ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: AULAS NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA ATRELADAS AO COTIDIANO DO ALUNO: UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
AUTORES: Felix, A.J.S. (UEPA) ; Ximenes, F.S. (UEPA) ; Valadão, L.R.S. (UEPA) ; Moreira, D.A. (UEPA)
RESUMO: A química apresentada distante do cotidiano do aluno dificulta e desmotiva a
aprendizagem; sendo assim, as aulas práticas voltadas ao conhecimento diário do
aluno uma alternativa viável, para uma melhor absorção de conhecimento. Deste
modo, este trabalho teve como objetivo estimular a aprendizagem significativa
através de aulas experimentais, com materiais do dia-a-dia do aluno ao invés de
materiais próprios do laboratório, para sentirem o quanto a química se faz
presente na vida de cada um. Com isto, tornou-se mais fácil explicar as reações
comuns de seu dia-a-dia e que os alunos pudessem compreender e exemplificar a seu
modo os temas abordados, produzindo desta forma um conhecimento mais abrangente e
satisfatório.
PALAVRAS CHAVES: experimentos; cotidiano; aprendizagem
INTRODUÇÃO: A motivação para estudar química está entre outros, no fato de trazer ao homem
uma visão crítica do mundo que o cerca, tendo condições de perceber e interferir
em situações que possam lhe prejudicar(CARDOSO, 1999). A falta de interesse dos
alunos pelos estudos de química se faz primeiramente pela desmotivação que
sentem, pois muitas vezes não veem razão para estudá-la, dessa forma o professor
tem um papel fundamental de transmitir o conhecimento e simultaneamente a sua
importância; fato este, que os métodos da aprendizagem significativa e as aulas
experimentais veem auxiliar o professor nesta missão. Outro fator para a falta
de interesse está na abordagem feita pelos professores do assunto, refletindo em
uma aprendizagem muitas vezes mecânica (TAVARES, 2003). Não existindo estrutura
cognitiva do assunto pela forma como é transmitido o próprio conhecimento, sendo
este distante do cotidiano do aluno. Desta forma, pretende-se mostrar que a
união entre teoria e prática é a alternativa mais eficaz para um conhecimento
adequado.
MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização deste projeto foi selecionada a turma de 1º ano da E. E. E.
Médio Maria Benta, da cidade de Redenção- PA. Realizado durante um mês, com aulas
teóricas e práticas orientadas por um professor da área; selecionado pela escola.
O desenvolvimento do projeto deu-se com as práticas elaboradas de acordo com os
assuntos que estavam sendo abordados em sala de aula. Utilizando-se de materiais
alternativos, comuns ao cotidiano do aluno, para que pudessem identificar
espontaneamente os fenômenos do seu dia-a-dia. Com isso conseguia-se enfatizar de
maneira mais eficaz cada tema novo, fazendo com que cada assunto chegasse à
realidade dos alunos e que assim pudessem enxergar no seu cotidiano a química
conceituada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na elaboração dos experimentos utilizaram-se materiais diários, como batatas e
alfaces, para explicar o processo de osmose, no qual outros temas afins foram
sendo debatido por parte dos alunos, como o processo de inchaço de cadáveres por
afogamento, o aspecto da pele ao ficarmos por tempos prolongados em banhos.
Usaram-se materiais para explicar a formação e estrutura de polímeros, variáveis
de densidade entre objetos e líquidos, como água, álcool e óleo. Variantes de
pressão com garrafas pet e explicar como a altura interfere na vazão, além de
produção de cola caseira, entre outros. Deste modo, obteve-se o máximo de
participação dos alunos, no decorrer das práticas, onde passaram a pesquisar e
trazer experimentos que não compreendiam para que fossem refeitos no laboratório
e que fossem explicados as causas de tais acontecimentos.
Figura 1.
Abordagem dos conteúdos no Laboratório de Química.
Figura 2.
Processo para a produção de cola caseira.
CONCLUSÕES: O projeto teve a máxima participação e contribuição de cada aluno. Fez com que os
alunos estimulassem a sua aprendizagem e que conseguissem aliar a teoria proposta
em sala de aula com a relação de mundo que possuíam, além de aflorar ainda mais a
busca pelas reações química; tantas as trabalhadas no laboratório, quanto às que
são geradas espontaneamente em seu cotidiano. Pretendendo assim, que os alunos não
se sintam desestimulados a aprender temas novos e que os professores consigam
penetrar sempre na realidade do aluno.
AGRADECIMENTOS: Prof. Edson Alves Machado Filho, pelo apoio na realização deste projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: TAVARES, R. Aprendizagem Significativa. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2239/Textos/ASConceitos.pdf>. Acesso em: 18 jul 2012;
CARDOSO, S. P. Explorando a Motivação para Estudar Química. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/qn/v23n3/2827.pdf>. Acesso em: 18 Jul 2012;