ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: ÓLEOS ESSENCIAIS COMO CONTRIBUIÇÃO AO PAPIM PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARABÁ/PA
AUTORES: Faial, C.R.F. (UFPA) ; Costa, N.L.S. (UFPA) ; Souza, S.C. (UFPA) ; Sá, L.D. (UFPA) ; Ribeiro, A.F. (UFPA) ; Ribeiro, F.P. (UFPA) ; Lima, C.R. (UFPA) ; Oliveira, G.R.F. (UFPA) ; Pinto, G.P. (UFPA) ; Alves, A.S. (UFPA)
RESUMO: Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação deve promover uma missão
mais ampla do conhecimento, possibilitando ao aluno um melhor entendimento do
mundo físico. As propostas existentes no CTSA possuem correntes teóricas que são
utensílios de reflexão para apoiar a mudança de foco da educação, abordando
progressivamente o ensino de ciências para construir um projeto de educação
científica. O presente trabalho objetivou contribuir com um projeto de intervenção
metodológica em uma escola pública, através do processo de extração de óleos
essenciais. O trabalho foi realizado envolvendo os alunos do ensino médio da
E.E.E.F.M. Gabriel Sales Pimenta, na cidade de Marabá/PA através do o PIBIC-Jr, do
Governo do Estado e PAPIM da UFPA.
PALAVRAS CHAVES: Óleos Essenciais; Intervenção Metodológica; CTSA
INTRODUÇÃO: Investigação em didática das ciências evidencia a existência de problemas na
educação científica: os alunos aprendem cada vez menos e interessem-se pouco
pelo que aprendem (POZO & GÓMEZ-CRESPO, 2001). Não aprendem a ciência que se
ensinam, ou que se tem intenção de ensinar, apresentando dificuldades e
detectando-se problemas de aprendizagem ao nível de concepções, de procedimentos
e de atitudes.
Um dos maiores desafios do ensino de química nas escolas de nível fundamental e
médio é construir uma ponte entre o conhecimento escolar e o mundo cotidiano dos
alunos. Frequentemente, a ausência deste vínculo é responsável por apatia e
distanciamento entre alunos e professores (VALADARES, 2001).
Visando contribuir para a melhoria do ensino básico, o Governo do Estado do
Pará, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa, apoia projetos que
incentivam alunos do ensino médio a participar de ações educativas com
pesquisadores com auxílio de bolsas. A UFPA, através da Pró-Reitoria de Ensino
de Graduação, disponibiliza recursos financeiros a projetos de extensão apoiados
pelo Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica (PAPIM).
Os óleos essenciais e aromas produzidos na região Amazônica podem ser utilizados
como matéria-prima na indústria de química fina, para aplicação direta em
produtos como perfumes, cosméticos, ou pela transformação em produtos derivados
estruturais com o uso nas indústrias de medicamentos ou veterinárias e
horticultura (inseticidas, fungicidas, bactericidas, larvicidas) (MAIA &
ANDRADE, 2009).
De maneira geral, o presente trabalho visou contribuir através do tema óleos
essenciais, aprimoramentos do ensino de química para o melhor entendimento da
disciplina química. Com o projeto PAPIM em uma escola da zona rural do município
de Marabá/PA.
MATERIAL E MÉTODOS: Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizada a investigação orientada de
problemas relevantes baseada na perspectiva construtivista através de
experimentos de extração de óleos essenciais.
A escola-alvo foi a Escola Estadual Gabriel Pimenta, predominantemente
constituída por alunos carentes e em situação de risco social.
Os alunos passaram por ambientação aos equipamentos, vidrarias e as técnicas
aplicadas ao processo de extração do óleo essencial, assim como palestra sobre
preservação ambiental no Laboratório de Química.
Os óleos essenciais foram obtidos através da casca de Tangerina (Citrus
reticulata), Capim-santo (Cymbopogon citratus), Casca de Laranja (Citrus
sinensis) e da Priprioca (Cyperus articulatus), todas as amostras foram
adquiridas em feiras livres de Marabá.
