ÁREA: Ambiental
TÍTULO: Educação ambiental em uma escola no município de Esperança PB.
AUTORES: Alves, H.G. (UFCG) ; Santos, J.C.M. (UFCG) ; Sales, E.M. (UFCG) ; Silva, V.M. (UFCG) ; Costa, A.B. (UFCG) ; Oliveira, F.S. (UFCG)
RESUMO: A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que envolvem
conjunto de fatores do universo educativo, potencializando o engajamento dos
diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade
universitária numa perspectiva interdisciplinar(JACOBI, 2003). Medidas sociais
podem ser tomadas para a existência e prática da educação ambiental como higiene
pessoal, coleta seletiva e cuidados com o ambiente. Assim, o presente trabalho
trata da educação ambiental em uma escola no município de Esperança PB. Viu-se
que medidas já foram tomadas por um dos docentes da escola, porém por falta de
conscientização dos alunos, as práticas não foram seguidas, assim seria
necessária uma conscientização de toda a escola para depois inserir medidas
ambientalistas
PALAVRAS CHAVES: educação ambiental; meio ambiente; município de Esperança
INTRODUÇÃO: A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação
permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, envolve uma necessária
articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A dimensão
ambiental configura-se crescentemente como uma questão que envolvem conjunto de
fatores do universo educativo, potencializando o engajamento dos diversos
sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade
universitária numa perspectiva interdisciplinar. Nesse sentido, a produção de
conhecimento deve necessariamente contemplar as inter-relações do meio natural
com o social, incluindo a análise dos determinantes do processo, o papel dos
diversos atores envolvidos e as formas de organização social que aumentam o
poder das ações alternativas de um novo desenvolvimento, numa perspectiva que
priorize novo perfil de desenvolvimento, com ênfase na sustentabilidade
socioambiental. (JACOBI, 2003)Mediadas sociais podem ser tomadas para a
existência e prática da educação ambiental, dentre elas, a higiene pessoal,
coleta seletiva, limpeza e cuidados com o ambiente em que a pessoa se encontra
diariamente. Diante desta temática vê-se a grande importância do estudo e
conscientização para os seres humanos de práticas ambientais.Diante do exposto e
da relevante importância da educação ambiental o presente trabalho tem a
finalidade de apresentar uma escola no município de Esperança PB, onde se fez
uma pesquisa de campo e questionaram-se alguns funcionários a cerca do assunto.
Notou-se uma total ausência de educação ambiental, tanto por parte dos alunos
como de alguns docentes, que mesmo com uma proposta ambiental feita por um
professor docente da escola a educação ambiental ainda é ausente e não vem sendo
praticada, nem ensinada na escola.
MATERIAL E MÉTODOS: Para realização de nosso estudo, foi primeiramente feita uma revisão bibliográfica
a cerca das questões ambientais, além de uma visita a escola do município de
Esperança onde foram feitas perguntas a professores e alunos a cerca de como o
meio ambiente é tratado na escola.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados levantados na escola apontam para uma falta de interesse dos alunos e
professores, uma vez que o Professor Graduado em Geografia pela UEPB teve a
iniciativa de motivar a prática de educação ambiental, propondo uma coleta
seletiva e também propondo com lixo orgânico, fazer adubo e utilizar em uma
pequena horta que poderia ser criada em alguns locais da escola que encontram
inutilizados.
Nota-se, portanto, que a falta de educação ambiental na escola é uma questão de
a falta de conscientização, uma vez que algumas medidas iniciais para
ambientalização já foram implementadas na escola, porém não foram praticadas,
assim seria necessária uma conscientização para os alunos, onde a mesma poderia
ser tratada em sala de aula.
CONCLUSÕES: Apesar de um dos professores que trabalha na escola, já ter feito uma proposta
para iniciar a educação ambiental na mesma, uma falta de conscientização impediu
que a mesma fosse realizada, assim necessita-se antes de implementação de qualquer
que seja a medida ambientalista, uma conscientização em toda a escola, esta
poderia ser realizada através de palestras, ou até mesmo em sala de aula.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: JACOBI, P. EDUCAÇÃO AMBIENTAL,CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE. Cadernos de Pesquisa, n. 118, março/ 2003.
MUNHOZ, Tânia. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental.