ÁREA: FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

TÍTULO: Feliz Itinerante: em busca da sustentabilidade

AUTORES: Berres, B. (IFRS - CAMPUS FELIZ) ; Kaspari, P.E. (IFRS - CAMPUS FELIZ) ; Theissen, I.F. (IFRS - CAMPUS FELIZ) ; Maurer, L.S. (IFRS - CAMPUS FELIZ) ; Lauxen, C.H. (IFRS - CAMPUS FELIZ) ; Portes, E.V.S. (IFRS - CAMPUS FELIZ) ; Benetti, T. (IFRS - CAMPUS FELIZ)

RESUMO: Feliz Itinerante é um projeto interdisciplinar de Química e Artes que propõe a divulgação da Educação Ambiental e da química através de ações que possibilitem promover a cidadania e a sustentabilidade no município de Feliz. O projeto foi desenvolvido por alunos do Ensino Médio do IFRS - Câmpus Feliz. Diferentes ações foram realizadas para atingir pessoas com diversos níveis de escolaridade e integrar o ensino, a pesquisa e a extensão. A interdisciplinaridade e a contextualização auxiliaram nas dinâmicas, oficinas, experimentos e aulas. A análise de questionários abertos e fechados possibilitou a avaliação das ações. O projeto propiciou a criação de um jogo didático e um blog. A proposta apresentada foi desenvolvida com sucesso e teve grande aceitação do público envolvido.

PALAVRAS CHAVES: Química; Educação Ambiental; Sustentabilidade

INTRODUÇÃO: Apesar da mídia sempre abordar o tema sustentabilidade, a maioria das pessoas não tem informações suficientes a respeito do desenvolvimento sustentável. A sustentabilidade engloba aspectos ambientais, econômicos e sociopolíticos. Sendo assim, o desenvolvimento sustentável deve garantir a satisfação das necessidades presentes sem comprometer a satisfação das necessidades das futuras gerações (FERREIRA et al, 2010). A educação ambiental é um importante instrumento de gestão ambiental, pois indica um caminho para o desenvolvimento sustentável. O fator cultural deve ser o ponto de partida deste caminho para que se tenha uma mudança efetiva. (SEIFFERT, 2010). A química é uma ferramenta que possibilita compreender as questões ambientais e suas possíveis soluções (SPIRO, 2009). Dessa forma, a educação ambiental pode ser relacionada com a química para propiciar uma análise crítica e reflexiva do ambiente com o objetivo de construir uma sociedade ambientalmente e socialmente sustentável (RAMOS, 2009). Nesse sentido, é determinante a interação da escola com a comunidade e outras instituições a fim de que o contato e a parceria tragam uma rica contribuição coletiva do conhecimento e da realidade. Para isso, alunos e professores devem realizar projetos interdisciplinares que possam repercutir dentro e fora da escola proporcionando o bem estar da comunidade e formando cidadãos críticos, reflexivos e participativos (PCN, 1998, 1999; MELLO, 2004). O objetivo deste projeto interdisciplinar de Química e Artes é promover a cidadania e sustentabilidade no município de Feliz, articulando a educação ambiental e a química. O projeto itinerante apresenta diferentes ações para atingir pessoas com diversos níveis de escolaridade e integrar ensino, pesquisa e extensão.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado por cinco alunos do primeiro e segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, IFRS – Câmpus Feliz, com a orientação das professoras de Química e Artes. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a sustentabilidade partindo de livros, artigos e internet. A segunda etapa consistiu de um passeio no município de Feliz para observação da realidade local. A partir daí, foram selecionadas ações sustentáveis que poderiam ser relacionadas com conteúdos de aulas de ciências e química através de contextualização e transposição didática. Os temas coleta seletiva, 5Rs, água, alimentos orgânicos, agrotóxicos, compostagem, poluição, entre outros foram abordados através de aulas, dinâmicas, oficinas, cartilhas e experimentos. As ações foram desenvolvidas nas escolas Estaduais Bernardo Petry, Professor Jacob Milton Bennemann e no Clube de Mães. Foram distribuídos questionários antes e depois dos encontros para percepção da interferência das ações nos participantes das mesmas. As atividades realizadas nas aulas práticas foram: testes de receitas utilizando cascas de frutas, produção de sabão a partir de óleo usado, experimento de filtro de água, experimento de compostagem e oficinas de confecção de brinquedos a partir de materiais usados. Foi produzido um jogo didático que apresenta a sustentabilidade como tema. Para tal, foram usados materiais de suporte ao desenho e várias linguagens artísticas, tais como: desenho, pintura, colagem, design gráfico, utilização de softwares específicos para tratamento de imagens. A última etapa do trabalho foi a criação de um blog intitulado Feliz Itinerante.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A equipe do projeto Feliz Itinerante realizou dinâmicas, oficinas, aulas teóricas, debates e aulas práticas nas escolas estaduais da região e no clube de mães. Dessa forma foi possível atingir um público de diferentes idades e níveis de escolaridade e perceber que é possível falar de sustentabilidade para todos, sendo necessário para isso apenas a adaptação das ações. Nos encontros a educação ambiental e a química foram contextualizadas através de ações sustentáveis. Vários conteúdos de química e educação ambiental foram envolvidos nos temas coleta seletiva, 5Rs, água, alimentos orgânicos, agrotóxicos, compostagem, poluição. A reflexão acerca dos temas ambientais foi estimulada em cada ação através de questionamentos. Nas avaliações realizadas através de questionários percebe-se que as dúvidas a respeito de ações sustentáveis são inúmeras. De acordo com os questionários diagnósticos a maioria das pessoas não sabe o que é sustentabilidade e que podem contribuir para o desenvolvimento sustentável. Quando questionadas sobre a química, a maioria respondeu que gostava de química. Assim, a química, na sua abordagem em relação ao meio ambiente, pode se constituir num meio efetivo de compreender, interpretar e interferir no mundo, tecendo relações contextuais atuais sobre problemas ambientais, ações antrópicas e favorecendo a construção de novos comportamentos em relação ao ambiente. As dúvidas diagnosticadas pelos questionários serviram de base para elaboração de um jogo didático que foi desenvolvido de forma original tendo como referência apenas algumas características comuns dos jogos educativos. O blog intitulado Feliz Itinerante é alimentado com ações realizadas pelo grupo e informações a respeito de sustentabilidade.

CONCLUSÕES: A proposta apresentada pelo grupo foi desenvolvida com sucesso. As aulas que relacionaram à Química e a Educação Ambiental com ações sustentáveis tiveram boa aceitação do público escolhido. O projeto favoreceu a construção de conhecimento significativo sobre sustentabilidade através de atividades práticas.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Ferreira V.F.; de TORRESI, S. I. C.; Pardini V.L. O que é sustentabilidade? Química Nova (Impresso), v. 33, p. 1-1, 2010.

MELLO, G. N. de; DALLAN, M. C.; GRELLET, V.. Por uma didática dos sentidos (transposição didática, interdisciplinaridade e contextualização). In: MELLO, G. N. de. Educação escolar brasileira: o que trouxemos do século XX? São Paulo: Artmed, 2004. p. 59-64.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Ensino Médio/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 2000.

RAMOS, E. S.; et al. Análise da Prática em Educação Ambiental de Professores de Química. In: 1º CPEQUI – 1º Congresso Paranaense de Educação em Química, 2009, Londrina. Anais... Londrina, 2009.

SEIFFERT, M. E. B. Gestão Ambiental: instrumentos, esferas de ação e educação ambiental. São Paulo: Atlas, 2010.

SPIRO, T. G.; STIGLIANI, W. M. Química Ambiental. 2.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.