ÁREA: Ambiental

TÍTULO: Química no ensino de educação ambiental: utilização da experimentação Química nas aulas de educação ambiental.

AUTORES: Rosa da Silva, A.C. (UNIVASF) ; dos Santos, L.R. (UNIVASF)

RESUMO: A Química está diretamente inserida em nosso cotidiano, e sua forma mais evidenciada está no meio ambiente. Quer sejam naturais ou consequência da ação humana, os fenômenos estão presentes em nosso dia a dia, às vezes até sem percebermos. Inserir a Química experimental no ensino da Educação Ambiental pode propiciar ao estudante a ampliação do conhecimento sobre o meio ambiente e seus problemas, os quais afetam direta ou indiretamente a vida humana. A experimentação Química introduzida à educação ambiental vem ser uma possível alternativa para conscientizar os alunos, bem como, solucionar os problemas ambientais que hoje afetam a vida na terra, tais como: chuvas ácidas, contaminação do solo, da água e da atmosfera por poluentes tóxicos ou fotossensíveis.

PALAVRAS CHAVES: QUÍMICA; EDUCAÇÃO AMBIENTAL ; QUÍMICA EXPERIMENTAL

INTRODUÇÃO: O ciclo da água, essa grande “máquina térmica” tocada à energia solar, além de alimentar os rios, e com eles a fertilização agrícola pela irrigação das margens, gera o meio dinâmico onde vivem os peixes, que também são alimento. Uma vez represado em grandes comportas, esse mesmo ciclo possibilita a hidroeletricidade. Os mais diversos processos industriais utilizam a água, seja diretamente, seja para a limpeza ou para refrigeração (PCNs, 1989). A água é essencial à vida e ao desenvolvimento da espécie humana, e atender as necessidades de abastecimento diário de uma população tem se tornado cada dia mais difícil. A atividade humana principalmente em áreas urbanizadas tem sido a grande agente geradora de resíduos, que traz sérias consequências ao meio ambiente. A água doce disponível hoje pra a população do planeta representa cerca de 3% do volume total existente. Diante desta escassez e necessidade de recursos hídricos, estão sendo desenvolvidas várias alternativas para o tratamento de águas residuais. A articulação entre Química experimental e Educação ambiental visa mostrar que a obtenção e o tratamento da água potável podem ser trabalhados, dado margem a experimentação Química de baixo custo e compreensão dos processos envolvidos na purificação da água.

MATERIAL E MÉTODOS: Diante esta problemática realizamos uma aula expositiva a cerca da educação ambiental na região de São Raimundo Nonato (PI) e introduzimos nesta a experimentação como possível alternativa de mudança no quadro da poluição das águas na região. Trabalhamos então com os alunos do 9º ano da Unidade Escolar Maria de Castro Ribeiro a eletrofloculação, que é um método de simples operação e eficácia observada em curto espaço de tempo na remoção de poluentes de águas residuais. O objetivo deste experimento atrelado a didática ambiental, é mostrar para os alunos que é possível a descontaminação da água pela eletrofloculação e ainda utilizando materiais práticos, de fácil acesso e baixo custo visando despertar um olhar mais crítico e coerente no aluno para a temática ambiental. Os materiais utilizados foram: 30 ml de H2O (água), uma bateria de 9 V, 2 pregos comuns, 2 fios de cobre (de 20 cm aproximadamente), 2 garras do tipo “jacaré”, 1 béquer de 50 ml (ou um copo de vidro), cloreto de sódio (sal de cozinha), corante alimentício ou 100 mg de café ( ou uma colher de sopa) ou refrigerante do tipo “cola”, filtros de papel de poro fino e coador de café. Neste experimento montamos um sistema onde os pregos funcionarão como ânodo e cátodo que estarão ligados a bateria pelos fios de cobre. Os pregos (devem estar separados para que não haja curto-circuito) estarão parcialmente mergulhados na água com o corante que foi depositado no béquer ou copo de vidro. O ânodo passa a sofrer oxidação e o cátodo passa a produzir hidrogênio, o corante começa a muda de cor ao redor do cátodo e em poucos minutos há uma produção de lama suficiente para absolver a maior parte do corante (que seriam as impurezas da água). Após este processo é só agitar a substância, joga-la no coador e coletar a água limpa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nesta aula tivemos o prazer de discutir com os alunos quais os objetivos da educação ambiental no ensino inserindo experimentação Química no contexto, para que seja incentivado o interesse pela Química desde sedo. Além disso, foram discutidos os objetivos da Educação Ambiental no Ensino de Ciências, como disseminar o conhecimento sobre o meio; como conscientizar a preservação do meio ambiente; como despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio; como tentar desfazer a visão antropocêntrica, dando importância a natureza, da qual o homem é parte integrante; e como transparecer para o aluno que meio ambiente deve ser preocupação de todos e ainda que temos formas alternativas para combater os prejuízos causados pela ação humana tendo como base a Química experimental alternativa e de baixo custo. Como futuros professores de Ciências, temos então, o papel de fazer com que na escola, a Educação Ambiental seja disseminada como parte de um contexto escolar, introduzindo em suas aulas a importância de se trabalhar Educação Ambiental sem esquecer-se de trabalhar a temática em paralelo com outras disciplinas, como sugerido pelos PCNs. Como resultado desta discursão, temos que, foi significativo o interesse dos alunos pela inserção da experimentação em sala de aula, o aproveitamento e aprendizagem aumentaram diante das tentativas anteriores. O despertar da curiosidade do aluno passa a ser um incentivo a mais para que a experimentação continue não só no ensino da educação ambiental mais também no próprio ensino de Química.

CONCLUSÕES: A utilização deste experimento em sala de aula visa alertar os estudantes bem como os professores de como o ser humano vem utilizando e se apropriando dos recursos naturais, sem perceber a dimensão dos problemas que tem causado a hidrosfera. A inserção da experimentação química em sala de aula é uma alternativa de incentivo a aprendizagem do aluno, e trabalhar educação ambiental com química experimental vêm ser uma solução salutar, para que seja evidenciado que o ser humano pode reverter as ações causadoras de problemas ao meio ambiente.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia, Ministério da Educação. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. In: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília, 1999.

NÓBREGA, Olímpio Salgado. Química, volume único: Química Ambiental (Ensino Médio). Ed. Ática. São Paulo, 2005.

Sociedade Brasileira de Química (org.). A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. Organizador: Sociedade Brasileira de Química. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010.