ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: USANDO EXTRATO DE REPOLHO ROXO COMO INDICADOR NATURAL ÁCIDO-BASE NO ENSINO DE QUÍMICA.

AUTORES: da Silva Lopes, R. (IFMT) ; Antonio da Silva Lopes, F. (IFMT) ; dos Santos Silva, A. (IFMT) ; Maria Aparecida dos Santos, J. (IFMT) ; Freire Cardoso, P.H. (IFMT) ; Nunes Guimarães, D. (IFMT) ; Maria Dutra, M. (IFMT) ; Alves da Silva, R. (IFMT) ; Alves Batista, C.C. (IFMT) ; Santiano Costa, J. (IFMT)

RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo avaliar diferentes métodos para a extração de substâncias indicadoras de pH de Brassica oleracea L. var. capitata (repolho roxo), para a sua utilização em aulas práticas no ensino de química. Para avaliação dos diferentes métodos de extração foi utilizado três substâncias do cotidiano com valores distintos de PH, ácido acético CH3COOH (vinagre tinto), hidróxido de sódio (NaOH) dissolvido em água destilada 1:25 m/v e bicarbonato de sódio (NaHCO3) dissolvido em água destilada 1:25 m/v. Concluiu-se que o extrato de repolho roxo apresenta ótimos resultados com todos os métodos de extração que foram avaliados. Além disso, o extrato de repolho roxo se mostrou um importante produto para auxiliar no processo de ensino aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: indicadores naturais; ensino de química; ácido-base

INTRODUÇÃO: Indicadores naturais de pH são substâncias produzidas na natureza capazes de mudar de cor em função do valor do pH no meio em que estão inseridas (TORCI, 2002). Esses produtos ainda são pouco utilizados, isso ocorre devido principalmente a pouca importância que a maioria das pessoas atribui a esses recursos. Por outro lado são poucos os trabalhos científicos voltados para o incentivo do uso de produtos naturais alternativos. Em outros trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Química do IFMT Campus Confresa, verificou-se que o extrato de repolho roxo apresenta ótima eficiência como indicador natural de pH, devido sua ampla faixa de variação de cor em função do pH do meio em que o mesmo está inserido. Diante disso, objetivou-se com o presente trabalho avaliar diferentes meios de extração das substâncias indicadores de pH de Brassica oleracea L. var. capitata (repolho roxo) em vista a identificar meios simples, práticos e eficientes para preparação de aulas práticas para alunos de ensino médio e graduação.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi desenvolvido de maio a junho de 2012, no laboratório de Química do IFMT Campus Confresa. O experimento trabalhou a avaliação da eficiência do extrato de repolho roxo como indicador natural de pH sobre diferentes métodos de extração. A extração das substâncias de repolho roxo consistiu em água destilada 1:1 m/v por cinco minutos em microondas, água destilada natural 1:1 m/v por 30 minutos em repouso, álcool hidratado 92,8% 1:1 m/v por 30 minutos em repouso e infusão, onde a água destilada foi aquecida até atingir os 100°C e adicionada ao material na proporção de 1:1 m/v, sendo abafado até o total resfriamento. Na avaliação foram usadas substâncias do cotidiano com valores distintos de pH, ácido acético (CH3COOH) pH 2,8, hidróxido de sódio (NaOH) dissolvido em água destilada 1:25 m/v pH 12,5 e bicarbonato de sódio (NaHCO3) dissolvido em água destilada 1:1 m/v pH 8,0.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dentre os meios de extração avaliados observou-se que o extrato de repolho roxo demonstrou ótima eficácia sobre os quatro métodos de extração que foram testados. Com base na tonalidade de cor, o método de extração que se demonstrou mais eficiente foi o de microondas, seguido pela infusão, água destilada natural em repouso e por último o álcool hidratado 92,8%, conforme apresentado na figura 1. Diante desse resultado, podemos afirmar que o extrato de repolho roxo é uma importante ferramenta para auxiliar o educador no ensino de química podendo ser obtido de diferentes formas de acordo com as condições e da disponibilidade de materiais do professor, da instituição de ensino. Além disso, esses procedimentos podem ser realizados em qualquer ambiente, sem necessidade de um laboratório equipado, pois os materiais utilizados são todos de uso cotidiano.

CONCLUSÕES: Concluiu-se que o extrato de repolho roxo apresenta ótima eficiência para todos os métodos de extração que foram avaliados. Esse produto é uma importante alternativa para auxiliar no processo de ensino aprendizagem e contribuir para melhoria da educação em nosso país.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: TERCI, D. B. L.; ROSSI, A. V. Indicadores naturais de pH: usar papel ou solução? Ver. Química nova, v. 25, nº 4, 2002.