ÁREA: Ambiental
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁTICA NA CONSCIENTIZAÇÃO PARA A RECICLAGEM DE LIXO
AUTORES: Ribeiro, R.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Barbosa, M.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Bastos, J.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Feitosa, M.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Sousa, L.F.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Almeida, J.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS)
RESUMO: A discussão sobre a produção de lixo é tema muito atual na sociedade. Diante dessa
problematização surge a ideia do projeto Cimba Recicla na Universidade Federal do
Tocantins, que visa desenvolver ações de conscientização ambiental e formas de
reciclar o lixo produzido no Campus Universitário de Araguaína. Em pouco mais de
um ano de atividades (2011 e 2012) foram feitas várias ações dentro e fora da
Universidade: ações solidárias, palestras, mesas redondas, seminários, oficinas e
divulgação via internet e nos murais do Campus. Essas ações mostraram ao grupo, a
Universidade e a comunidade de seu entorno formas de contribuir com a preservação
do meio ambiente através da reciclagem de materiais.
PALAVRAS CHAVES: Materiais recicláveis; Universidade; Meio ambiente
INTRODUÇÃO: As questões ambientais estão cada vez mais presentes nos temas discutidos pela
sociedade. Um dos pontos centrais dessa discussão trata da produção de lixo. Com
o aumento da população há consequentemente o aumento na quantidade de lixo
(MUCELIN, 2008). Esse crescimento é percebido em diversos locais, sendo um deles
a própria Universidade onde se observa uma grande quantidade de papéis e
plásticos nas lixeiras.
Seria muito interessante se essa produção de lixo, da Universidade, fosse
encaminhada para empresas que fazem a reciclagem desses materiais. Dentro desse
contexto, a educação pode ser uma importante ferramenta. É nesse sentido que
Gazzinelli (2001) sugere que:
“[...] Por meio dela [a educação], torna-se possível reconstruir uma idéia do
lixo mais compatível com a nova tendência mundial, pelo menos em discurso, de
atuar sobre a produção do lixo. Para tanto, torna-se necessário que cada um
comece com uma reflexão sobre a produção de lixo em sua casa; fique atento ao
desperdício tão comum em nossa cultura e desenvolva a capacidade de julgar as
razões pelas quais determinado método de tratamento do lixo é escolhido em
detrimento de outro.”
A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que envolve um
conjunto de atores do universo educativo, potencializando a inserção dos
diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade
universitária numa perspectiva interdisciplinar. (JACOBI, 2003).
Dentro dessa perspectiva, um grupo formado por alunos e professores da
Universidade Federal do Tocantins criou o projeto Cimba Recicla com o objetivo
de desenvolver a consciência ambiental e buscar a solução para o lixo produzido
dentro do Campus Universitário de Araguaína.
MATERIAL E MÉTODOS: O projeto Cimba Recicla é formado por um grupo de estudantes dos cursos de
Biologia, Física e Química do Campus Universitário de Araguaína da Universidade
Federal do Tocantins e coordenado por uma professora do curso de Biologia. É
executado desde o início do ano de 2011. As suas ações são desenvolvidas tanto
dentro do Campus como também em escolas e cooperativas de catadores da
comunidade. O projeto compreende três fases: 1. Planejamento: no qual são
realizadas reuniões sistemáticas com o grupo e se defini as estratégias e ações
a serem executadas na fase seguinte; 2. Estudos de Caso: são feitas visitas
direcionadas a entidades de reciclagem de materiais; 3. Ação e Divulgação: nesta
fase são realizadas ações solidárias, palestras, mesas redondas, seminários,
oficinas e divulgação via internet e nos murais do Campus.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em pouco mais de um ano de atividades visitamos uma cooperativa de catadores de
materiais recicláveis da cidade. Observamos que tipo de materiais eles coletam,
como são separados e processados e conhecemos diversos produtos oriundos do
reaproveitamento dos materiais coletados pela cooperativa. Realizamos quatro
palestras apresentando o projeto e discutindo a temática reciclagem de lixo.
Organizamos um seminário no dia do meio ambiente, em 2011, que contou com uma
mesa-redonda na qual foram ministradas palestras sobre como reduzir o consumo de
materiais nocivos ao meio ambiente, como reutilizar e reciclar materiais, qual o
papel da Universidade e dos estudantes no processo de indução da reciclagem no
Campus. Durante o seminário fizemos a arrecadação de alimentos para doar a
cooperativa de catadores, que é formada por pessoas carentes da comunidade.
Nesse mesmo dia, realizamos no Campus, duas oficinas com o objetivo de induzir a
reutilização de materiais. A primeira com crianças duma escola da comunidade,
onde garrafas PET foram utilizadas para confeccionar brinquedos. A segunda, com
adultos, garrafas PET foram reaproveitadas para a confecção de móveis. Em 2012
realizamos, no dia do meio ambiente, duas oficinas em uma escola da cidade que
atende crianças carentes. Repetimos a oficina de confecção de brinquedos com
garrafas PET e aplicamos uma segunda que consistiu numa conversa sobre meio
ambiente com os alunos e na exibição de dois filmes de temática ambiental. Após
a exibição dos filmes pedimos às turmas que expressassem através de gravuras
como gostariam que fosse o meio ambiente. Além dessas ações temos um blog e um
perfil em redes sociais onde divulgamos nossas ações e outras na área ambiental
e fazemos a divulgação do projeto com cartazes nos murais do Campus.
CONCLUSÕES: As ações desenvolvidas até o momento nos mostraram ser possível realizar a
reciclagem de materiais. Essa visão nos foi proporcionado pelas palestras,
oficinas e visitas à cooperativa de catadores. Ao mesmo tempo essas ações também
nos proporcionaram mostrar a Universidade e a comunidade de seu entorno formas de
contribuir com a preservação do meio ambiente, por exemplo, reutilizando garrafas
PET’s para confeccionar brinquedos e móveis. O próximo passo será criar um modelo
de reciclagem e reutilização de papel que possa ser aplicado na Universidade e
futuramente em outros locais.
AGRADECIMENTOS: A Universidade Federal do Tocantins
A Cooperativa Maxi Mundi
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GAZZINELLI, M.; LOPES, A.; PEREIRA, W.; GAZZINELLI, A. Educação e participação dos atores sociais no desenvolvimento de modelo de gestão do lixo em zona rural em Minas Gerais. Educ. Soc. [online]. 2001, vol.22, n.74, pp. 225-241. ISSN 0101-7330. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v22n74/a13v2274.pdf>. Acesso em: Julho de 2012.
MUCELIN, C.; BELLINI, M. Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano. Soc. nat. (Online) [online]. 2008, vol.20, n.1, pp. 111-124. ISSN 1982-4513. < http://www.scielo.br/pdf/sn/v20n1/a08v20n1.pdf>. Acesso em: Julho de 2012.
JACOB, P. Educação ambiental,cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, março/ 2003. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf> Acesso em Julho de 2012.