ÁREA: Ambiental
TÍTULO: AÇÕES INTERDISCIPLINARES E CONTEXTUALIZADAS NO SEMIÁRIDO PIAUIENSE: COM APORTE NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL SUBSIDIADA PELO ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: Dias, R.R. (UNIVASF) ; Negreiros, C.R.S. (UNIVASF) ; Dias, M.K.R. (UNIVASF) ; Souza, R.P. (UNIVASF) ; Andrade, K.C. (UNIVASF) ; Cleophas, M.G. (UNIVASF) ; Nóbrega, M.L.S. (UNIVASF)
RESUMO: O município de São Raimundo Nonato está localizado no Sudeste do estado do Piauí,
o qual possui o Parque Nacional Serra da Capivara. Embora o município possua um
grande atrativo turístico, a infraestrutura é bastante precária, principalmente no
que se diz respeito ao saneamento básico, pois a cidade não possui coleta seletiva
de materiais recicláveis, tal como, o óleo de cozinha que é descartado diretamente
nos esgotos ou em terrenos baldios. Diante dessa problemática, os alunos do curso
Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São
Francisco - UNIVASF implantaram o projeto RECICLÓLEO, sensibilizando os moradores
a terem hábitos sustentáveis quanto ao destino correto do óleo de cozinha.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Reciclagem do Óleo; Sabão caseiro
INTRODUÇÃO: O projeto RECICLÓLEO foi desenvolvido no município de São Raimundo Nonato devido
possuir um baixo grau de desenvolvimento no que se refere ao saneamento básico e
qualidade da água. O município é cercado de problemas ligados a sua
infraestrutura, pois não existe acesso a um saneamento básico de qualidade, nem
tão pouco uma estação de tratamento de esgoto (ETE), além é claro, de existir
inúmeros lixões. É comum encontramos vários urubus circulando entre as ruas de
maneira explicitamente normal, isto porque, existem vários esgotos a céu aberto,
o que faz com que a população se acostume e passe a achar esse tipo de situação
comum.
Diante desta problemática, foi implantado um projeto de reciclagem do óleo de
cozinha, intitulado de RECICLÓLEO. Mesmo sabendo que a reciclagem do óleo de
fritura é um assunto comum nos dias atuais, este trabalho visou demonstrar que
tal assunto ainda não é tão peculiar entre os moradores da cidade de São
Raimundo Nonato. O projeto foi pioneiro nesta cidade e visou implantar uma
consciência ambiental nos moradores, buscando solucionar ou amenizar problemas
corriqueiros, mostrando que através de simples gestos é possível transformar
hábitos ruins em perspectivas voltadas para a melhoria da qualidade de vida das
pessoas, pautadas, no bem comum social. Com a execução do projeto, os alunos do
Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza tiveram a oportunidade de
construir uma aprendizagem significativa, pois foram capazes de atrelar o
conhecimento Químico adquirido em sala de aula com a problemática em questão.
MATERIAL E MÉTODOS: A implantação do projeto foi realizada em etapas, desde o levantamento da
problemática que seria trabalhada, até a fabricação do sabão caseiro.
Inicialmente foi realizado um diagnóstico de caráter exploratório sobre a
problemática do tema em questão nos principais estabelecimentos locais que
trabalham com a preparação e manipulação de alimentos; com donas de casa e
escolas da rede pública. Foram levantadas informações a respeito de como
descarte do óleo de cozinha vinha sendo empregado. O grupo de estudantes
orientou os personagens da pesquisa, a armazenarem de maneira correta o óleo de
fritura, ensinando-os a uma prática consciente sobre a coleta seletiva. Os
passos ensinados pelo grupo foram os seguintes:
• Óleo de fritura quente;
• Deixa-se em repouso para esfriar;
• Faz-se uma simples peneiração para retirada dos resíduos;
• Acondicionamento em garrafa PET de 2 Litros com tampa;
Para a fabricação do sabão, o grupo utilizou os seguintes reagentes: 6 litros de
óleo; 1000 g de soda cáustica (NaOH); 1 litro de água; 20 ml de essência de
lavanda e corante solúvel.
