ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: AULAS NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA ATRELADAS AO COTIDIANO DO ALUNO: UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

AUTORES: Felix, A.J.S. (UEPA) ; Ximenes, F.S. (UEPA) ; Valadão, L.R.S. (UEPA) ; Moreira, D.A. (UEPA)

RESUMO: A química apresentada distante do cotidiano do aluno dificulta e desmotiva a aprendizagem; sendo assim, as aulas práticas voltadas ao conhecimento diário do aluno uma alternativa viável, para uma melhor absorção de conhecimento. Deste modo, este trabalho teve como objetivo estimular a aprendizagem significativa através de aulas experimentais, com materiais do dia-a-dia do aluno ao invés de materiais próprios do laboratório, para sentirem o quanto a química se faz presente na vida de cada um. Com isto, tornou-se mais fácil explicar as reações comuns de seu dia-a-dia e que os alunos pudessem compreender e exemplificar a seu modo os temas abordados, produzindo desta forma um conhecimento mais abrangente e satisfatório.

PALAVRAS CHAVES: experimentos; cotidiano; aprendizagem

INTRODUÇÃO: A motivação para estudar química está entre outros, no fato de trazer ao homem uma visão crítica do mundo que o cerca, tendo condições de perceber e interferir em situações que possam lhe prejudicar(CARDOSO, 1999). A falta de interesse dos alunos pelos estudos de química se faz primeiramente pela desmotivação que sentem, pois muitas vezes não veem razão para estudá-la, dessa forma o professor tem um papel fundamental de transmitir o conhecimento e simultaneamente a sua importância; fato este, que os métodos da aprendizagem significativa e as aulas experimentais veem auxiliar o professor nesta missão. Outro fator para a falta de interesse está na abordagem feita pelos professores do assunto, refletindo em uma aprendizagem muitas vezes mecânica (TAVARES, 2003). Não existindo estrutura cognitiva do assunto pela forma como é transmitido o próprio conhecimento, sendo este distante do cotidiano do aluno. Desta forma, pretende-se mostrar que a união entre teoria e prática é a alternativa mais eficaz para um conhecimento adequado.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização deste projeto foi selecionada a turma de 1º ano da E. E. E. Médio Maria Benta, da cidade de Redenção- PA. Realizado durante um mês, com aulas teóricas e práticas orientadas por um professor da área; selecionado pela escola. O desenvolvimento do projeto deu-se com as práticas elaboradas de acordo com os assuntos que estavam sendo abordados em sala de aula. Utilizando-se de materiais alternativos, comuns ao cotidiano do aluno, para que pudessem identificar espontaneamente os fenômenos do seu dia-a-dia. Com isso conseguia-se enfatizar de maneira mais eficaz cada tema novo, fazendo com que cada assunto chegasse à realidade dos alunos e que assim pudessem enxergar no seu cotidiano a química conceituada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na elaboração dos experimentos utilizaram-se materiais diários, como batatas e alfaces, para explicar o processo de osmose, no qual outros temas afins foram sendo debatido por parte dos alunos, como o processo de inchaço de cadáveres por afogamento, o aspecto da pele ao ficarmos por tempos prolongados em banhos. Usaram-se materiais para explicar a formação e estrutura de polímeros, variáveis de densidade entre objetos e líquidos, como água, álcool e óleo. Variantes de pressão com garrafas pet e explicar como a altura interfere na vazão, além de produção de cola caseira, entre outros. Deste modo, obteve-se o máximo de participação dos alunos, no decorrer das práticas, onde passaram a pesquisar e trazer experimentos que não compreendiam para que fossem refeitos no laboratório e que fossem explicados as causas de tais acontecimentos.

Figura 1.

Abordagem dos conteúdos no Laboratório de Química.

Figura 2.

Processo para a produção de cola caseira.

CONCLUSÕES: O projeto teve a máxima participação e contribuição de cada aluno. Fez com que os alunos estimulassem a sua aprendizagem e que conseguissem aliar a teoria proposta em sala de aula com a relação de mundo que possuíam, além de aflorar ainda mais a busca pelas reações química; tantas as trabalhadas no laboratório, quanto às que são geradas espontaneamente em seu cotidiano. Pretendendo assim, que os alunos não se sintam desestimulados a aprender temas novos e que os professores consigam penetrar sempre na realidade do aluno.

AGRADECIMENTOS: Prof. Edson Alves Machado Filho, pelo apoio na realização deste projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: TAVARES, R. Aprendizagem Significativa. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2239/Textos/ASConceitos.pdf>. Acesso em: 18 jul 2012;
CARDOSO, S. P. Explorando a Motivação para Estudar Química. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/qn/v23n3/2827.pdf>. Acesso em: 18 Jul 2012;