ÁREA: FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

TÍTULO: REUTILIZAÇÃO E APROVEITAMENTO DA ÁGUA

AUTORES: Arruda, A.B.B. (IFMT - CAMPUS BELA VISTA) ; Oliveira, A.E.W. (IFMT - CAMPUS BELA VISTA) ; Moreira, L.V. (IFMT - CAMPUS BELA VISTA) ; Santos, M.B. (IFMT - CAMPUS BELA VISTA) ; Coelho, T.N.V. (IFMT - CAMPUS BELA VISTA)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo a divulgação de algumas formas de reutilização e aproveitamento da água de modo simples e de baixo custo. Por exemplo, captação da água da chuva e a reutilização da água da máquina de lavar roupa, usando-a nas descargas e na irrigação de jardins, evitando assim o desperdício de água potável. Mostrar não só a importância do descarte de forma correta da mesma, para evitar a contaminação dos corpos d’águas em geral, como também a diminuição do gasto desnecessário de água limpa para melhor aproveitamento deste bem natural.

PALAVRAS CHAVES: captação; água; reutilização

INTRODUÇÃO: Antigamente, a humanidade não se preocupava com o destino de seus dejetos fisiológicos e era comum dar um fim indevido aos mesmos, jogando-os na rua e assim causando doenças. Com o passar do tempo as técnicas de saneamento foram aprimoradas melhorando a qualidade de vida da sociedade. Entretanto havia e ainda há um gasto excessivo de água, por meio das indústrias e residências, onde após o uso esta é levada ao esgoto para depois ser devolvida aos corpos d’água e em muitas cidades é devolvida sem tratamento adequado, causando a poluição dos cursos d’água. Pode-se citar ainda a má utilização da água limpa, pois é desnecessário o uso desta para fins como descarga, limpeza doméstica e até mesmo irrigação de jardins. A utilização da água pela sociedade sempre foi feita pensando nesta como um bem infinito e apenas a algumas décadas é que essa visão utópica começou a ser questionada e que sua disponibilidade depende de como o homem faz uso dela (MIWA, 2011). Portanto falaremos sobre o reuso desta citando alguns métodos já existentes, como: ->Reutilização da água através da captação da água da chuva A água da chuva é um recurso natural podendo ser facilmente coletada para uso caseiro, reduzindo o valor da conta mensal que é paga à companhia de saneamento da cidade (LEGAN, 2008). ->Água cinza Água cinza é aquela que sai das pias (com exceção da pia da cozinha pois esta carrega grande quantidade de matéria orgânica) dos banhos e da lavagem de roupas. Têm sabão, fibras e outros resíduos, mas não tem fezes humanas. Esta água pode ser filtrada, purificada e reutilizada para irrigação do jardim depois de passar por um filtro biológico (LEGAN. 2008).

MATERIAL E MÉTODOS: Os métodos utilizados neste trabalho são baseados no livro Soluções Sustentáveis – Uso da Água na permacultura/Lucia Legan, pesquisas, artigos e entrevista. Para a execução dos processos sustentáveis do uso da água citaremos abaixo metodologias que podem ser utilizadas para o mesmo: •Reutilização da água através da captação da água da chuva A captação da água dos telhados é uma solução prática e confiável para o abastecimento de água potável uma vez que a chuva normalmente precipita limpa. (LEGAN, 2007).Um dos modos de captação da chuva de forma mais sustentável e com um custo menor seria com o uso de calhas de garrafa pet no lugar das calhas comuns. Essas calhas conduziriam a água até os reservatórios para consumo, como irrigação de plantas, limpeza doméstica e etc (LEGAN, 2007). • Reuso da água cinza Sabendo que não há necessidade do uso de água limpa para descarga, há um método simples e de fácil implantação já executado em alguns bairros na cidade de Cuiabá e consiste no aproveitamento da água da máquina de lavar para vários fins, sendo o principal no vaso sanitário. A água usada nos últimos dois dos três ciclos da máquina de lavar é conduzida para uma caixa d’água a parte. Já a caixa principal da casa, embora ligada à caixa de reuso, fica isolada por meio de uma bóia, para não ser contaminada. A descarga, por sua vez, está garantida mesmo que não se lave muita roupa. Nesse caso, a bóia se abre e a caixa principal abastece os banheiros (GOMES, 2004).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O consumo de água pelos brasileiros é de aproximadamente 200 litros de água por dia (PINTO, 2008), sendo que com a captação da água da chuva em um reservatório com capacidade para 24 mil litros é possível utilizar 15 litros de água por dia por pessoa, diminuindo assim o uso da água tratada pela empresa de saneamento (LEGAN, 2007), como também a utilização da água cinza, que torna possível diminuir o uso de água potável para descargas sanitárias, lavagens de piso, de carros entre outros.

Gráfico

Distribuição de diversos usos de água em uma residência.

CONCLUSÕES: O reuso da água ainda não é uma atividade popular, mas aos poucos vem sendo difundida e utilizada tanto para fins econômicos com a diminuição do uso da água tratada pelas companhias de saneamento das cidades, como também para fins de sustentabilidade reduzindo a descarga de poluentes nos corpos receptores.

AGRADECIMENTOS: Cláudia Soledad Ramirez Bonilla Arruda Josita Priante Nicolau Priante

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LEGAN, L. Soluções sustentáveis – uso da água na permacultura. Pirenópolis, GO: Mais Calango Editora, 2007.

GOMES, A. Agua reciclada. 2004. 01 f. Disponível em: http://www.oeco.com.br/reportagens/37-reportagens/898-oeco_10893?format=pdf Acesso em: 02 de julho de 2012.

MIWA, F. P. Análise da problemática do reuso da água cinza em edificações residenciais. 2011. 59 f. Diplomação (Curso de engenharia civil) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/34386/000789683.pdf?sequence=1. Acesso em: 02 de julho de 2012.

PINTO, D. C. Consumo responsável: o caso da água em Porto Alegre. 2008. 71 f. Monografia (escola de administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18046/000685388.pdf?sequence=1 Acesso em: 02 de julho de 2012.

SAUTCHÚK et al.. Conservação e reuso de água – manual de orientação para setor industrial. São Paulo, SP. FIESP/CIESP. Disponível em: http://www.fiesp.com.br/publicacoes/pdf/ambiente/reuso.pdf. Acesso em: 02 de Julho de 2012.