ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Levantamento bibliográfico sobre a importância de trabalhar a Química fazendo a junção da teoria e prática com alunos das escolas públicas.

AUTORES: Silva, A.B.N. (IFRN) ; Silva, D.M. (IFRN) ; Oliveira, J.J.S. (IFRN) ; Santos, J.S. (IFRN)

RESUMO: Despertar o gosto, à curiosidade e manter os alunos em sala de aula requer, do professor, muitas pesquisas e criatividade. Foi a partir dessa observação, que surgiu a ideia de fazer um estudo bibliográfico em relação à junção da teórica com a prática abordando conteúdos de Química. Entende-se que as aulas experimentais facilitam a aprendizagem dos alunos, pois todo ser humano aprende com mais facilidade quando o que se estuda tem relação ou possibilidade de eventuais situações problemas do cotidiano sejam resolvidos com entendimento dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: Estudo bibliográfico ; Conteúdos de Química ; Aulas Experimentais

INTRODUÇÃO: São bastante discutidas, entre os alunos as dificuldades encontradas para aprender e compreender os conteúdos abordados na disciplina de Química, pois mesmo estando presentes em nosso dia a dia, nem sempre são trabalhados de forma fácil de aprender. Quando se relaciona o conteúdo ministrado nas aulas com o cotidiano dos alunos além facilitar a compreensão dos alunos desperta neles uma visão mais crítica. Segundo CARDOSO (2000). O estudo da química deve-se principalmente ao fato de possibilitar ao homem o desenvolvimento de uma visão critica do mundo que os cerca. Ou seja, a química é de grande importância em nosso meio, através dela o individuo pode analisar e observar o mundo que o rodeia, buscando formulas e métodos para transformá-la. Segundo CHASSOT (1990, p. 30) o ensino da Química deve ser um facilitador da leitura do mundo. Ensina-se Química, então, para permitir que o cidadão possa interagir melhor com o mundo. Para estudar Química de forma mais compreensiva, é necessário que haja uma junção da teoria com a prática, para que o estudante torne-se um ser pensante e possa ver como ela faz parte da sua vida. Não havendo uma articulação entre os dois tipos de atividades, isto é, a teoria e a prática, os conteúdos não serão muito relevantes à formação do individuo ou contribuirão muito pouco ao desenvolvimento cognitivo deste. Porém, ao que parece, o ensino de Química não tem oferecido condições para que o aluno a compreenda enquanto conceitos e nem quanto a sua criação no dia a dia. Foi a partir dessa observação que surgiu a ideia de fazer um Levantamento bibliográfico sobre a importância de trabalhar a Química fazendo a junção teoria e prática.

MATERIAL E MÉTODOS: Com o intuito de debater a importância que tem de trabalhar conteúdos químicos fazendo uma junção teoria e prática com alunos das escolas públicas, foi feito uma revisão bibliográfica em artigos que discorrem sobre a realização de atividades experimentais nas aulas de Química e sobre as condições de aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, para podermos ter uma visão critica de como está sendo realizadas as aulas de química e como os alunos estão a aprendendo os conteúdos. E a cada artigo lido era mostrado ao orientador onde ele fazia uma analise do que estava sendo estudado. Ao todo foram lidos 11 (onze) artigos, no qual foram selecionados 07 (sete) para enriquecer esse trabalho. Os artigos escolhidos foram selecionados por apresentarem uma abordagem mais clara a respeito do foco em questão. E à medida que os artigos foram analisados foi-se também compreendendo o fator que leva o aluno ao desenterre-se pelas aulas de Química. Após terem sido selecionados os 07 (sete) artigos, deu-se início a produção da presente obra para divulgar a pesquisa realizada com o intuito de motivar os professores a promover aulas práticas para sustentar as teorias já aplica na sala de aulas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao se ler 11 (onze) artigos, observou que vários estudos já foram realizados com o intuito de fazer com que os docentes procurem meios com que seus alunos aprendam os conteúdos de química de forma fácil. Pois, a dificuldade que o estudante encontra em química faz muitas vezes o próprio desistir de estudar, a matéria é vista como uma teoria, assim tornando o conteúdo não interativo e com isso a Química vai sendo desmotivada ao aluno. O discente não aprende na teoria e sim quando o professor procura estabelecer a relação de professor e aluno, buscando a melhor forma do estudante aprender química, trazendo seu dia a dia para dentro da sala de aula através de experimentos químicos. Pode-se dizer que com as dificuldades encontradas na disciplina de Química por falta de incentivo pela interação das aulas teóricas e práticas para uma melhor aprendizagem, faz com que os alunos fiquem desmotivados a aprender e ter um conceito positivo em relação à Química.

CONCLUSÕES: Trabalhar com aulas experimentais e fazendo uma ligação com as teóricas fará com que os alunos tenham mais facilidade em aprender os conteúdos, principalmente quando essas abordagens são trabalhadas com temas do seu cotidiano, desta forma o indivíduo compreende melhor os assuntos abordados na disciplina de Química, bem como passam a conhecer as reações ocorrentes em seu dia a dia e a relacionar com os conteúdos aplicados em aula. Diante disso, formaremos no âmbito escolar indivíduos críticos, capazes de ter opinião própria sobre questões presentes na sociedade.

AGRADECIMENTOS: Agradeço a CAPES por fazer parte do PIBID e ter me dado à oportunidade de produzir e referente artigo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARDOSO, S. P; COLINVAUX, D. Explorando a Motivação para Estudar Química,Química Nova. Ijuí: Unijuí, v.23, n.3, 2000.


CHASSOT, A. A Educação no Ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 1990.