ÁREA: Ambiental

TÍTULO: COMPOSTO ORGÂNICO PRODUZIDO COM CÉDULAS DE REAL DESCATADAS E TRITURADAS (COC REAL) FORA DE CIRCULAÇÃO COMO PRÁTICA DE REDUÇÃO DA POLUIÇÃO AMBIENTAL

AUTORES: Souza, G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Costa, C. (FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA) ; Silva, E.K. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ) ; Alves, S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA F) ; Ohashi, R. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA)

RESUMO: A quantidade de resíduos sólidos industriais tem aumentado significativamente causando impactos ao meio ambiente e ecossistemas. A compostagem é utilizada na agricultura como alternativa para melhorar as condições físicas e químicas do solo, e depende muito da matéria prima que é utilizada neste processo. O escritório do BCB em Belém/ PA descarta mais de 11 toneladas/mês de cédulas de Real trituradas em lixões a céu aberto. Objetivou-se neste trabalho identificar quais elementos químicos estão contidos nas cédulas de real trituradas, e se o nível encontrado é aceitável para o seu uso na compostagem, apresentando assim uma alternativa de redução dos impactos ambientais e sociais da região.

PALAVRAS CHAVES: Metais pesados; cédulas de real; poluição ambiental

INTRODUÇÃO: A compostagem é o processo de decomposição biológica da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal, obtendo como resultado final um composto orgânico que pode ser aplicado ao solo, melhorando suas características sem ocasionar riscos ao meio ambiente (ZUCCONI & BERTOLDI, 1987). Pereira Neto (1996) ressalta que a compostagem de baixo custo é envolve processos simples, podendo ser feita em pátios onde o material a ser compostado é disposto em montes (pilhas ou leiras de compostagem). A respeito da qualidade do produto, o IBAM (2001) informa que o composto orgânico produzido em uma unidade de compostagem deve ser regularmente submetido a análises físico-químicas para assegurar o padrão mínimo de qualidade. O emprego de compostos orgânicos na produção agrícola é uma prática adotada no mundo inteiro (MELO et al, 2007). Uma preocupação decorrente é a presença de metais pesados em concentrações que possam prejudicar as culturas agrícolas e o consumidor. Seu grau de eficiência depende da forma de preparo do mesmo e das matérias primas utilizadas, podendo ocorrer elevadas variações de qualidade. Em Belém-PA, a iniciativa de utilizar cédulas de real descartadas em compostagem surgiu pela necessidade de reutilizar este tipo de material, antes despejado em áreas de lixões na cidade, causando poluição do solo e do lençol freático. Atualmente essas cédulas, restos de hortifruti e palhada coletadas na CEASA/PA, são submetidas a testes químicos e de bioensaio, para futuramente ser utilizado na agricultura através da compostagem. Assim, objetivou-se neste trabalho identificar quais elementos químicos e seus níveis estão contidos nas cédulas de Real, e assim analisar se este produto pode ser uma alternativa de redução dos impactos ambientais e sociais da região.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho completo é realizado em duas etapas gerais: uma de confecção das leiras e outra de análises e bioensaios. As leiras (montes) foram produzidas em pátio cimentado nas Centrais de Abastecimento do Pará (CEASA), utilizando hortifrutis desperdiçados na referida CEASA, cédulas trituradas proveniente do Banco Central/Pará e palhada. O adubo orgânico aproveita essas cédulas que não servem mais para o uso. O composto orgânico foi formado contendo 10% de cédulas, 50% palhada e 40% restos de hortifruti. Após montada a leira, houve uma frequência para irrigação e revolvimento da mesma para que a oxigenação acelerasse o processo de decomposição. Com 75 dias foi possível obter o COC Real. Tratando-se de compostagem com o uso de cédulas, houve a necessidade de procurar analisar que componentes químicos podem interferir no desenvolvimento de plantas, levando em consideração, que as cédulas contem em sua composição corantes e texturas diferentes e desconhecidas pela população. Um grupo existente nesse material são os metais pesados, metais altamente reativos e bioacumuláveis, ou seja, material que não é eliminado pelos organismos. Para identificaçao de metais e outros elementos químicos no material das cédulas, foram levados para o Laboratório de Química do Instituto de Geociências localizado na Universidade Federal do Pará (UFPA) amostras de cédulas de R$ 10,00 e submetidos a análises químicas conforme metodologia adaptada da IAC (1986), onde parte do material de cédulas foi submetida à fusão e outra parte em solução líquida. As soluções foram submetidas à agitação por 24 horas e depois determinado o pH em 6,0. Os elementos químicos identificados foram: zinco, alumínio e ferro.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a identificação dos elementos químicos Ferro (Fe), Zinco (Zn) e Alumínio (Al) houve a necessidade de mensurar o teor destes elementos no resíduo de cédulas de real. Sabe-se que os elementos identificados fazem parte do grupo de metais pesados e são classificados em: essenciais, micro contaminantes e simultâneos (Tabela 1). Esses elementos em concentrações inadequadas prejudicam não só o meio ambiente como também a saúde humana. Em compostagem, alguns países expressam o nível máximo desses e outros metais pesados (MELO et al., 2007). Com relação aos elementos encontrados nas cédulas, observou-se que os valores de Al e Fe foram pequenos para serem considerados prejudiciais em compostagem. Com relação ao valor encontrado de Zn, deve-se ao fato desse material de cédulas ser produzido com diferentes texturas e tinturas, porém quando comparado aos níveis limites desse elemento em compostagem, verifica-se que tal taxa ainda é considerada permissível pra o seu uso nessa técnica (Tabela 2).

Tabela1: Classificação de metais pesados.



Tabela 2: Quantidade de metais pesados identificados nas cédulas.

Quantidade de metais pesados identificados nas cédulas de real trituradas, considerando a avaliação do resíduo em mg/L.

CONCLUSÕES: A poluição ambiental é um dos principais problemas da atualidade, sendo importantes novas tecnologias para minimizar seus impactos ao ambiente. Definir um destino ambientalmente correto e economicamente viável para os resíduos gerados constitui um desafio a ser vencido na atualidade. Para utilizar o material de cédulas em compostagem é necessário definir parâmetros de análises, haja vista que é incomum seu uso na agricultura. Foram identificados em cédulas de real trituradas e descartadas (COC Real) a presença de Fe, Zn e Al em taxas consideradas permissíveis para o seu uso na agricultura.

AGRADECIMENTOS: A UFRA e UFPA, ao Governo do Estado (através da FAPESPA, BANPARÁ e CEASA/PA) e ao BANCO CENTRAL.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CAMARGO, O.A.; MONIZ, A.C.; JORGE, J.A.; VALADARES, J.M.A.S. Métodos deanálise química e física de solos do Instituto Agronômico de Campinas, IAC, 1986. 94p.(B. Técnico, 106)

PEREIRA NETO, J. T. Manual de compostagem processo de baixo custo. Belo Horizonte:UNICEF. 1996. 56p.

IBAM. Instituto Brasileiro de Administração Municipal. Manual Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Rio de Janeiro: IBAM, 2001. 200 p.

MELO, G.M.P., MELO, V.P., MELO, W.J. Compostagem. Jaboticabal, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, 2007. 10p.

ZUCCONI, F. & BERTOLDI, M. Composts specifications for the production and characterization of composts from municipal solid waste. In: DE BERTOLDI, M.; FERRANTI, M.P.; L'HERMITE, P. & ZUCCONI, F., eds. Compost: Quality and use. London, Elsevier Applied Science, 1987. p.30-50.