ÁREA: FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química
TÍTULO: Feliz Itinerante: em busca da sustentabilidade
AUTORES: Berres, B. (IFRS - CAMPUS FELIZ) ; Kaspari, P.E. (IFRS - CAMPUS FELIZ) ; Theissen, I.F. (IFRS - CAMPUS FELIZ) ; Maurer, L.S. (IFRS - CAMPUS FELIZ) ; Lauxen, C.H. (IFRS - CAMPUS FELIZ) ; Portes, E.V.S. (IFRS - CAMPUS FELIZ) ; Benetti, T. (IFRS - CAMPUS FELIZ)
RESUMO: Feliz Itinerante é um projeto interdisciplinar de Química e Artes que propõe a
divulgação da Educação Ambiental e da química através de ações que possibilitem
promover a cidadania e a sustentabilidade no município de Feliz. O projeto foi
desenvolvido por alunos do Ensino Médio do IFRS - Câmpus Feliz. Diferentes ações
foram realizadas para atingir pessoas com diversos níveis de escolaridade e
integrar o ensino, a pesquisa e a extensão. A interdisciplinaridade e a
contextualização auxiliaram nas dinâmicas, oficinas, experimentos e aulas. A
análise de questionários abertos e fechados possibilitou a avaliação das ações. O
projeto propiciou a criação de um jogo didático e um blog. A proposta apresentada
foi desenvolvida com sucesso e teve grande aceitação do público envolvido.
PALAVRAS CHAVES: Química; Educação Ambiental; Sustentabilidade
INTRODUÇÃO: Apesar da mídia sempre abordar o tema sustentabilidade, a maioria das pessoas
não tem informações suficientes a respeito do desenvolvimento sustentável. A
sustentabilidade engloba aspectos ambientais, econômicos e sociopolíticos. Sendo
assim, o desenvolvimento sustentável deve garantir a satisfação das necessidades
presentes sem comprometer a satisfação das necessidades das futuras gerações
(FERREIRA et al, 2010).
A educação ambiental é um importante instrumento de gestão ambiental, pois
indica um caminho para o desenvolvimento sustentável. O fator cultural deve ser
o ponto de partida deste caminho para que se tenha uma mudança efetiva.
(SEIFFERT, 2010).
A química é uma ferramenta que possibilita compreender as questões ambientais e
suas possíveis soluções (SPIRO, 2009). Dessa forma, a educação ambiental pode
ser relacionada com a química para propiciar uma análise crítica e reflexiva do
ambiente com o objetivo de construir uma sociedade ambientalmente e socialmente
sustentável (RAMOS, 2009).
Nesse sentido, é determinante a interação da escola com a comunidade e outras
instituições a fim de que o contato e a parceria tragam uma rica contribuição
coletiva do conhecimento e da realidade. Para isso, alunos e professores devem
realizar projetos interdisciplinares que possam repercutir dentro e fora da
escola proporcionando o bem estar da comunidade e formando cidadãos críticos,
reflexivos e participativos (PCN, 1998, 1999; MELLO, 2004). O objetivo deste
projeto interdisciplinar de Química e Artes é promover a cidadania e
sustentabilidade no município de Feliz, articulando a educação ambiental e a
química. O projeto itinerante apresenta diferentes ações para atingir pessoas
com diversos níveis de escolaridade e integrar ensino, pesquisa e extensão.
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado por cinco alunos do primeiro e segundo ano do Curso
Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio
Grande do Sul, IFRS – Câmpus Feliz, com a orientação das professoras de Química
e Artes.
Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a
sustentabilidade partindo de livros, artigos e internet. A segunda etapa
consistiu de um passeio no município de Feliz para observação da realidade
local. A partir daí, foram selecionadas ações sustentáveis que poderiam ser
relacionadas com conteúdos de aulas de ciências e química através de
contextualização e transposição didática.
Os temas coleta seletiva, 5Rs, água, alimentos orgânicos, agrotóxicos,
compostagem, poluição, entre outros foram abordados através de aulas, dinâmicas,
oficinas, cartilhas e experimentos.
