ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: QUÍMICA DO COTIDIANO - A PRÁTICA COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: Silva, K.B. (UNEAL) ; Santos, J.A.S. (UNEAL) ; Sena, T.J.O. (UNEAL) ; Santos, A.F. (UNEAL)
RESUMO: O presente trabalho visou realizar práticas de química relacionada ao cotidiano
como ferramenta facilitadora do ensino de química. Foram realizadas práticas de
química com metodologia já descrita na literatura com modificações, com assuntos
de química do ensino médio em aulas práticas contextualizadas, as aulas ocorreram
no laboratório multidisciplinar de química da Universidade Estadual de Alagoas
para alunos das Escolas Públicas de Arapiraca-AL. Foi visto nas aulas a
dificuldade e crescimento dos alunos na realização das práticas e o entusiasmo em
aprender, fazendo a aula prática ser importante no auxilio da aprendizagem do
discente e crescimento do docente como educador. Portanto, a prática no ensino de
química demonstra ser um elemento essencial para o ensino-aprendizagem.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Cotidiano; Prática
INTRODUÇÃO: A utilização de práticas que aproximam a disciplina de química da realidade do
discente é essencial, pois favorece uma aprendizagem mais significativa e
consequentemente o aprimoramento no ensino e crescimento perceptivo do discente,
tornando-o capaz de compreender como a química vista em sala de aula pode ser
dissipar em seu cotidiano, desta forma a prática contextualizada auxilia o
ensino e aprendizagem dos conteúdos de química abordados na sala de aula
(FERREIRA, et al., 2010). A prática possui uma característica investigativa com
função pedagógica, que ajuda a compreender os fenômenos químicos que nela ocorre
(SALVADEGO, 2009). Então as práticas demonstrativas acompanhados da teoria, ou
seja, contextualizadas contribuem de forma significativa para o ensino de
química, melhorando a prática docente, facilitando a dinâmica na sala de aula e
o aprendizado dos discentes que se tornam mais participativos e envolvidos na
aula, pois a prática consegue propiciar ao discente interesse pela disciplina
instigando de forma criativa sua aprendizagem (WATTHIER, et al.,2008). Deve-se
ter a preocupação de ensinar esta disciplina voltada para o cotidiano, fazendo
com que os alunos percebam a ação pela própria experiência, levando-os a
despertar sobre questões interessantes (SILVA, 2010). Diante disso o trabalho
teve a finalidade de realizar práticas de química relacionada ao cotidiano como
ferramenta facilitadora do ensino de química.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram realizadas dez práticas com metodologia já descrita na literatura sob
algumas modificações, sendo as seguintes práticas e seus respectivos assuntos de
química: vulcão de permanganato, vulcão de espuma, solução mágica, iodo
investigativo, metamorfose do permanganato e salto do fogo (assunto de reações
químicas); torre de gelo quente (conteúdo de solubilidade); escrita invisível e
sangue mágico (assunto de solução ácida, básica e indicador de pH); coluna de
densidade (assunto de densidade). As aulas práticas foram realizadas
no laboratório multidisciplinar de química da Universidade Estadual de Alagoas-
UNEAL, foram beneficiadas turmas do ensino médio da Escola Estadual Costa Rêgo
localizada na cidade de Arapiraca-AL, sendo trabalhadas três turmas o 1º, 2º e
3º ano médio, onde ambas compreendiam 40 alunos. As aulas ocorreram com a
supervisão dos graduandos do curso de química da UNEAL, estas aulas foram
desenvolvidas de forma prática contextualizando a teoria com o cotidiano. Houve
a aplicação de questionários antes e após as aulas teórico-prática, com a
finalidade de analisar o conhecimento prévio e também as dificuldades dos
discentes com os conteúdos abordados, bem como a analise do conhecimento
absorvido após as práticas contextualizadas. O questionário abordou assuntos de
reações químicas, solução ácida e básica, solubilidade e densidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi observado que os alunos demostram mais interesse pela disciplina e seus
conteúdos, conforme realizavam as práticas e ouviam atentamente sua relação com
os assuntos de química e o cotidiano. As práticas realizadas propiciaram uma
aula dinâmica e interativa para os discentes, foi possível chamar a atenção dos
alunos sobre a forma como a química pode estar inserida no dia-a-dia. Por meio
das práticas os alunos mostraram estarem mais interessados em aprender os
assuntos de química abordados. Todas as práticas que foram realizadas promoveram
uma assimilação mais construtiva da química. Por meio dos questionários
aplicados antes da aula prática-teórica de química, foi visto o quanto os alunos
tinham dificuldades em alguns dos conteúdos abordados, sendo que a aplicação dos
questionários após a aula prática demonstrou uma evolução na aprendizagem destes
alunos, tanto com os conteúdos de química quanto na ralação destes com o
cotidiano. Desta forma foi visível o quanto as aulas desenvolvidas nas turmas de
nível médio, foram fundamentais para auxiliar a aprendizagem destes alunos com
os assuntos abordados nas práticas.
CONCLUSÕES: Portanto, a utilização da prática no Ensino de Química é eficaz, pois desenvolve
habilidades e percepções que proporcionam a construção do discente como cidadão,
para que o mesmo possa questionar refletir e argumentar. Através das práticas
contextualizadas com o cotidiano, foi possível ter uma melhor participação e
interação dos alunos com a disciplina, além da ampliação de seus conhecimentos,
como tudo que se encontra a sua volta. É viável desenvolver aulas práticas que
envolvam conteúdos de química com o cotidiano, pois é uma ferramenta que contribui
com ensino-aprendizagem.
AGRADECIMENTOS: A Universidade Estadual de Alagoas-Uneal e a Fapeal.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C.2010.Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada.QUÍMICA NOVA NA ESCOLA.Vol. 32, N° 2.
SALVADEGO, W.N.C.2009. Uma Análise das Relações do Saber Profissional do Professor do Ensino Médio com a Atividade Experimental no Ensino de Química. Química nova na escola, vol. 31, n° 3.
WATTHIER, E. A. K., DIAS, C. A.,MOREIRA, J.M.B.. 2008. Ensino de química experimental para jovens e adultos. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ). UFPR, Curitiba/PR.
SILVA, F. C. V.2010. Ensino de química: uma abordagem contextualizada da função álcool. X jornada de ensino, pesquisa e extensão – JEPEX 2010 – UFRPE: Recife.