ÁREA: Ambiental
TÍTULO: BENEFÍCIOS AMBIENTAIS DA COLETA SELETIVA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE CAMARAGIBE – PE
AUTORES: Fernandes, E.L. (FAMASUL) ; Tavares, L.L.P. (FAMASUL) ; Silva, G.E.S. (FAMASUL) ; Ardilles, S.L. (FAMASUL) ; Anderson, F.S.S. (FAMASUL) ; Oliveira, I.D. (FAMASUL) ; Silva, A.S.F.S. (FAMASUL)
RESUMO: Atualmente vários fatores contribuem na degradação do Meio Ambiente, entre eles, o grande crescimento populacional e o não uso sustentável dos recursos naturais, em detrimento desses e outros fatores determinam um processo constante de degradação do Meio Ambiente com situações agravantes principalmente na qualidade de vida dos seres humanos. Dessa forma, surge então, a “Reciclagem a partir da Coleta Seletiva” como uma possível solução para diminuir essa degradação. A Reciclagem de Resíduos Sólidos no Brasil está em evolução, pela necessidade do povo, no caso, catadores por trabalho e renda e pela exaustão dos recursos naturais. Este trabalho tem como objetivo mostrar, os benefícios ambientais e econômicos, no tratamento e reciclagem dos resíduos sólidos no Município de Camaragibe – PE.
PALAVRAS CHAVES: Catadores; Coleta seletiva; Recursos Naturais
INTRODUÇÃO: Resíduos sólidos são produtos gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos como computadores, automóveis, aparelhos celulares, eletrodomésticos. No entanto, estes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para isso, é necessário que haja nas cidades um sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo, cidades não adeptas a esse processo, acabam poluindo o meio ambiente.
Nesse caso a coleta seletiva passa a ser fundamental, proporcionando um desenvolvimento socioeconômico dos catadores e diminuindo a quantidade de resíduos depositados nos Aterros, resultando na diminuição dos custos dos serviços de limpeza pública do Município de Camaragibe-PE.
MATERIAL E MÉTODOS: Fez-se um levantamento através do envio de um questionário junto à Prefeitura Municipal de Camaragibe em 16/12/2011, para recolher informações sobre a população do Município, gastos com a coleta de lixo e quantidade de famílias de catadores residentes na cidade.
A pesquisa enquadrou-se como um estudo de caso, testando as hipóteses de tratamento dos resíduos sólidos do município em contrapartida dos benefícios econômicos e ambientais da coleta seletiva com catadores.
Segundo Roesch (1999) “o estudo de caso como uma estratégia de pesquisa pode ser utilizado de modo exploratório. Em seguida elaborou-se um questionário para realização de entrevistas com os comerciantes de materiais recicláveis do Município com a finalidade de buscar as seguintes informações de Camaragibe:
• Receita auferida pelos comerciantes com a revenda dos materiais recicláveis;
• Quantidade e tipo de resíduos sólidos coletados e comercializados pelos catadores.
A entrevista foi realizada no último bimestre do ano de 2010, onde esses comerciantes foram localizados através da convivência comunitária com os catadores e de pesquisa de campo. O uso da técnica de entrevista deve-se a necessidade do diálogo entre o relator do trabalho e a fonte da informação, pois se trata de uma coleta de dados sobre o trabalho de pessoas (catadores) que possuem um nível de escolaridade mais baixo. “Pode-se definir entrevista como a técnica de pesquisa em que o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe formulam perguntas, com o objetivo de obtenção dos dados que interessam à investigação” (Gil,1999).
O estudo foi realizado nos primeiros dois meses de 2011, onde chegou-se a um conjunto de informações de grande relevância sobre os resíduos sólidos do Município, possibilitando uma análise econômica/ambiental.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A atividade de compra e venda de materiais recicláveis em Camaragibe está dividida em quatro estabelecimentos localizados nos seguintes Bairros: Céu Azul, Jardim Primavera, Alberto Maia, Timbi. As entrevistas ocorreram durante os meses de outubro e novembro de 2011, onde forma levantadas as seguintes informações sobre o comércio de materiais recicláveis.
Análise dos Benefícios da Coleta Seletiva em Camaragibe-PE
A Prefeitura Municipal de Camaragibe realiza a coleta, transporta e deposita no seu Aterro Sanitário 3200 toneladas mensais de lixo de Camaragibe o que nos leva a um gasto público de R$ 120,60/tonelada. (IBGE, 2011).
Benefício Ambiental da Coleta Seletiva
Camaragibe produz aproximadamente 2400 toneladas mensais de resíduos sólidos, onde 90% (colocar os 90% de 2400) são resíduos sólidos orgânicos e recicláveis, os quais poderiam ser reaproveitados através da compostagem e reciclagem, resultando assim no Benefício Ambiental e prolongando a vida útil do Aterro sanitário. (IBGE, 2011)
Em seguida será apresentada uma equação que estimará o Benefício Ambiental da implantação da coleta Seletiva de Resíduos Recicláveis e Orgânicos em Camaragibe-PE.
BA=LAS – RS
Onde:
BA=Benefício Ambiental da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos (toneladas);
LAS= lixo enviado para o Aterro Sanitário (toneladas)
RS= Potencial de Resíduos Sólidos (toneladas).
TABELA 01
Resíduos sólidos comercializados em Camaragibe-PE
Gráfico 01
: Materiais Recicláveis coletados em Camaragibe-PE
CONCLUSÕES: Percebe-se então, que através da análise do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Município de Camaragibe – PE descobrimos uma forma bastante efetiva de motivar as autoridades competentes desse Município que a partir da coleta seletiva de materiais recicláveis com catadores, produtos podem ser aproveitados gerando renda e emprego no local.
AGRADECIMENTOS: Prefeitura de Camaragibe PE, Capes , Facepe
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS- 10004: Resíduos sólidos- Classificação.Rio de Janeiro: ABNT,1987.
BIDONE, Francisco Ricardo Andrade; POVINELLI, Jurandir. Conceitos básicos de resíduos sólidos.São Carlos: EESC/USP.1999.
CASA DO PSICÓLOGO. A solução é reduzir, reaproveitar e reciclar.Acesso em: 15 de Dezembro 2010.
Gil, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed.São Paulo: Atlas 2002
Gil, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed.São Paulo: Atlas,1999.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estimativas populacionais por município. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1961&id_pagina=1. Acesso em: 28 de janeiro 2011.
ROESCH, S. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 1999.
Sacolas feitas com papel reciclável, imagem. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/reciclagem/. Acesso em: 28 de janeiro de 2011
Símbolo da reciclagem por material, imagem. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/reciclagem/. Acesso em: 28 de janeiro de 2011