As essências foram obtidas usando técnica de extração usando aparelho do tipo
Clevenger. A técnica de hidrodestilação com água
mais vapor, ou “método do alambique”, o material vegetal se encontra em contato
direto com a água em ebulição, e uma vez evaporados, o mesmo princípio da
técnica de arraste a vapor se aplica para a separação. A planta, após contato
com vapor de água, evapora pelo aumento de temperatura, troca de calor e pela
destruição das glândulas que os mantém presos ao material vegetal, sendo
carregados para cima pelo vapor de água fornecido. A seguir, a mistura gasosa de
vapor de água e óleo é resfriada dentro de condensadores e ambos tornam-se uma
mistura líquida com duas fases distintas. Como o óleo essencial e a água têm
normalmente densidade, cor e viscosidade diferentes, é possível separá-los
fisicamente sem maior dificuldade. Os óleos essenciais obtidos foram utilizados
para aromatizar os sabões resultantes de outro subprojeto do PAPIM.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O processo de extração de óleos essenciais foi eficiente, para o objetivo do
trabalho, pois qualitativamente obtiveram-se amostras aromatizadas com as
essência extraídas.
O treinamento foi uma etapa muito importante. Os alunos assistiram aulas
teóricas e práticas com professores e técnicos da UFPA e posterior prática da
extração do óleo essencial. Durante esta participação foram sanadas algumas
dúvidas do processo e sobre o desenvolvimento de pesquisas científicas na UFPA.
As essências foram testadas em sabões produzidos através do plano de trabalho de
outro aluno PIBIC-Jr. A Figura 01, mostra a vidraria montada no laboratório de
química da UFPA no momento da extração do óleo essencial, da casca da laranja.
Os alunos mostraram curiosidade no decorrer das atividades solicitando
explicações ou explanando seus conhecimentos empíricos tornando assim a
atividade dinâmica e muito produtiva.
Com a visita dos alunos a UFPA, onde esta foi dirigida pelos coordenadores do
projeto. Essa visita foi primordial tanto para os alunos como para todos que
faziam parte do projeto, pois foi acompanhada por professores e a diretora da
escola-alvo, mostrando assim o interesse e a contra partida da aceitação da
coordenação da escola da rede pública para com projetos de intervenções
metodológicas que incentivem os alunos a buscarem mais conhecimento através da
pesquisa e à iniciação científica.
De acordo com os alunos presentes na visita, a maior curiosidade era de conhecer
os laboratórios da UFPA, principalmente o de química, pois apesar de em sua
escola ter um laboratório de ciências, não são dotados de aparelhos como o da
universidade e essa era uma das curiosidades da maioria dos alunos em observar
esta variedade de aparelhos e equipamento existente no laboratório da UFPA
(Figura 02).
Figura 01 - Extração do óleo essencial.
Duas fotos unidas, mostrando as vidrarias utilizadas
na obtenção dos óleos essenciais.
Figura 02 - Apresentação dos aparelhos e equipamentos do laboratório d
Apresentação do Laboratório de Química para os
alunos da Escola Gabriel Pimenta.
CONCLUSÕES: A prática de extração de óleos essenciais teve como foco apresentar aos alunos uma
prática salutar e de cunho educativo na perspectiva das propostas CTSA, visando
recolher as cascas de frutas que são descartados da escola.
De maneira geral, os objetivos traçados pelo projeto foram alcançados, tendo sido
importante para despertar nos alunos em se aprofundar em exemplo na sua escola
para os demais alunos do ensino médio e comunidade que vivenciaram outro mundo.
AGRADECIMENTOS: Ao Governo do Estado do Pará, A coordenação da Escola estadual Gabriel Pimenta e a
todos os alunos que participaram do projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MAIA, J. G. S.; GUIMARÂES, E. F.; ANDRADE, E. H. A. Variabilidade química em óleos essenciais de espécies de piper da Amazônia. Belém: FEQ/UFPA, 2009.
POZO, J. I. GÓMEZ-CRESPO, M. A. Aprender y Enseñar Ciencia – del conocimiento cotidiano al conocimiento científico. 3º Ed. Madrid: Edições Morata, S.L. 2001.
VALADARES, E. C. Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade. Química Nova na Escola, n 13, p. 38-40, maio. 2001.