ÁREA: Ambiental
TÍTULO: VISÃO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE PONTES E LACERDA - MT SOBRE AS SACOLAS PLÁSTICAS
AUTORES: Mota, L.A. (IFMT-FO/PL) ; Miranda, L.M. (IFMT-FO/PL) ; Alves, N.O. (IFMT-FO/PL) ; Albacete, S.L. (IFMT-FO/PL)
RESUMO: Estamos vivenciando um tempo de grande preocupação ambiental, pois o planeta Terra vem se transformando devido às ações antrópicas. Para discutir sobre esta transformação, é preciso compreender sua causa. Portanto, este projeto tem enfoque na questão das sacolas plásticas, que possui um papel de grande importância na transformação do meio ambiente. Para tanto, usou de pesquisa quantitativa e qualitativa com os alunos do ensino médio do município de Pontes e Lacerda - MT, a fim de compreender qual a visão do jovem estudante sobre as sacolas plásticas.
PALAVRAS CHAVES: Sacolas Plásticas; Meio Ambiente; Consciência Ambiental
INTRODUÇÃO: Vivemos em um mundo globalizado, no qual necessitamos de bens e serviços que possam garantir nossas necessidades de sobrevivência, sendo que a maior parte desses bens e serviços é retirada da natureza. As sacolas plásticas foram introduzidas no cotidiano das pessoas a partir da década de 70, com a finalidade de transportar mercadorias em pequenas quantidades, além de oferecer comodidade para os consumidores e se instituir um meio de propaganda para seus distribuidores (GUIMARÃES et al., 2009). As sacolas plásticas são fabricadas a partir de uma resina sintética derivada do petróleo não biodegradável, consumindo assim, muitos anos para seu desaparecimento parcial do meio ambiente. Como a matéria-prima para a fabricação das sacolas são os combustíveis fósseis, consequentemente emite para atmosfera, no processo de degradação, grande quantidade de gás carbono – apontado como um dos grandes problemas ambientais da atualidade. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados, somente no Brasil são consumidas 12 bilhões de sacolas plásticas ao ano, cerca de 66 unidades ao mês por cada brasileiro (O Globo ONLINE apud GUIMARÃES et al., 2009). Deste modo, observa-se que as sacolas plásticas não possuem somente custo financeiro, mas principalmente ambiental. Sendo assim, este projeto teve como objetivo realizar levantamento sobre o uso, a destinação e a visão sobre as sacolas plásticas com os estudantes do ensino médio de Pontes e Lacerda – MT, em escolas de ensino público (estadual e federal) e privado.
MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa com os estudantes do ensino médio do município de Pontes e Lacerda – MT, no mês de junho de 2012, no qual foram aplicados questionários a 110 alunos de três escolas: uma federal, uma estadual e uma privada. O questionário era constituído de dez perguntas objetivas relacionadas com o uso e o destino e das sacolas plásticas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em pesquisa realizada, notou-se que os estudantes possuem consciência de que as sacolas plásticas são prejudiciais e causam impactos ao meio ambiente, ficando evidente na pergunta em que 95% dos alunos entrevistados afirmam que as sacolas plásticas são prejudiciais ao ambiente. Quando questionados se conheciam qual o tempo de vida útil das sacolas plásticas, 88% dos entrevistados afirmam desconhecerem. A falta de informação sobre o descarte das sacolas é apontada por 86% dos pesquisados. Em seguida, foi arguido sobre a responsabilidade de informar o descarte correto das sacolas, sendo que atribuíram esta responsabilidade ao/à: poder público (56%), própria comunidade (25%), comércio (12%) e outros (7%). Quando perguntados se houvessem descarte adequado de sacolas no município, 91% disseram que contribuiria separando as sacolas plásticas do lixo comum. Outra questão estava relacionada sobre a extinção das sacolas plásticas, no qual 67% deles se mostraram contrários. Na pesquisa, ainda se buscava saber quantas sacolas os alunos usavam mensalmente, dos quais: 50% usavam mais de 50 sacolas, 22% utilizavam 30 sacolas e 28% com uso de até 20 sacolas. Para saber se os alunos trocariam as sacolas plásticas por sacolas biodegradáveis, mesmo com custo, 72% deles se mostraram favoráveis.
CONCLUSÕES: Foi possível observar que os alunos do ensino médio do município de Pontes e Lacerda - MT possuem a consciência de que as sacolas plásticas são prejudiciais ao meio ambiente, além de que precisam de maiores informações quanto ao uso e destinação correta das sacolas. Outro aspecto notadamente importante é que estes estudantes estão dispostos a mudar seus hábitos, contribuindo para a conservação ambiental.
AGRADECIMENTOS: Ao IFMT-FO/PL pelo apoio nesta pesquisa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GUIMARÃES, L. D. D.; ALBUQUERQUE, E. C. B. S. Embalagens plásticas num contexto maior. 2009.
MARTINS, C. T.; JESUS, A. S.; REGINI, G. Percepção ambiental sobre o uso de sacolas plásticas. In: X ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS GRADUAÇÃO. 2009.
SANTANA, M. C. Impacto ambiental causado pelo descarte de embalagens plásticas - Gerenciamento de riscos. São Paulo, 2009. 90p. Monografia - Centro Tecnológico da Zona Leste / Faculdade de Tecnologia da Zona Leste.
VIANA, M. B. Sacolas plásticas: aspectos controversos de seu uso e iniciativas legislativas. 2010.