ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Ações do Projeto Contextualizando o Ensino de Química, Práticas e Metodologias Motivadoras nas Escolas Públicas de Ensino Médio do Pará.
AUTORES: Maciel, M.S. (IFPA) ; Gomes, C.G.B. (IFPA) ; Silva, S.O. (IFPA) ; Vilhena, V.A.C. (IFPA) ; Farias, M.S. (ESAMAZ) ; da Luz, P.T.S. (IFPA) ; Lopes, T.C. (IFPA) ; Nunes, I.C.D. (IFPA) ; Santos, I.C. (PEDRO AMAZONAS PEDROSO)
RESUMO: Este trabalho apresenta as contribuições do projeto Contextualizando o Ensino de Química, Práticas e Metodologias Motivadoras nas Escolas Públicas de Ensino Médio do Pará. O projeto acontece no Instituto Federal do Pará – IFPA desde o mês de janeiro de 2012 e atende 200 estudantes oriundos de 15 escolas públicas do estado do Pará. Sob a coordenação Nacional e Estadual, as aulas são ministradas por alunos do curso de licenciatura em química do IFPA que são orientados por supervisores licenciados em química. Neste trabalho avaliamos as ações do projeto através desempenho dos alunos que mais se destacaram na olimpíada de química da grande Belém edição 2012.
PALAVRAS CHAVES: ensino de química; olimpíadas de química; escolas públicas
INTRODUÇÃO: A Química é uma disciplina que faz parte do programa curricular do ensino fundamental e médio. A aprendizagem de Química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, para que estes possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas na mídia, na escola, com pessoas, etc. A partir daí, o aluno tomará sua decisão e dessa forma, interagirá com o mundo enquanto indivíduo e cidadão (PCN's. MEC/SEMTEC, 1999).
Uma das finalidades deste trabalho é analisar as reflexões sobre o conhecimento da química através do projeto “Contextualizando o Ensino de Química, Práticas e Metodologias Motivadoras nas Escolas Públicas de Ensino Médio do Pará”, procurando identificar os fatores que motivam os alunos para a aprendizagem , caracterizando o papel das relações sociais e escolares nesta motivação e no processo educacional. O projeto oferta Cursos de aprofundamento para estudantes de 1ª e 2ª séries do ensino médio com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino, preparar os alunos para as olimpíadas estaduais e nacionais de química, além de identificar jovens talentos que possam ser estimulados a seguir carreiras técnio-científicas. Trata-se de um projeto piloto promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em apoio ao Programa Nacional das Olimpíadas de Química. Os Cursos acontecem em treze estados do Brasil: Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe. As aulas são ministradas por estudantes universitários dos cursos de licenciatura em Química.
MATERIAL E MÉTODOS: Metodologia para implementação e funcionamento do projeto no estado do Pará
Seleção das Escolas
No estado do Pará o Curso está distribuído em quinze escolas, todas da região metropolitana de Belém e a escola polo é o Instituto Federal do Pará, onde são realizadas as aulas do projeto. Estas escolas foram selecionadas por ficarem próximas a escola polo. As Instituições foram contatadas através de divulgação nas escolas pelos alunos bolsistas que informaram sobre o projeto e inscreveram os alunos interessados em participar das aulas de química.
Seleção dos Licenciandos
Foi aberto um edital direcionado para estudantes da graduação de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Pará e os principais critérios para seleção foram: coeficiente de rendimento escolar, participação em eventos de cunho educacional e facilidade de locomoção para o Polo.
Organização e Dinâmicas de Trabalho do Grupo
A equipe do Projeto se reúne semanalmente nas tardes de quinta feira. Em outras ocasiões, fazíamos reuniões duas vezes por semana.
Nas reuniões são estabelecidos: Planejamento de aulas, aquisição de material didático, divulgação do projeto nas escolas do estado, formas de avaliação dos alunos, formulação de aulas experimentais, divisão de tarefas.
Todos os bolsistas tem horário e compromissos bem definidos, sob constante orientação dos professores supervisores e do coordenador. Antes das aulas do projeto os bolsistas expõem suas aulas didáticas para o professor supervisor
Planejamento das Aulas
As aulas são ministradas em horário extracurricular, ou seja, aos sábados, onde são abordados conteúdos de química distribuídos em aulas teóricas e experimentais. Para o Projeto no estado do Pará é disponível um coordenador, e dois supervisores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: As aulas tiveram início no mês de Janeiro de 2012 com aulas teóricas e experimentais. Através de relatos dos bolsistas relacionados com o processo de ensino-aprendizagem constatou-se uma integração muito grande dos alunos nas aulas experimentais. Além das aulas experimentais foi despertado nos alunos, o interesse e o prazer pelo estudo da química através de resolução de questões das olimpíadas de química. Através de questionário aplicado para saber o perfil dos alunos que participam do projeto, constatou-se que a maior parte das escolas que estão inscritas no projeto, não haviam participado de edições anteriores de olimpíadas de química e justificaram este fato pelo desconhecimento do evento. Neste ponto, cabe ressaltar a importância da divulgação desse tipo de atividade junto a todos os centros de educação.
Os alunos do projeto foram submetidos a XVIII Olimpíada de Química da Grande Belém -OQBEL que ocorreu no dia 12 de maio de 2012 no IFPA. Os alunos do projeto se destacaram com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa, o que há muito tempo somente os alunos de redes privadas de ensino tinham melhor desempenho na OQBEL em comparação àqueles que estudam na rede estadual. Isso mostra que as ações do projeto começam a dar bons resultados visto que a participação dos estudantes nesses eventos pode contribuir para que os mesmos encontrem mais uma motivação para o estudo da Química.
CONCLUSÕES: Todos os alunos do projeto que foram medalhistas na OQBEL2012 afirmaram que o projeto foi de grande importância para o desempenho nas provas.As escolas, que tiveram estudantes classificados para a fase regional da Olimpíada de Química (OQBEL-2012),já haviam participado de edições anteriores dessa competição, porém nenhum estudante havia se destacado como medalhista em edições anteriores. Neste ponto, cabe ressaltar a importância desse tipo de projeto junto a todos os centros de educação, uma vez que a partcipação dos estudantes pode contribuir como motivação para o estudo da Química.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a CAPES pelo apoio financeiro ao Projeto, ao Instituto Federal do Pará - IFPA pelo empenho e disponibilidade para a realização deste Projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, MEC. Em Aberto (Currículo: referenciais e tendências). INEP, Brasília, N.º 58, abril/jun. 1993.
BRASIL, MEC. As Novas Diretrizes Curriculares que Mudam o Ensino Médio Brasileiro, Brasília,1998.
MENEZES, H.C. e FARIA, A.G. Utilizando o monitoramento ambiental para o ensino de química. Pedagogia de Projeto, Química Nova, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 287-290, 2003.
MORRISON, Robert T. e BOYD, Robert N. Química Orgânica. 13 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.
PARÂMETROS Curriculares Nacionais (PCN) – Ensino Médio; Ministério da Educação, 1999.