ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ÓLEOS ESSENCIAIS COMO CONTRIBUIÇÃO AO PAPIM PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARABÁ/PA

AUTORES: Faial, C.R.F. (UFPA) ; Costa, N.L.S. (UFPA) ; Souza, S.C. (UFPA) ; Sá, L.D. (UFPA) ; Ribeiro, A.F. (UFPA) ; Ribeiro, F.P. (UFPA) ; Lima, C.R. (UFPA) ; Oliveira, G.R.F. (UFPA) ; Pinto, G.P. (UFPA) ; Alves, A.S. (UFPA)

RESUMO: Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação deve promover uma missão mais ampla do conhecimento, possibilitando ao aluno um melhor entendimento do mundo físico. As propostas existentes no CTSA possuem correntes teóricas que são utensílios de reflexão para apoiar a mudança de foco da educação, abordando progressivamente o ensino de ciências para construir um projeto de educação científica. O presente trabalho objetivou contribuir com um projeto de intervenção metodológica em uma escola pública, através do processo de extração de óleos essenciais. O trabalho foi realizado envolvendo os alunos do ensino médio da E.E.E.F.M. Gabriel Sales Pimenta, na cidade de Marabá/PA através do o PIBIC-Jr, do Governo do Estado e PAPIM da UFPA.

PALAVRAS CHAVES: Óleos Essenciais; Intervenção Metodológica; CTSA

INTRODUÇÃO: Investigação em didática das ciências evidencia a existência de problemas na educação científica: os alunos aprendem cada vez menos e interessem-se pouco pelo que aprendem (POZO & GÓMEZ-CRESPO, 2001). Não aprendem a ciência que se ensinam, ou que se tem intenção de ensinar, apresentando dificuldades e detectando-se problemas de aprendizagem ao nível de concepções, de procedimentos e de atitudes. Um dos maiores desafios do ensino de química nas escolas de nível fundamental e médio é construir uma ponte entre o conhecimento escolar e o mundo cotidiano dos alunos. Frequentemente, a ausência deste vínculo é responsável por apatia e distanciamento entre alunos e professores (VALADARES, 2001). Visando contribuir para a melhoria do ensino básico, o Governo do Estado do Pará, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa, apoia projetos que incentivam alunos do ensino médio a participar de ações educativas com pesquisadores com auxílio de bolsas. A UFPA, através da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, disponibiliza recursos financeiros a projetos de extensão apoiados pelo Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica (PAPIM). Os óleos essenciais e aromas produzidos na região Amazônica podem ser utilizados como matéria-prima na indústria de química fina, para aplicação direta em produtos como perfumes, cosméticos, ou pela transformação em produtos derivados estruturais com o uso nas indústrias de medicamentos ou veterinárias e horticultura (inseticidas, fungicidas, bactericidas, larvicidas) (MAIA & ANDRADE, 2009). De maneira geral, o presente trabalho visou contribuir através do tema óleos essenciais, aprimoramentos do ensino de química para o melhor entendimento da disciplina química. Com o projeto PAPIM em uma escola da zona rural do município de Marabá/PA.

