a descrever o uso das tecnologias modernas como estratégia no Ensino de Química.
MATERIAL E MÉTODOS: Para viabilizar as respostas neste estudo foi aplicado um questionário de perguntas abertas com os alunos e professores para fazer uma análise sobre a importância da tecnologia moderna na prática docente e entre as aulas nos estilos mais tradicional e com o uso da tecnologia moderna, entre elas vídeos, internet e multimídias. Foram realizadas também entrevistas com os professores para identificar suas dificuldades em relação aos usos da tecnologia de modo geral. Foram abordadas, tanto nos questionários como nas entrevistas problemáticas caracterizadas pela falta e mau uso da tecnologia na realidade escolar, principalmente nas aulas de química.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através dos questionários aplicados inicialmente com perguntas direcionadas aos assuntos, foi possível detectar que cerca de 80% dos alunos resume que o uso de vídeos 19%, jogos 32%, músicas 11%, internet 27% e aulas práticas 11% ajudam no aprendizado da química. Acredita-se que esse resultado retrata o desejo dos alunos de balizar a educação escolar pelas situações da vida cotidiana que é repleta de formas diferenciadas de aprender sendo muitas vezes permeada pelas questões lúdicas largamente difundidas nas ferramentas tecnológicas modernas. Nesse sentido observou-se que um ambiente de aprendizagem onde o aluno interage com os objetos possibilita uma potencialização na construção de seus conhecimentos, torna as aulas mais interessante, dinâmica e de fácil compreensão. De acordo com as entrevistas aplicadas com os professores foi observado que 70% responderam que as tecnologias modernas não estão totalmente inseridas no âmbito escolar justificado pela falta de investimentos na educação por parte das esferas governamentais. Porém observou-se também nas falas certo temor em relação ao uso de novas ferramentas acredita-se que isso ocorre pelas lacunas ainda existentes na formação docente nessa área. Porém há grande esforço para as adequações necessárias.
Diante de todas as respostas dos questionários e entrevistas foi demonstrado que sem o uso das tecnologias modernas as aulas de química se tornam mais monótonas, pois o uso destas para acesso à informação é uma realidade no cotidiano dos alunos que dinamizam cada vez mais sua própria vida.
CONCLUSÕES: A partir dos dados recolhidos, percebeu-se que a tecnologia moderna está pouco inserida no âmbito escolar, dificultando assim, um melhor entendimento e tornando difícil a compreensão dos assuntos da disciplina Química.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SAMPAIO, Marisa; LEITE, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. 5. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação. 8. ed. São Paulo: Érica, 2008.