Para a execução da rota de síntese alternativa, o grupo usou materiais simples e
de fácil obtenção, como pedaço de madeira e balde de tinta, além de um funil
adaptado de garrafa PET. A preparação foi feita seguindo-se os seguintes passos:
1. Diluição da soda cáustica (hidróxido de sódio) em água;
2. Adição da soda cáustica diluída em um balde contendo 6 litros de óleo de
fritura;
3. A mistura foi mantida sob agitação manual constante durante vinte e um
minutos;
4. Adição do corante e essência;
5. Produto final adicionado numa fôrma plástica;
6. Repouso total do material por 24 horas;
7. Corte do sabão em pedaços e aplicação na limpeza de roupa e panelas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Segundo REIGOTA (2004) é por meio da Educação Ambiental em todos os níveis
sociais, intelectuais, técnicos e científicos que podemos atingir a meta do
desenvolvimento sustentável, criando condições para a sobrevivência futura. Este
trabalho promoveu uma ação interdisciplinar e contextualizada com o lócus da
pesquisa. O Projeto RECICLÓLEO demonstrou a comunidade que o fato de não jogar
óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de cidadania.
De acordo com CALDERONI , quando óleo é descartado em ambientes aquáticos impede
a entrada de luz, além de atrapalhar a troca de oxigênio (O2) com a água,
ocasionando a morte dos seres aquáticos como, peixes, plantas e micro-organismos
(CALDERONI, 2003).
Durante a produção do sabão caseiro foi possível, concomitantemente, fazer
conexões entre os conteúdos de Química Orgânica, Geral e até Inorgânica,
fortalecendo assim, o aprendizado pela união da teoria e prática. O grupo
identificou os diferentes processos Químicos que ocorreram durante a mistura dos
reagentes, observando ainda dois efeitos distintos, mediante os produtos
obtidos. Na primeira rota de síntese, foi misturada a soda cáustica no óleo e
durante um período de aproximadamente vinte minutos, já na segunda tentativa de
produção, foi adicionado o óleo de fritura na soda cáustica diluída, o tempo de
agitação manual foi reduzido a 1/2 do tempo usado na primeira rota de
preparação. Em ambos os processos foram agitados manualmente e
ininterruptamente, obtendo assim como melhor produto o sabão caseiro produzido
na primeira rota. Posteriormente, o grupo pretende fazer pesquisas comparativas
sobre os diferentes métodos testados durante a rota de preparo do sabão,
levantado assim, respostas sólidas sobre as observações químicas empiricamente
citadas acima.
CONCLUSÕES: A Educação Ambiental vêm se tornando essencial para a população na medida em que
ela reivindica e prepara os cidadãos para exigir justiça social, cidadania
nacional, autogestão e ética nas relações sociais e com a natureza (BOFF, 2004). A
execução deste projeto foi enriquecedora para o grupo e a população em geral. A
partir da demanda gerada pelo problema ligado ao descarte do óleo de fritura
usado, foi possível atrelar conhecimento científico, consciência ambiental e
ética. A ação coletiva motivou a população em mudar suas ações e com isso, termos
um ambiente pautado na sustentabilidade.
AGRADECIMENTOS: Ao Grupo de Pesquisa NESA (Núcleo de Estudo em Sustentabilidade e
Ambientalização), que vem promovendo mudanças sustentáveis no semiárido Piauiense.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 11ª ed. Petrópolis - RJ:Vozes, 2004.
CALDERONI, S. Os Milhões Perdidos no Lixo. 1° Edição. São Paulo: Humanistas Editora, 2003.
REIGOTA, M. Meio Ambiente e representação social. 6ºed. São Paulo: Cortez, 2004