ÁREA: Ambiental

TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO PROJETO DE ASSENTAMENTO INDEPENDENTE I – CONFRESA/MT

AUTORES: Auxiliadora de Almeida, M. (IFMT) ; Fernando Luz Oliveira, D. (IFMT) ; Kuhnen, N. (IFMT) ; Silva de Almeida, M. (IFMT) ; Pio Luz, L. (IFMT) ; Rodrigues da Silva Sfredo, J. (IFMT) ; Candido Silva Oliveira, E. (IFMT)

RESUMO: A busca desenfreada pela industrialização e pelo desenvolvimento econômico levou-nos a apresentar uma proposta de Educação Ambiental no Projeto de Assentamento (PA) Independente I no município de Confresa Estado de Mato Grosso, onde está localizado o maior PA do Brasil. Pesquisas feitas no local constataram que no mesmo há indícios de que a ação humana sobre o ambiente natural acontece de forma desordenada. Para contribuir com a mudança dessa situação, desenvolvemos uma proposta de Educação Ambiental com foco na sensibilização, pois as pessoas precisam ser sensibilizadas para o sentir parte do ambiente, e, a partir disso, inserir-se no ambiente desencadeando ações pautadas na sustentabilidade socioambiental.

PALAVRAS CHAVES: educação ambiental; sensibilização; meio ambiente

INTRODUÇÃO: O trabalho é uma atividade desenvolvida pela espécie humana para modificar a natureza e adaptá-la para satisfação de suas necessidades (DIAS, 2009). Conforme o mesmo autor, os prejuízos causados pelo homem ao planeta estão gerando uma série de debates voltados para a conservação e sustentabilidade socioambiental. A crescente degradação de vida reflete uma crise ambiental, isso nos remete a uma necessária reflexão sobre o desafio para mudar as formas de pensar e agir sobre a questão ambiental. A partir da Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental em Tibilisi (EUA) inicia-se em nível global esse processo de repensar as relações homem/natureza (JACOBI, 2003). Sendo assim, o desenvolvimento da educação ambiental, é extremamente necessário. Isso pode desencadear uma aprendizagem ativa, entendida como a construção de novos sentidos e nexos para a vida, envolvendo transformações no sujeito que aprende e incide sobre sua identidade e posturas diante do mundo (CARVALHO, 2005). Neste sentido, acadêmicos do curso de Licenciatura Ciências da Natureza com Habilitação em Quimica trabalham nesta proposta, visando o desenvolvimento sustentável, pois é no município de Confresa que está localizado o maior PA do Brasil. São inúmeras famílias que tiram o sustento destas terras, desenvolvendo a pecuária e a agricultura dentre outras atividades. São inúmeros os Projetos de Assentamento do Município, entretanto esta proposta se limita ao PA Independente I. A partir do que foi exposto, desenvolver uma proposta de educação ambiental com foco na sensibilização, torna-se extremamente relevante, pois as pessoas precisam ser sensibilizadas para o sentir parte do ambiente, e, a partir disso, inserir-se no ambiente desencadeando ações pautadas na sustentabilidade socioambiental.

MATERIAL E MÉTODOS: Conhecida no cenário nacional como a capital da reforma agrária, o município de Confresa está localizado na Microrregião Norte do Araguaia. Situa-se em uma área de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica e tem 5.819,73 km². A proposta de Educação Ambiental está sendo desenvolvida no PA Independente I, situado no município de Confresa. O delineamento do trabalho é subsidiado por discussão/reflexão de textos de autores como: JACOBI (2003); CARVALHO (2005); REIGOTA (2007). Também, apresentação teatral, visita a viveiros de mudas para o reconhecimento das espécies nativas da região e distribuição das mesmas, pois “muitas espécies desapareceram gradativamente onde o homem construía em ritmo acelerado o seu próprio ambiente (DIAS 2006)”.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Da ECO-92 também resultou o “Tratado de Educação Ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade global” que logo na sua introdução enfatiza que a educação ambiental para a sustentabilidade equitativa é um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida. Tal educação afirma valores e ações que contribuem para a transformação humana e social e para a preservação ecológica. Ela estimula a formação de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas, que conservam entre si relação de interdependência e diversidade. Isto requer responsabilidade individual e coletiva em níveis local, nacional e planetário (ProNEA/2005). Até o momento 60% das famílias estão participando das discussões. Portanto, essa aprendizagem permanente e contextualizada, envolvendo os atores locais é necessária para a mudança de comportamento. Impera-se a necessidade de se incrementar os meios e a acessibilidade à informação, bem como o papel indutivo do poder público nos conteúdos educacionais e informativos de sua oferta, como caminhos possíveis para alterar o quadro atual de degradação socioambiental. Trata-se de promover o crescimento de uma sensibilidade maior das pessoas face aos problemas ambientais, como uma forma de fortalecer sua co-responsabilidade na fiscalização e no controle da degradação ambiental. O saber ambiental emerge em oposição à racionalidade moderna que fragmenta o homem e natureza. Nesse sentido, a educação ambiental exige mudanças epistemológicas, visando um aprender a conhecer a partir de um “repensar o já pensado” para se construir um conhecimento novo baseado em uma abordagem que integre os potenciais da natureza, os valores humanos e as identidades culturais em práticas produtivas sustentáveis.

Localização do Municipio Confresa no Estado Mato Grosso.

Conhecida no cenário Nacional como a Capital da reforma agrária, o município de Confresa está localizado na Microrregião Norte do Araguaia.

CONCLUSÕES: O desenvolvimento econômico deve ser encarado como um processo complexo de transformações, pois a demanda populacional seguido da devastação dos meios naturais que ainda resta exige mudanças de hábitos e isto deve ser entendido como uma resultante do processo de crescimento, cuja maturidade se dá ao atingir o crescimento sustentável, ou seja, que todos tenham a capacidade de crescer com equidade, qualidade de vida e justiça social.

AGRADECIMENTOS: Primeiramente a Deus por ter nos dado animo e força e em seguida a Prof. Ms. Maria Auxiliadora pelo apoio e revisao dste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARVALHO, I. A invenção do sujeito ecológico: identidade e subjetividade na formação dos educadores ambientais. In: SATO, M.;CARVALHO, I (Orgs.). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 51-63.

GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade. São Paulo: Ed, L, 2009.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.

DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.