ÁREA: FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

TÍTULO: HIBRIDAÇÃO DO CARBONO

AUTORES: Neiming, G. (IFMT) ; Lemes, M. (IFMT) ; Gonçalves, M. (IFMT) ; Alcântara, W. (IFMT) ; Alcântara, W. (IFMT)

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo facilitar a visualização das hibridações do carbono, uma vez que o mesmo possui sua importância e é um dos principais elementos, estando presente em todos os compostos orgânicos. Possui as seguintes estruturas: Sp³ (tetraédrico), Sp² (trigonal plano), Sp (linear). Os processos acima ocorrem a nível atômico, que devido ao ínfimo tamanho jamais foi visto. Com a intenção de auxiliar o entendimento do fenômeno da hibridação, este trabalho tem o objetivo de construir dois modelos macroscópicos utilizando materiais reciclados e acessíveis à comunidade geral. O primeiro modelo será feito através de bexigas, as mesmas serão modeladas para mostrar os topos de ligações que ocorrem, já O segundo modelo será representado através do isopor.

PALAVRAS CHAVES: hibridação; carbono; ligações

INTRODUÇÃO: A hibridação é uma parte da química orgânica de difícil compreensão. Devido a complexidade do assunto, este trabalho tem o objetivo de construir modelos estruturais que facilitam a compreensão das hibridações do carbono. O trabalho tem suma importância, pois, em seu desenvolvimento utiliza materiais reciclados e de fácil acesso para construir modelos macroscópicos que representam as hibridações.

MATERIAL E MÉTODOS: Os materiais utilizados serão: bexigas, arames, isopor. Tais materiais serão utilizados na construção dos modelos macroscópicos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram feitos dois testes com dez alunos, cinco assistiram a aula sem a apresentação da maquete e os outros cinco com apresentação da maquete. Foram formuladas quinze questões para saber qual é o método mais eficiente. A tabela abaixo mostra os resultados dos questionários feitos com os alunos: Com maquete Nota Sem maquete Nota Aluno 1 10 Aluno 1 9 Aluno 2 8 Aluno 2 8 Aluno 3 8 Aluno 3 7 Aluno 4 7 Aluno 4 6 Aluno 5 7 Aluno 5 6 Observou-se que a aula feita com a apresentação da maquete, os alunos tiveram um maior numero de acertos em relação aos que assistiram sem a apresentação da maquete.

CONCLUSÕES: Conclui-se que, com a maquete os alunos puderam interagir e assim compreender melhor e com mais facilidade o assunto em questão.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos aos professores Luiz Both (Química orgânica) e Manoel Silva e Souza (metodologia e elaboração de projetos).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BOTH LUIZ. Glossário de Química orgânica