ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE REVISÃO DAS AULAS DE QUÍMICA

AUTORES: Bezerra, A.C.S. (UVA) ; Carvalho, J.F. (UVA) ; Ximenes, M.F.P. (UVA)

RESUMO: As atividades lúdicas são estratégias de ensino que ajudam no estímulo dos alunos ao estudo dos conteúdos abordados. Ao mesmo tempo que é uma atividade divertida, o jogo tem caráter educativo, pois através deste os alunos conseguem aprender os conteúdos “brincando”. Na perspectiva de contribuir com o incentivo dos alunos em relação aos conteúdos de físico-química abordado no 2o ano do ensino médio, foi desenvolvido este trabalho, que teve como objetivo revisar o conteúdo programático visto em sala de aula de forma lúdica. Os alunos participaram de todos os jogos aplicados, discutiram o assunto através das perguntas propostas e responderam as curiosidades solicitadas nos jogos. A utilização do lúdico em sala de aula estimulou o raciocínio e a interação entre os discentes, o que gerou motiva

PALAVRAS CHAVES: Química; Jogos; Estratégia de ensino

INTRODUÇÃO: O uso de metodologias diferenciadas, nas quais estão inseridos os jogos, tem ganhado cada vez mais importância no âmbito escolar. De acordo com Almeida (1998), a utilização de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem é um tema bem discutido na literatura de pesquisa do ensino de diversas matérias, inclusive no ensino de química, e sempre com excelentes resultados. Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos (CUNHA, 2004). Para Mendonça & Leite (2010), o processo tradicional de ensino de ciências, ora centrado na memorização e aplicação de formas de resoluções de questões, vem sendo aprimorado com alternativas lúdicas para potencializar a aprendizagem do aluno. Devido a importância da implantação dessa estratégia de ensino para motivar os alunos ao estudo, foi desenvolvido este trabalho que teve como objetivo a aplicação de jogos, no contraturno das aulas, como forma de revisar o conteúdo estudado em sala.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa teve como referencial teórico artigos pesquisados no portal da Química Nova na escola, artigos apresentados em encontros, e livros. Para o desenvolvimento das atividades lúdicas, primeiramente foi estudado o conteúdo de acordo com o livro adotado pela escola, depois foi realizada a pesquisa bibliográfica. Com base nesta pesquisa foram feitas as adaptações dos jogos para o assunto abordado, sempre considerando a realidade dos alunos. Os jogos aplicados foram: trilha química, caminho com perguntas, cruzada química, jogo da velha e jogo da memória. Estes foram realizados em uma sala de aula, no contraturno das aulas da escola, como forma de revisar o conteúdo que estava sendo abordado pelo professor de Química. Ao final do semestre foi aplicado um questionário aos alunos com o intuito de avaliar as atividades lúdicas realizadas. O público alvo foram 30 alunos matriculados no 2o ano do ensino médio de uma escola pública do município de Sobral.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As atividades propostas foram realizadas com afinco por todos os participantes. De acordo com relatos dos alunos, através de questionário, as atividades proporcionaram um melhor entendimento da matéria vista em sala de aula, também relataram que todos os jogos foram muito interessantes, alguns deles informaram que o jogo da memória foi o que mais se destacou. Pode-se perceber que eles gostaram dessa metodologia de ensino, tanto que relataram que gostariam de continuar com essas aulas de reforço. Segundo eles, com essa estratégia de ensino eles se sentem mais motivados e interessados em estudar, pois precisam responder as perguntas solicitadas pelos jogos e ganhar os pontos nas regras dos jogos.

CONCLUSÕES: Verificou-se neste trabalho a viabilidade de aulas de reforço de química utilizando-se jogos lúdicos. Além de ser uma estratégia de ensino divertida, proporciona aos alunos descontração e motivação ao estudo das ciências.

AGRADECIMENTOS: A Deus, a professora Ângela Cristina Sampaio Bezerra, a PROEX da UVA, e aos coordenadores pedagógicos e professores da EEM Dr. João Ribeiro Ramos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALMEIDA, P. N de. Educação lúdica: Técnicas e jogos pedagógicos, 9ª edição revista e ampliada. São Paulo: Editora Loyola, 1998. 295p.

CUNHA, M.B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028-2004.

MENDONÇA, L. G.; Leite, S. Q. M.; Artes cênicas no ensino de boas práticas de fabricação: uma prática pedagógica no curso superior de Químico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 9 Nº 1 53-66 (2010).

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

ZANON, D. A. V.; GEUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. de. Jogo didático ludo químico para o ensino de nomenclaturas dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Departamento de didática, UNESP – SP, 2008.

CRAVEIRO, J. A. Palavras Cruzadas como Recurso Didático no Ensino de Teoria Atômica. Qnesq, vol.31, n.2, 88-95, 2009.