ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: O uso de Super-heróis como tema motivador para o ensino de química
AUTORES: Nascimento Filho, A. (UFF) ; Martins, F.S. (UFF)
RESUMO: Por muito tempo as histórias em quadrinhos (HQ’s) eram mal vistas. Havia um receio
que os alunos trocassem os livros por gibis. Mas esse cenário foi alterado há
algum tempo e pesquisas mostram que as HQ’s auxiliam na educação. O uso de super-
heróis pode auxiliar na construção do conhecimento, além de despertar o interesse
e curiosidade. Como podemos trabalhar praticamente todos os assuntos, já que
existe uma variedade de personagens. Algumas aulas foram idealizadas. Uma tratando
da radioatividade foi trabalhada a partir da discussão sobre a origem do
personagem Hulk, na aula sobre solubilidade foi aplicado um exercício utilizando
histórias do Batman e em outra aula uma tirinha do Homem de ferro é usada para
falar sobre corrosão e galvanização.
PALAVRAS CHAVES: hiatórias em quadrinhos; temas motivadores; super heróis
INTRODUÇÃO: Através das Histórias em Quadrinhos, pode-se tratar de qualquer assunto, em
qualquer disciplina ou grau de ensino (REZENDE, 2007). Atualmente é crescente o
desinteresse dos alunos e está cada vez mais difícil ensinar de forma efetiva. A
quem acredite que isso se deva à variedade de informação e meios de comunicação,
"perde-se muito tempo em redes sociais e dá-se menos atenção ao ensino", ouve-se
frequentemente. Como forma de chamar a atenção dos alunos, foi elaborado este
projeto utilizando Super-Heróis. Eles aparecem nas histórias em quadrinhos,
desenhos animados e agora estamos tendo uma grande quantidade de filmes com
estes heróis. Logo, é um assunto de interesse dos jovens, portanto, fácil de ser
trabalhado em sala de aula. Esta temática foi utilizada, até o momento em três
aulas, a saber: o Hulk para a radioatividade, o Batman para solubilidade e o
Homem de ferro para corrosão.
MATERIAL E MÉTODOS: A aula sobre radioatividade é iniciada com a discussão sobre a origem do Hulk,
este é resultado da exposição do doutor Bruce Banner a uma bomba de raios gama.
Discutisse o que são esses raios, os elementos mais comuns que geram esta
emissão e os efeitos a sua exposição. Na aula sobre solubilidade, inicia-se com
uma atividade que relacionada o Batman e alguns dos seus vilões. O homem morcego descobriu que tanto Coringa quanto o Espantalho e Ras Al’Gul pretendem matar os cidadãos de Gotham City envenenando os reservatórios de água da cidade. Foi indicada a solubilidade de cada veneno e sua respectiva dose letal(CARVALHO, 2005). Com isso, trabalhamos de forma divertida estes conceitos. Na aula sobre corrosão foi mostrado inicialmente uma tirinha do Homem de Ferro e a partir desta, desenvolvido o conteúdo. O material foi trabalhado no Colégio Estadual Manuel de Abreu (CEMA), situado em Niterói e no Pré-vestibular Superação, em São Gonçalo. No Colégio Manuel de Abreu foi possível trabalhar em seis das 16 turmas (6 turmas de 1ºano, 5 turmas de 2ºano e 5 turmas do 3ºano), com 30 (trinta) alunos em média por turma. No 1º ano A radioatividade é aplicada no 2º bimestre, no 2º ano Soluções e concentração é abordado no 3º bimestre e 3º ano Corrosão e galvanização está no 2º bimestre. No pré-vestibular foram usadas aulas páreas também durante o ano de 2011.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O projeto foi desenvolvido principalmente para motivar os alunos para o estudo de temas relativos a Química. Foi o que ocorreu no Colégio Estadual Manuel de Abreu (CEMA), Escola Parceira no Programa PIBID-UFF e no Pré-vestibular Superação. No CEMA foram escolhidas duas turmas de cada série, considerando que nem todas as turmas os Professores estavam vinculados ao PIBID-UFF, o que permitia maior transito na Escola. Quando estas aulas foram aplicadas foi nítida a diferença da participação dos alunos. Eles estavam muito mais atentos, reflexivos e criativos. As aulas ocorreram de forma muito tranquila e agradável. No pré vestibular foi observado um aumento na participação dos alunos, o que não é usual neste tipo de "escola". Na pesquisa de satisfação, feita após a sequencia de aulas, os alunos foram unanimes em declarar que o projeto era viável e interessante e alguns deles afirmaram que foram incentivados ao estudo daqueles temas pelo uso do modelo dos Super Heróis.
homem de ferro
Eventuais riscos para o homem de ferro
CONCLUSÕES: O trabalho demonstrou que a utilização dos Super-heróis como tema motivador
despertou o interesse dos discentes. É muito mais prazeroso trabalhar com a
participação dos alunos, fazendo com que estes ajudem no desenvolvimento da aula e na construção dos conceitos. E pode-se visualizar que este projeto proporcionou
este resultado.
AGRADECIMENTOS: A PROEX-UFF, pela concessão da bolsa. As direções do Colégio Estadual Manuel de
Abreu e do Pré Superação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Bibliografia: CARVALHO, DJota, A educação está no gibi – Campinas, SP: Papirus, 2005.
REZENDE, L. A. (organizadora), Leitura e visão de mundo: peças de um quebra-cabeça- Londrina: EDUEL, 2007.