ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: JOGO DE DOMINÓ DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DA QUÍMICA GERAL NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR DA CIDADE DE MANAUS-AM

AUTORES: Assis Junior, P.C. (UNINORTE-CEL-SEDUC-AM) ; Souza, A.P. (UNINORTE-AM)

RESUMO: Ao se buscar um novo foco para o ensino da Química, é necessário também que se revejam as metodologias empregadas. O uso de metodologias alternativas representa um apoio pedagógico que o professor dispõe para tornar o processo ensino-aprendizagem mais eficiente. Desta forma, o presente trabalho foi desenvolvido para estimular os alunos, e professores, nas aulas de química e despertar o interesse por esta ciência que é tão importante e fascinante. O “Jogo do Dominó das Funções Inorgânicas” faz uso de um conteúdo que é considerado de certa relevância de dificuldade da Química na 1ª série do ensino médio. Tal jogo resultou numa forma atrativa, estimulante e competitiva para os alunos da uma escola secundarista da cidade de Manaus/Am facilitando o processo ensino-aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química; funções inorgânicas ; jogo de dominó

INTRODUÇÃO: As atividades lúdicas são metodologias muito eficazes nas salas de aula, os jogos, de uma forma geral, apresentam duas funções básicas neste processo: a lúdica e a educativa (KISHIMOTO; 1994). O jogo, além de ser um instrumento prazeroso, é um recurso facilitador das atividades em grupo e para a demonstração da afetividade dos alunos. Para considerarmos o jogo com um aspecto positivo nas aulas não podemos esquecer que este deve ter simultaneamente a função lúdica e educativa na mesma proporção senão será apenas um jogo qualquer ou um simples material didático. É de conhecimento geral que a Química é considerada, por grande parte dos alunos, como uma disciplina apenas de memorização de fórmulas, nomes e cálculos sem aplicabilidade no cotidiano. É claro que em muitos conteúdos são necessários uma memorização para que possamos fazer a aplicação no dia-a-dia e, nada melhor que uma atividade lúdica que requer atenção sem a pressão normalmente existente nas avaliações tradicionais. A utilização de jogos tem contribuído intensamente na mudança do ensino tradicional da Química, o que vem sendo apresentado cada vez mais por diversos autores na área de ensino. Os jogos têm a capacidade não só de memorização de conteúdos, mas a indução ao raciocínio lógico, ao pensamento crítico, à reflexão e à construção do conhecimento. O jogo de dominó é um dos passatempos mais encontrados na vida dos brasileiros sendo mais fácil a aceitação do uso de tal recurso pedagógico nas aulas de Química.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a confecção do “Dominó” foi utilizado papel cartão que posteriormente foi plastificado. Foram escolhidos os principais cátions e ânions para formar as funções inorgânicas. Numa turma de 40 alunos da 1ª série do ensino médio foi aplicado o jogo do Dominó das Funções Inorgânicas em 2 (dois) tempos corridos de aula. Primeiramente formou-se 8 (oito) equipes de 5 (cinco) alunos cada para a competição. Foram organizados dois 2 (dois) grupos de 4 (quatro) equipes para que de cada grupo tivéssemos os finalistas na disputa do título de campeão. As regras do Domino das Funções Inorgânicas são as mesmas do jogo convencional de dominó sendo que algumas alterações devem ser observadas, tais como: 1) as peças devem ser embaralhadas de modo que os participantes não vejam os íons; 2) as peças devem ser distribuídas e aquele que possuir a carroça de Mg2+ irá iniciar o jogo, caso nenhum dos jogadores tenha a peça, a prioridade de carroças será Ca2+, H+, Na+, OH-, O2-e SO42-; 3) os jogadores seguintes deverão montar os compostos obedecendo as valências dos íons; 4) para pontuar, o jogador deverá dizer o nome do composto formado, cada acerto valerá 5 (cinco) pontos, caso o jogador erre a peça ou o nome do composto, os 5 (cinco) pontos irão para o jogador anterior; 5) o jogador que terminar primeiro as peças iniciará a próxima rodada; 6) o vencedor será aquele que somar 200 (duzentos) pontos, ou mais, ao encerrar uma rodada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através dos dados coletados podemos perceber que 60% dos alunos não gostam das aulas de Química usando apenas livros e cadernos, ou seja, a maioria dos estudantes precisa de ferramentas diferenciadas no ensino desta ciência. Os jogos representam 75% da opinião dos alunos como um atrativo nas aulas de Química, 85% dos estudantes afirmaram que o Dominó das Funções Inorgânicas, Figura 1, é um recurso prazeroso para o aprendizado da Química e 75% se posicionaram positivamente tratando como uma metodologia favorável para a memorização dos cátions, ânions e nomes dos principais compostos inorgânicos. A Figura 2 mostra o gráfico do Número de alunos x Perguntas para confirmar as afirmações dadas.

Questionário aplicado aos alunos da 1ª Série do Ensino Médio de uma es

Total de alunos: 40. Número de alunos x Perguntas.

Peças do Dominó das Funções Inorgânicas

Principais Cátions e ânions para a formação dos compostos inorgânicos.

CONCLUSÕES: Pela estatística levantada nesta pesquisa, é notória a expectativa, por parte dos alunos, de jogos adaptados para o estudo da Química. Tal recurso desperta o interesse e a competitividade dos estudantes. Podemos observar claramente que o Dominó das Funções Inorgânicas, no processo de ensino-aprendizagem, é um recurso de fundamental importância em sala de aula, sendo este uma das ferramentas diferentes das tradicionais para estimular o aluno de química. O jogo usado neste trabalho vem como uma alternativa muito satisfatória na relação aluno-professor-aluno para motivar as aulas de química.

AGRADECIMENTOS: UNINORTE - Laureate International Universities – Manaus/AM. CEL - Centro de Ensino Literatus - Manaus/AM

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Brasília; Ministério da Educação, 1999. 364p.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

Proposta Curricular de Química para o Ensino Médio. – Manaus: SEDUC – Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, 2012. 84p.

SANTANA, Eliana Moraes de - A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - 2006.