ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA HISTÓRIA
AUTORES: Silva, A.C.A.D. (CRQ XIV) ; Lages, A.S. (UNINORTE) ; Silva, F.R. (CIEAM) ; Assis, P.C.J. (UNINORTE/SEDUC) ; Souza, A.P. (UNINORTE)
RESUMO: O presente trabalho foi realizado no Centro Integrado de Educação da Amazônia no
bairro de Manaus, com o intuito de incentivar o Ensino da Química no Ensino
Fundamental, visando a interdisciplinaridade entre as disciplinas de História e
Química onde trabalhamos temas da Pré-História e a evolução da Química através
das pinturas. Foi demonstrado alguns experimentos de química com cores que podem
ser feitos com materiais utilizados no cotidiano. Os participantes apresentam
idades variadas, que vão de 9 a 14 anos, mostrando que podemos trabalhar com o
ensino da química em todas as faixas etárias. Os resultados demonstraram que os
alunos demonstram um maior interesse pela disciplina quando demonstramos em que
ela esta presente em nosso cotidiano.
PALAVRAS CHAVES: QUÍMICA ; HISTÓRIA; CORES
INTRODUÇÃO: Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da
escrita. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os
problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das
necessidades. Os primeiros relatos do uso de tintas remontam a períodos
anteriores há 30.000 anos, geralmente associadas a pinturas em paredes rochosas
realizadas por sociedades nômades primitivas, as quais são chamadas de pinturas
rupestres. É difícil de precisar com exatidão a formulação das tintas
utilizadas. Acredita-se que os nossos antepassados usassem como pigmentos
partículas inorgânicas minerais finamente moídas. Por exemplo, para a coloração
vermelha era usada a hematita, para a coloração amarelo a Goethita. Foi através
da Química que o homem conseguiu reproduzir os magníficos tons e cores gerados
pela natureza, além de criar novas e infinitas tonalidades.E através deste
trabalho demonstramos que a química esta presente desde os nossos antepassados.
MATERIAL E MÉTODOS: A exposição foi elaborada em uma escola do ensino fundamental em Manaus, com
orientação de um professor de química e um professor de história. Montando
grupos de alunos para fazer a exposição de ciências através de cartazes,
apresentações e uma sala decorada com a temática as Cavernas e Pinturas
Rupestres. Os assuntos foram estudados nas aulas de arte e história na semana,
onde foram confeccionados os materiais para a exposição,fazendo as pinturas
rupestres no papel madeira para montar a caverna, e aos sábados ministradas
aulas sobre a química e os experimentos abordados com apresentação de vídeos
para melhor entendimento dos alunos.As aulas foram abordados sobre o que é a
química?O que são tintas? As pinturas Rupestres e a Química. A sala para
exposição foi decorada e os alunos reproduziram uma Caverna com folhas de papel
madeira.Os experimentos realizados com matérias do cotidiano, demonstrando de
maneira lúdica a química, os experimentos realizados pelos alunos foi a produção
de corantes naturais, água colorida, pintando no leite.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi elaborado um questionário com 5 perguntas, sendo respondidas antes do projeto
e depois da elaboração do mesmo. Onde participaram 14 alunos, para estes alunos
foi feita a seguinte pergunta, o que é química para você? 4 responderam que é a
ciência dos elementos, 1 respondeu que é a ciência que transforma os materiais, e
9 não souberam responder. Dentro desse contexto analisamos a dificuldade que temos
na educação do Ensino Fundamental, quanto o estudo das Ciências. O trabalho
interdisciplinar é fundamental para que o ensino seja contextualizado com o meio
em que estamos inseridos e a ciência.
FIGURA 1. QUESTIÓNARIO
Questionário realizado com os alunos do CIEAM
FIGURA 2. EXPERIMENTO REALIZADO
Experimento realizado pelo aluno do CIEAM
CONCLUSÕES: Com a realização deste trabalho pode-se concluir a importância de divulgar a
química através da interdisciplinariedade, usando a história como base para
descrever a evolução da química e sua importância dentro da sociedade . O mais
importante deste trabalho é vivenciar a expressão de cada participante, e plantar
a semente da ciência, do ensino e da aprendizagem, seja no discente ou docente.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao Centro Integrado de Educação da Amazônia pela oportunidade de
trabalhar junto aos seus alunos. E ao CRQ XVI Região.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CAMPOS, D. M. S. – Psicologia da Aprendizagem , 19º ed., Petrópolis: Vozes,
1996.
Carneiro, M.A, LDB Fácil, 17 ed.- Petrópolis, RJ, editora Vozes, 2010.
Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2009/206/aviao-magnetico/?searchterm=avi%C3%A3o%20de%20cartolina Acesso em: 17 de maio de 2012.