ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO CONTEXTO ESCOLAR NO ENSINO DE QUÍMICA: UM OLHAR SOBRE A DOCÊNCIA-PIBID
AUTORES: Cavalcante, T. (IFPI) ; Katryne, V. (IFPI) ; Santos, L. (IFPI) ; Rodrigues, J.P. (IFPI) ; Dourado, B. (IFPI) ; Cruz, J. (IFPI) ; Lima, S. (IFPI)
RESUMO: A pesquisa foi realizada em uma escola publica na cidade de Parnaíba PI, com o
objetivo discutir quais as contribuições que o uso de materiais lúdicos influencia
no o aprendizado, buscando com estas novas metodologias resposta de qual método é
mais produtivo para produzir conhecimentos na relação professor e aluno. Essa
pesquisa se caracteriza como descritiva e quantitativa, teve como instrumento de
coleta de dados o uso de questionários, sendo estes aplicados em duas salas de
aula de 3º ano do Ensino Médio. As questões aborda a utilização desse material
didático e qual a sua importância na Química Orgânica. Analise do resultado feito,
mostrou que os alunos não são capazes de entender conteúdos só na teoria, porém
torna-se mais clara e eficaz o ensino utilizando materiais lúdicos.
PALAVRAS CHAVES: Docência; Ensino de Química; Materiais didáticos
INTRODUÇÃO: A Química por se tratar de uma ciência abstrata em nível molecular torna-se para
os alunos uma disciplina que apresenta dificuldades na compreensão de conceitos
e aplicação do conhecimento. Podemos perceber ainda que as abordagens continuam
sendo teóricas e de difícil compreensão para os alunos.
Segundo Ferreira (2010, p.101-106) “defende tal proposta ao afirmar que a
construção de recursos didáticos empregados no Ensino de Ciências permite a
ligação entre teoria e prática e os experimentos ou atividades práticas devem
ser conduzidos visando a diferentes objetivos [...], permitindo o
desenvolvimento do raciocínio crítico e reflexivo do aluno”. Por isso o
professor não basta somente mudar o método de lecionar e sim perceber se a nova
maneira de trabalho tem resposta positivas em relação a construção dos
conhecimentos por parte dos alunos.
A utilização de metodologias de ensino com utilização de materiais concretos vai
além dos tradicionais e podem ser de grande valia nos processos de ensino e
aprendizagem, uma vez que, permitem estimular um número maior de áreas
envolvendo os sentidos. Por isso Cachapuz (2002), afirma que ‘o processo de
ensino e aprendizagem em Química não deve ser desenvolvido somente de forma
teórica [...],
Assim, o objetivo geral deste trabalho é identificar o uso de materiais lúdicos
para melhor compreender a Química Orgânica no Ensino de Médio, e especificamente
destacar o uso da utilização de materiais lúdicos de baixo custo utilizados na
aula, analisar os resultados dos materiais didáticos no processo de ensino-
aprendizagem em Química, investigar o uso dessa estratégia no Ensino de Química
Orgânica, visando avaliar se o mesmo auxilia na compreensão da estrutura
molecular das cadeias carbônicas e refletir sobre as praticas metodológicas.
MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa se caracteriza como descritiva e quantitativa e foi desenvolvida
com alunos dos 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Senador Chagas
Rodrigues, no período de Abril a Julho na cidade de Parnaíba-PI. A pesquisa foi
realizada através de questionários contendo 04 perguntas elaboradas pelos
bolsistas do PIBID, sendo estes aplicados em duas salas de aula de 3º ano, com o
total de 51 alunos. As questões abrangeram temas sobre a utilização desse
material didático e qual a sua importância na Química Orgânica. Além disso,
foram feitas considerações sobre a utilização de livros didáticos que contêm o
assunto, observação e avaliação após o material didático ter sido aplicado na
sala. Os sujeitos da pesquisa serão nomeados pela letra A fazendo referência a
primeira letra da palavra aluno e a correspondente numeração de acordo com a
quantidade de alunos na sequência numérica, por exemplo, A1, A2 assim por
diante.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para a análise do resultado, aplicamos um questionário com quatro perguntas
objetivas aos alunos, primeiramente perguntamos aos discentes se a disciplina
Química Orgânica e uma matéria difícil, devido a dificuldade dos mesmo a
compreender os aspectos microscópicos dos compostos químicos, 28 alunos
responderão que sim, e uma disciplina de difícil compreensão.Isso mostra que se
os professores renovasse o seu modo de ensino pode melhorar o entendimento dos
alunos. Com isso na segunda pergunta, questionamos se a utilização de materiais
didáticos melhora o aprendizado do conteúdo em Química Orgânica, 47 alunos
afirmaram a importância da sua utilização, pois seu uso facilita o processo
ensino-aprendizagem estimulando sua participação dos alunos nas atividades
desenvolvidas pelo professor. Indagamos na terceira questão aos alunos se
aplicação apenas da teoria seria suficiente para assimilação do conteúdo, 40 dos
alunos responderam não, isso prova o quanto o uso de materiais lúdicos estimula
o interesse do aluno, desenvolve níveis diferentes de experiência pessoal e
social, ajuda a construir novas descobertas, desenvolve e enriquece sua
personalidade e simboliza um instrumento pedagógico que leva o professor à
condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem. Sondamos na
ultima questão se o professor aplica ou já aplicou materiais didáticos para
melhorar a administração dos conteúdos, 46 dos alunos respondeu sim, isso
demonstra que os professores se preocupam em aproximar a teoria a uma pratica
ajudando os alunos a melhorar sua compreensão e facilitar o aprendizado.
Gráfico 1
Gráfico com os resultados do questionário
CONCLUSÕES: No decorrer da pesquisa, evidenciamos a importância do uso de materiais lúdicos na
Química Orgânica, pois auxilia em uma melhor compreensão dos conteúdos abordados,
além de mostrar ao aluno que a Química não e uma disciplina complicada, no sentido
que o uso de recursos didáticos, facilitou a transmissão e a compreensão dos
conteúdos, mostrando ser indispensável o uso destes no processo de desenvolvimento
e edificação do conhecimento do educando, permitindo que se perceba a relação
entre teoria e prática.
AGRADECIMENTOS: Agradecer ao programa PIBID, POR PROPORCIONAR A NÓS BOLSISTA A OPORTUNIDADE DA
PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CACHAPUZ, A. F. – A Universidade e a Valorização do Ensino e a Formação de seus Docentes. In: MACIEE, Lizete S. B. Reflexões sobre a formação de professores – Campinas, SP; Papirus, 2002 – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R.C.Ensino experimental de
química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola. v., nº 2, p.101-106, Maio, 2010.