ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Proposta de uma nova WebQuest para o Estudo de Química da Atmosfera
AUTORES: Lima, M.B. (UFPB) ; Moreira Sá, A. (IFPB) ; Tavares, M.R.S. (UFPB) ; Barreto, I.S. (UFPB)
RESUMO: O uso da ferramenta didática WebQuest vem sendo cada vez mais difundida nas aulas
de Química. Nesse trabalho é proposta uma nova WebQuest para o ensino de Química
Ambiental enfatizando a relevância da temática Química da Atmosfera. Essa
atividade apresenta aos alunos do ensino médio os fenômenos químicos relacionados
à problemática da poluição atmosférica e o seu impacto na saúde humana e no meio
ambiente. A WebQuest desenvolvida enfatiza os problemas da camada de ozônio e do
efeito estufa, temas atuais, debatidos em todo o mundo. Dessa forma, foi possível
alcançar o conhecimento através de um processo de pesquisa orientada, onde se
estimulou as capacidades de interação, pesquisa, análise e síntese dos estudantes.
PALAVRAS CHAVES: Ensino-aprendizagem; Química da Atmosfera; WebQuest
INTRODUÇÃO: Em 1995, Bernie Dodge e Tom March pensaram numa forma de “auxiliar” os seus
alunos a transformarem a informação disponível na internet, em conhecimento
potencialmente útil (B. DODGE, T. MARCH, 1995). Assim, eles criaram um modelo
didático para tentar administrar essa informação, gerando transformação e
conhecimento através da internet, criaram a WebQuest (web: Rede, e quest:
procurar), que consiste em uma atividade de investigação orientada onde as
informações necessárias para a execução de uma determinada atividade provém de
recursos da internet.
Uma WebQuest bem definida deve apresentar de uma forma simples e coerente:
Introdução, Tarefa(s), Recursos e Avaliação. Abordando questões que requeiram
que os estudantes levantem hipóteses ou resolvam problemas relacionados com o
mundo real e não apenas com o cotidiano da sala de aula, fugindo da abstração
das aulas teórico-práticas. Dessa forma, o uso da WebQuest apresenta uma boa
solução de apoio ao ensino de uma maneira geral. Permitindo a não aquisição de
conhecimento através da memorização, mas sim através de um processo evolutivo em
que se estimulam as capacidades de análise, síntese e pesquisa (B. DODGE, 1998).
Portanto, o presente trabalho tem como objetivo planejar, desenvolver e
experimentar a utilização de uma nova WebQuest como ferramenta metodológica para
o ensino de Química da Atmosfera numa escola pública, na perspectiva necessária
para o ensino médio, observando nos estudantes o desenvolvimento da sua
aprendizagem com a aplicação dessa nova forma de atividade.
MATERIAL E MÉTODOS: Nesse trabalho foi proposta uma nova WebQuest com o tema: Química da Atmosfera,
aplicado a turmas do 2º e 3º ano do ensino médio de uma escola pública. Nessa
proposta por meio de textos de vídeos da própria internet
(http://www.youtube.com/) os estudantes foram apresentados aos conceitos básicos
da Química da Atmosfera, com ênfase na composição do ar, chuva ácida e camada de
ozônio, os seus fundamentos, importância e impacto na sociedade ao qual eles
estão inseridos.
Essa atividade permite apresentar aos estudantes do ensino médio a problemática
da poluição atmosférica, os problemas a saúde humana e ao meio ambiente, e como
o os fenômenos químicos estão relacionados a essa problemática.
Inicialmente, foi planejado e construído o site, para montagem da WebQuest
intitulada: Introdução a Química da Atmosfera. O site desenvolvido foi hospedado
em um servidor gratuito, o google.sites, ferramenta que permite ao usuário criar
a sua própria página na internet sem a necessidade de conhecimento prévio em
linguagem de programação.
A WebQuest desenvolvida para Química da Atmosfera está disponível no seguinte
endereço: https://sites.google.com/site/quimicatomosfera/. Além do google sites,
onde o usuário pode criar o seu próprio site, existem outros serviços que
disponibilizam ferramentas gratuitas para confecção e edição de modelos de
WebQuest, a exemplo: http://www.webquestbrasil.org/.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: De modo convencional, as pesquisas escolares realizadas pela internet demonstram
que poucos estudantes do ensino básico, conseguem organizar e transformar as
informações advindas desse meio. Os estudantes leem e “pesquisam”, em mais de um
site, entretanto, na maioria das vezes copiando e colando as informações nos
trabalhos escolares. Assim, na maioria das vezes, os alunos repetem as
informações disponíveis na internet, não compreendendo apropriadamente os
conhecimentos que deveriam ser adquiridos.
Os resultados obtidos em sala de aula com o uso da WebQuest de Química da
Atmosfera foi bastante positivo e promissor, demonstrando a sua viabilidade para
o uso em temas mais específicos e de interesse socioambiental, gerando uma
melhor inclusão da temática proposta nas aulas teórico-expositivas de química
para o ensino médio. O modelo de WebQuest desenvolvido foi avaliado pelos
estudantes como uma forma de abordagem satisfatória e menos abstrata, permitindo
que esses realizassem uma investigação mais esclarecedora e direcionada.
O formato autêntico da WebQuest proposta estimulou um enfoque no tema
relacionado a Química Ambiental de uma maneira singular, voltada a investigação,
encorajando os estudantes a uma experiência de aprendizagem utilizando recursos
da internet de uma maneira mais motivadora e eficiente, viabilizando ainda uma
aprendizagem cooperativa e o desenvolvimento do pensamento crítico de forma
significativa, além de estreitar os laços professor-aluno, encorajando uma maior
interatividade e confiança em sala de aula.
CONCLUSÕES: O uso da ferramenta metodológica WebQuest aplicada a temática Química da Atmosfera
apresenta uma boa oportunidade de interação professor-aluno com uma pesquisa bem
orientada através da internet. Permitindo, dessa forma, a aquisição de
conhecimento através de um processo gradativo onde se estimulam as capacidades de
análise, de síntese e de pesquisa.
Portanto, como argumentado e averiguado nesse trabalho o uso da WebQuest surge
proporcionando uma nova ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem de uma maneira
geral.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Capes e ao CNPq pelo auxílio financeiro as pesquisas realizadas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: B. DODGE, WebQuests: A Technique for Internet - Based Learning. The Distance Educator, (1995) 1, 2.
B. DODGE, WebQuests: A Strategy for Scaffolding Higher Level Learning Why WebQuests? (1998) 22-24.