ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A relação entre a ciência da sustentabilidade e a introdução dos conceitos de química no ensino fundamental
AUTORES: Correa, M.A. (IFRJ) ; Reis da Silva Filho, L.C. (IFRJ) ; Eloy Botelho da Silva, G. (IFRJ) ; de Lima, T.C. (IFRJ) ; Aristeu Lima Silva, G. (IFRJ) ; Correa Sampaio, M.E. (IFRJ) ; Araujo Branco, M. (EEGF) ; Salomão Alves Pinho, G. (IFRJ)
RESUMO: A proposta desse resumo é apresentar os resultados obtidos pelo trabalho do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), Campus Duque de Caxias, junto à Escola Estadual Gilberto Freire pelos bolsistas do curso de Licenciatura em Química. O objetivo do projeto era introduzir e contextualizar os conceitos de química no segundo segmento do ensino fundamental. Percebemos que existia uma estreita relação entre o tema frequentemente abordado hoje em dia, sobre o desenvolvimento da sustentabilidade com os conceitos de química. Assim, poderíamos tratar conteúdos normalmente abordados no ensino médio em uma linguagem mais usual e acessível para os alunos do ensino fundamental, atuando junto com a sua disciplina de ciências.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Sustentabilidade; Contextualização
INTRODUÇÃO: Todos nós já temos consciência das atitudes do homem sobre o meio ambiente, mas recentemente toda essa preocupação com o desgaste da natureza vem crescendo substancialmente. Esse receio perante ao meio ambiente influenciou numa valorização do campo da química, já que sua área de estudo é diretamente ligada à procura de soluções e/ou minimizações dos problemas ambientais. É muito importante a conscientização dos alunos, desde os primeiros anos de escola sobre os males do mal aproveitamento de nosso meio-ambiente. Por isso, decidimos em nossas aulas aproveitar o seu currículo de ciências para contextualizá-lo no cotidiano e na comunidade dos alunos em busca de uma maior concretização dos conteúdos abordados e assim consequentemente os conscientizar sobre os problemas ambientais.
MATERIAL E MÉTODOS: Elaboramos algumas aulas sobre os principais tópicos da ciência ambiental como: aquecimento global, ciclo da água e a origem de materiais recicláveis como o papel, vidro etc. No final de cada uma dessas aulas apresentávamos um experimento simples feito apenas com materiais que os próprios alunos pudessem encontrar e reproduzir facilmente em casa. Um exemplo desse método foi a nossa aula sobre a origem do papel: primeiramente passamos um vídeo sobre o assunto e no final realizamos um experimento no qual reciclamos papéis já usados, utilizando uma tela filtro.
Trabalhamos também com os principais materiais da coleta seletiva (papel, plástico, metal e vidro) e a importância da água. Além da ênfase na reciclagem, o intuito dessas aulas também era mostrar aos alunos a diferença da composição desses diferentes materiais, pois cada um deles tem diferentes texturas e consistências, assim cada um demora um tempo diferente para se degradar no meio ambiente. Salientamos também a diferença entre matéria orgânica e inorgânica, o que interfere diretamente no tempo de decomposição.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O impacto de nossas aulas práticas causou uma grande motivação dos alunos com a disciplina de ciências, já que a maioria deles nunca tinha tido oportunidade de trabalhar com esse método didático prático. O valão em frente à escola e o lixão do Jardim Gramacho, documentado no filme “Lixo Extraordinário”, localizado num bairro próximo, fizeram com o que o esse tema ambiental fosse mais facilmente absorvido pelos alunos já que a maioria dos assuntos que fazem parte de seu cotidiano. Relacionamos diretamente a citação de Lavoisier: "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", com os princípios da reciclagem. Incitamos também aos alunos a fazer a coleta seletiva em suas casas e a fazer bom proveito da água e da energia em suas residências.
CONCLUSÕES: Podemos concluir que introduzir no ensino fundamental os conceitos de química, que erroneamente são abordados apenas no ensino médio, relacionando diretamente com o tema sustentabilidade, que é tão focado ultimamente é uma forma bem mais acessível aos alunos. Pois a química, que é normalmente vista como algo sem aplicação na vida prática, está diretamente ligada às soluções e ideias para um desenvolvimento sustentável.
AGRADECIMENTOS: À CAPES, ao IFRJ e à Escola Estadual Gilberto Freire, por tornarem a possibilidade desse projeto possível.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes - 1991.
GONÇALVES, Susana. Teorias da aprendizagem e praticas de ensino. ESEC - 2001.
OLIVEIRA, Marcus. Sustentabilidade deve ser ensinada e praticada na escola. Ecodebate, Revista cidadania e meio ambiente - 2011.