As ações foram desenvolvidas nas escolas Estaduais Bernardo Petry, Professor
Jacob Milton Bennemann e no Clube de Mães. Foram distribuídos questionários
antes e depois dos encontros para percepção da interferência das ações nos
participantes das mesmas. As atividades realizadas nas aulas práticas foram:
testes de receitas utilizando cascas de frutas, produção de sabão a partir de
óleo usado, experimento de filtro de água, experimento de compostagem e oficinas
de confecção de brinquedos a partir de materiais usados.
Foi produzido um jogo didático que apresenta a sustentabilidade como tema. Para
tal, foram usados materiais de suporte ao desenho e várias linguagens
artísticas, tais como: desenho, pintura, colagem, design gráfico, utilização de
softwares específicos para tratamento de imagens.
A última etapa do trabalho foi a criação de um blog intitulado Feliz Itinerante.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A equipe do projeto Feliz Itinerante realizou dinâmicas, oficinas, aulas
teóricas, debates e aulas práticas nas escolas estaduais da região e no clube de
mães. Dessa forma foi possível atingir um público de diferentes idades e níveis
de escolaridade e perceber que é possível falar de sustentabilidade para todos,
sendo necessário para isso apenas a adaptação das ações. Nos encontros a
educação ambiental e a química foram contextualizadas através de ações
sustentáveis.
Vários conteúdos de química e educação ambiental foram envolvidos nos temas
coleta seletiva, 5Rs, água, alimentos orgânicos, agrotóxicos, compostagem,
poluição. A reflexão acerca dos temas ambientais foi estimulada em cada ação
através de questionamentos.
Nas avaliações realizadas através de questionários percebe-se que as dúvidas a
respeito de ações sustentáveis são inúmeras. De acordo com os questionários
diagnósticos a maioria das pessoas não sabe o que é sustentabilidade e que podem
contribuir para o desenvolvimento sustentável. Quando questionadas sobre a
química, a maioria respondeu que gostava de química. Assim, a química, na sua
abordagem em relação ao meio ambiente, pode se constituir num meio efetivo de
compreender, interpretar e interferir no mundo, tecendo relações contextuais
atuais sobre problemas ambientais, ações antrópicas e favorecendo a construção
de novos comportamentos em relação ao ambiente.
As dúvidas diagnosticadas pelos questionários serviram de base para elaboração
de um jogo didático que foi desenvolvido de forma original tendo como referência
apenas algumas características comuns dos jogos educativos.
O blog intitulado Feliz Itinerante é alimentado com ações realizadas pelo grupo
e informações a respeito de sustentabilidade.
CONCLUSÕES: A proposta apresentada pelo grupo foi desenvolvida com sucesso. As aulas que
relacionaram à Química e a Educação Ambiental com ações sustentáveis tiveram boa
aceitação do público escolhido. O projeto favoreceu a construção de conhecimento
significativo sobre sustentabilidade através de atividades práticas.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Ferreira V.F.; de TORRESI, S. I. C.; Pardini V.L. O que é sustentabilidade? Química Nova (Impresso), v. 33, p. 1-1, 2010.
MELLO, G. N. de; DALLAN, M. C.; GRELLET, V.. Por uma didática dos sentidos (transposição didática, interdisciplinaridade e contextualização). In: MELLO, G. N. de. Educação escolar brasileira: o que trouxemos do século XX? São Paulo: Artmed, 2004. p. 59-64.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Ensino Médio/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 2000.
RAMOS, E. S.; et al. Análise da Prática em Educação Ambiental de Professores de Química. In: 1º CPEQUI – 1º Congresso Paranaense de Educação em Química, 2009, Londrina. Anais... Londrina, 2009.
SEIFFERT, M. E. B. Gestão Ambiental: instrumentos, esferas de ação e educação ambiental. São Paulo: Atlas, 2010.
SPIRO, T. G.; STIGLIANI, W. M. Química Ambiental. 2.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.