MATERIAL E MÉTODOS: Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizada a investigação orientada de problemas relevantes baseada na perspectiva construtivista através de experimentos de extração de óleos essenciais. A escola-alvo foi a Escola Estadual Gabriel Pimenta, predominantemente constituída por alunos carentes e em situação de risco social. Os alunos passaram por ambientação aos equipamentos, vidrarias e as técnicas aplicadas ao processo de extração do óleo essencial, assim como palestra sobre preservação ambiental no Laboratório de Química. Os óleos essenciais foram obtidos através da casca de Tangerina (Citrus reticulata), Capim-santo (Cymbopogon citratus), Casca de Laranja (Citrus sinensis) e da Priprioca (Cyperus articulatus), todas as amostras foram adquiridas em feiras livres de Marabá. As essências foram obtidas usando técnica de extração usando aparelho do tipo Clevenger. A técnica de hidrodestilação com água mais vapor, ou “método do alambique”, o material vegetal se encontra em contato direto com a água em ebulição, e uma vez evaporados, o mesmo princípio da técnica de arraste a vapor se aplica para a separação. A planta, após contato com vapor de água, evapora pelo aumento de temperatura, troca de calor e pela destruição das glândulas que os mantém presos ao material vegetal, sendo carregados para cima pelo vapor de água fornecido. A seguir, a mistura gasosa de vapor de água e óleo é resfriada dentro de condensadores e ambos tornam-se uma mistura líquida com duas fases distintas. Como o óleo essencial e a água têm normalmente densidade, cor e viscosidade diferentes, é possível separá-los fisicamente sem maior dificuldade. Os óleos essenciais obtidos foram utilizados para aromatizar os sabões resultantes de outro subprojeto do PAPIM.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O processo de extração de óleos essenciais foi eficiente, para o objetivo do trabalho, pois qualitativamente obtiveram-se amostras aromatizadas com as essência extraídas. O treinamento foi uma etapa muito importante. Os alunos assistiram aulas teóricas e práticas com professores e técnicos da UFPA e posterior prática da extração do óleo essencial. Durante esta participação foram sanadas algumas dúvidas do processo e sobre o desenvolvimento de pesquisas científicas na UFPA. As essências foram testadas em sabões produzidos através do plano de trabalho de outro aluno PIBIC-Jr. A Figura 01, mostra a vidraria montada no laboratório de química da UFPA no momento da extração do óleo essencial, da casca da laranja. Os alunos mostraram curiosidade no decorrer das atividades solicitando explicações ou explanando seus conhecimentos empíricos tornando assim a atividade dinâmica e muito produtiva. Com a visita dos alunos a UFPA, onde esta foi dirigida pelos coordenadores do projeto. Essa visita foi primordial tanto para os alunos como para todos que faziam parte do projeto, pois foi acompanhada por professores e a diretora da escola-alvo, mostrando assim o interesse e a contra partida da aceitação da coordenação da escola da rede pública para com projetos de intervenções metodológicas que incentivem os alunos a buscarem mais conhecimento através da pesquisa e à iniciação científica. De acordo com os alunos presentes na visita, a maior curiosidade era de conhecer os laboratórios da UFPA, principalmente o de química, pois apesar de em sua escola ter um laboratório de ciências, não são dotados de aparelhos como o da universidade e essa era uma das curiosidades da maioria dos alunos em observar esta variedade de aparelhos e equipamento existente no laboratório da UFPA (Figura 02).

Figura 01 - Extração do óleo essencial.

Duas fotos unidas, mostrando as vidrarias utilizadas na obtenção dos óleos essenciais.

Figura 02 - Apresentação dos aparelhos e equipamentos do laboratório d

Apresentação do Laboratório de Química para os alunos da Escola Gabriel Pimenta.

CONCLUSÕES: A prática de extração de óleos essenciais teve como foco apresentar aos alunos uma prática salutar e de cunho educativo na perspectiva das propostas CTSA, visando recolher as cascas de frutas que são descartados da escola. De maneira geral, os objetivos traçados pelo projeto foram alcançados, tendo sido importante para despertar nos alunos em se aprofundar em exemplo na sua escola para os demais alunos do ensino médio e comunidade que vivenciaram outro mundo.

AGRADECIMENTOS: Ao Governo do Estado do Pará, A coordenação da Escola estadual Gabriel Pimenta e a todos os alunos que participaram do projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MAIA, J. G. S.; GUIMARÂES, E. F.; ANDRADE, E. H. A. Variabilidade química em óleos essenciais de espécies de piper da Amazônia. Belém: FEQ/UFPA, 2009.

POZO, J. I. GÓMEZ-CRESPO, M. A. Aprender y Enseñar Ciencia – del conocimiento cotidiano al conocimiento científico. 3º Ed. Madrid: Edições Morata, S.L. 2001.

VALADARES, E. C. Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade. Química Nova na Escola, n 13, p. 38-40, maio. 2001.