ÁREA: Ambiental
TÍTULO: O BIODIGESTOR COMO UMA ABORDAGEM TEMÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
AUTORES: Abreu, K. (IFG) ; Camilo, L. (IFG)
RESUMO: O objetivo é enfatizar a necessidade de se abordar no ensino médio questões socioambientais, por meio do tema biodigestor, relacionando temas como: consciência ambiental, reciclagem do lixo orgânico e fontes renováveis. Através da construção de um biodigestor de baixo custo, usando lixo orgânico para composição da biomassa a ser fermentada anaerobicamente, tem-se como resultado: a produção do biofertilizante e a liberação do biogás. Concluímos que o desenvolvimento do projeto traz contribuições relevantes sobre questões ambientais, econômicas, sociais e possibilita aos alunos consciência sobre a importância do desenvolvimento de projetos sustentáveis e renováveis.
PALAVRAS CHAVES: biodigestor; ensino de quimica; biogás
INTRODUÇÃO: O ensino de Química visa conscientização e a formação de cidadãos atuantes, e é mediador para a percepção dos alunos na comunidade em que estão envolvidos, permitindo identificar problemas a fim de se chegar às soluções. A aprendizagem desta Ciência está ligada socialmente a temas significativos que favorecem a compreensão dos aspectos sociais, ambientais, econômicos e tecnológicos, além de contemplar o desenvolvimento de atitudes e valores de cada indivíduo. Ao se utilizar o Biodigestor como uma abordagem temática no ensino de Química tem-se possibilidade de associar conceitos químicos a processos ligados ao meio ambiente, além de um maior desenvolvimento do aluno como cidadão através da contextualização de conceitos ao seu dia-a-dia.
MATERIAL E MÉTODOS: O biodigestor é um reservatório onde se coloca a biomassa misturada com água. No seu interior, através da biodigestão das bactérias anaeróbicas, acontece a fermentação da biomassa, resultando na obtenção do biogás: que é um combustível gasoso constituído principalmente de gás metano e dióxido de carbono, e do biofertilizante: um subproduto muito rico em nutrientes como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, sódio e ferro. Primeiramente foram selecionados alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Manoel Vila Verde e realizados 10 encontros de 2 horas/aula cada, onde os alunos acompanharam e contribuíram desde a parte inicial até os resultados finais, incluindo: coletas de lixo orgânico em suas casas (restos de comida, cascas de frutas e verduras), elaboração de hipóteses e apresentação de resultados. No segundo encontro foi ministrada uma aula sobre os conceitos químicos na abordagem do projeto e em seguida, com maior entendimento, os alunos iniciaram a construção do biodigestor. Utilizou-se um galão plástico de 40 litros para depósito da biomassa, cano PVC de 20 milímetros de diâmetro, joelho, registro, bico e mangueira. Após o término da construção, houve encontros com os alunos para acompanhamento do processo e para continuação do estudo sobre os conceitos. Ao final do processo, que durou 50 dias, houve a abertura do registro e observou-se a liberação do biogás através de uma chama.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Não basta que os alunos apenas realizem o experimento; é necessário integrar a prática com discussão, análises dos dados obtidos e interpretação dos resultados, fazendo com que o aluno investigue o problema, ultrapassando a concepção da experimentação pela experimentação, ou seja, de utilizar esta estratégia como fio condutor para uma aula mais agradável ou estimulante (SUART e MARCONDES, 2008; 2009). A partir dos resultados obtidos foi ministrada uma aula à comunidade escolar. Os alunos participantes do projeto demonstraram seus conhecimentos adquiridos, destacando os conceitos químicos relacionados em cada etapa do processo, expondo o funcionamento do biodigestor e a liberação do biogás e ressaltando a importância do biofertilizante, destinado à adubação da horta do Colégio.
CONCLUSÕES: A participação ativa em cada etapa do projeto fez com que os alunos passassem a encarar o tema com mais interesse e atuassem com maior responsabilidade, proporcionando maior contextualização e desenvolvimento dos conteúdos químicos com o tema. Puderam verificar a importância do biogás como uma fonte de energia renovável, que gera menos impacto no meio ambiente e também o efeito positivo do biofertilizante como um adubo orgânico que auxilia no fortalecimento do solo e no desenvolvimento das plantas.
AGRADECIMENTOS: A CAPES, pela concessão da bolsa pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) que possibilitou a realização deste projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SOUZA, L. F.; MARTINS, P. Ciência e Tecnologia na Escola: Desenvolvendo Cidadania por meio do Projeto “Biogás – Energia Renovável para o Futuro”. Química Nova na Escola, São Paulo, Vol. 33, n° 1, p. 19-24, fevereiro 2011.
SUART, R. e MARCONDES, M.E.R. As habilidades cognitivas manifestadas por alunos do ensino médio de química em uma atividade experimental investigativa. Revista Brasileira de Pesquisa em Educa¬ção em Ciências, v. 8, p. 1-6, 2008.