ÁREA: Ambiental

TÍTULO: A QUALIDADE DA ÁGUA POTÁVEL DO MUNICÍPIO DE GUARANTÃ DO NORTE

AUTORES: Bohrer, L.F. (IFMT) ; Oliveira, T.A. (IFMT) ; Maestre, C.S. (IFMT) ; Silva, G.C. (IFMT) ; Paulo, C.Z.O. (IFMT)

RESUMO: A água é fundamental para a sobrevivência humana, e manter uma qualidade em relação à água que é consumida pela população uma forma de proteção e prevenção a saúde. Tendo como objetivos: Identificar as condições de armazenamento da água na estação de tratamento; Analisar a qualidade físico-química e biológica da água distribuída á população; Detectar com que freqüência é feita a analise da qualidade da água pela estação de tratamento de água (ETA); Realizou-se uma visita na estação de tratamento de água(ETA) , onde se verificou in loco como é realizado o tratamento e análise da água que chega até as residências, bem como o espaço de tempo em que se realizam as análises. Constatou-se que a água tratada na estação de tratamento de água (ETA) está adequada ao consumo humano.

PALAVRAS CHAVES: ÁGUA; QUALIDADE; TRATAMENTO

INTRODUÇÃO: Nosso planeta tem 70% da superfície coberta por água, daí ser conhecido como o Planeta Azul e 30% de terras propriamente dito. No entanto, de toda essa massa líquida, apenas 3% é água doce, incluindo já a que está congelada nas calotas polares.A Água é patrimônio de todos como comprova Doneganazo ( 2004,CNBB): A água foi sempre considerada como um “bem público”, porque é direito e patrimônio de todos os seres vivos: os seres humanos, os animais e os vegetais. A água está diretamente ligada à vida. Podemos ficar semanas sem comer, mas, sem tomar líquidos, uma criança morre dentro de cinco dias e um adulto, dez. Até mesmo no nosso corpo, a maior parte, em média 70%, é formado por água, que são perdidos e repostos constantemente pelo nosso organismo.Essa porcentagem esta dividida em varias partes do nosso corpo como: cérebro cabelos, unhas, ossos, enfim, em todos os sistemas e órgãos que formam o organismo humano. A água tratada é utilizada com receio pela população Guarantaense, a intenção com a realização desse trabalho é esclarecer a população da importância de utilizar água tratada, conhecer como funciona o tratamento da água na cidade de Guarantã do Norte, se existe ou não algum tipo de irregularidade, e se está dentro dos padrões exigido pelas autoridades sanitárias. Nesse trabalho foi abordando a importância não apenas do tratamento de água para torná-la potável, mas também sensibilizando a população local da importância da economia dessa água, pois é evidente que a água é um bem natural renovável, mas que requer um controle na sua utilização sendo a matéria fundamental para a vida humana, animal e vegetal. Dessa forma, justifica-se a importância desse trabalho, que contribuirá de forma efetiva com a saúde da população local.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a presente pesquisa, realizou-se uma visita na estação de tratamento de água do município de Guarantã do Norte, onde se verificou "in loco" como é realizado o tratamento e análise da água que chega até as residências, bem como o espaço de tempo em que se realizam as análises.Na visita, foi observado a situação física dos locais de armazenamento e verificou-se as análises existentes na estação de tratamneto. Realizou-se uma entrevista com o responsável pela estação de tratamento com perguntas abertas. Os dados coletados através da visita in loco e entrevista foram apresentados e analisados para apresentação dos resultados da pesquisa. Para apresentação dos dados foram elaborados gráficos com os resultados das análises químico-fisicas da água que é distribuida a população guarantaense.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados atenderam aos objetivos propostos, sendo que foi constatado que o local físico onde a água é armazenada está em bom estado de conservação. As qualidades físico-químicas e biológicas atendem aos padrões de qualidade. As análises de controle de Ph, turbidez, cloração e quantidade de reagente são realizadas a cada duas horas na própria estação de tratamento e a cada trinta dias é encaminhada para Cuiabá amostras para analise de coliformes totais e térmotolerantes, realizada de acordo com a solicitação de quaisquer de seus usuários.Assim, pode-se concluir que a água distribuída no município de Guarantã do Norte atende aos padrões exigidos para a água potável, de acordo com a portaria nº 2914 de 12 de dezembro de 2011 do MINISTÉRIO DA SAÚDE, em relação aos parâmetros físico-químico e bacteriológicos.

CONCLUSÕES: Podemos concluir com a presente pesquisa que a àgua distribuida a população do Município de Guarantã do Norte pela estação de tratamento "Águas de Guarantã" atendem aos padrões de qualidade e estão adequadas ao consumo humano. Concluímos também que o local de armazenamento está adequado para tal fim. Portanto a população podrá consumir a água distribuída sem receios.

AGRADECIMENTOS: A Águas de Guarantã, estação de tratamento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DONEGANAZO, 2004.CNBB,

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Saúde.Municipalização da Vigilância Sanitária. Cuiabá: SES, 2001.