ÁREA: FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química
TÍTULO: HIBRIDAÇÃO DO CARBONO
AUTORES: Neiming, G. (IFMT) ; Lemes, M. (IFMT) ; Gonçalves, M. (IFMT) ; Alcântara, W. (IFMT) ; Alcântara, W. (IFMT)
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo facilitar a visualização das hibridações do
carbono, uma vez que o mesmo possui sua importância e é um dos principais
elementos, estando presente em todos os compostos orgânicos. Possui as seguintes
estruturas: Sp³ (tetraédrico), Sp² (trigonal plano), Sp (linear). Os processos
acima ocorrem a nível atômico, que devido ao ínfimo tamanho jamais foi visto. Com
a intenção de auxiliar o entendimento do fenômeno da hibridação, este trabalho tem
o objetivo de construir dois modelos macroscópicos utilizando materiais reciclados
e acessíveis à comunidade geral. O primeiro modelo será feito através de bexigas,
as mesmas serão modeladas para mostrar os topos de ligações que ocorrem, já O
segundo modelo será representado através do isopor.
PALAVRAS CHAVES: hibridação; carbono; ligações
INTRODUÇÃO: A hibridação é uma parte da química orgânica de difícil compreensão. Devido a
complexidade do assunto, este trabalho tem o objetivo de construir modelos
estruturais que facilitam a compreensão das hibridações do carbono.
O trabalho tem suma importância, pois, em seu desenvolvimento utiliza materiais
reciclados e de fácil acesso para construir modelos macroscópicos que representam
as hibridações.
MATERIAL E MÉTODOS: Os materiais utilizados serão: bexigas, arames, isopor. Tais materiais serão
utilizados na construção dos modelos macroscópicos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram feitos dois testes com dez alunos, cinco assistiram a aula sem a
apresentação da maquete e os outros cinco com apresentação da maquete. Foram
formuladas quinze questões para saber qual é o método mais eficiente. A tabela
abaixo mostra os resultados dos questionários feitos com os alunos:
Com maquete Nota Sem maquete Nota
Aluno 1 10 Aluno 1 9
Aluno 2 8 Aluno 2 8
Aluno 3 8 Aluno 3 7
Aluno 4 7 Aluno 4 6
Aluno 5 7 Aluno 5 6
Observou-se que a aula feita com a apresentação da maquete, os alunos tiveram um
maior numero de acertos em relação aos que assistiram sem a apresentação da
maquete.
CONCLUSÕES: Conclui-se que, com a maquete os alunos puderam interagir e assim compreender
melhor e com mais facilidade o assunto em questão.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos aos professores Luiz Both (Química orgânica) e Manoel Silva e Souza
(metodologia e elaboração de projetos).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BOTH LUIZ. Glossário de Química orgânica