ÁREA: FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

TÍTULO: ExpoQuímica

AUTORES: Maia da Silva, T.R. (E.E.E.P.JOSÉ MARIA FALCÃO) ; Paixão Barroso Nobre, J. (E.E.E.P.JOSÉ MARIA FALCÃO) ; Barbosa Costa, R. (E.E.E.P.JOSÉ MARIA FALCÃO) ; Girão Souza, H.L. (E.E.E.P.JOSÉ MARIA FALCÃO) ; da Costa, K.K. (E.E.E.P.JOSÉ MARIA FALCÃO)

RESUMO: O objetivo desse trabalho foi desenvolver na Escola um projeto alinhado ao Ano Internacional da Química, a fim de assegurar que os jovens sejam atraídos e mobilizados para gostar de Química e despertar o interesse pela iniciação científica. Tendo como embasamento a Coleção Química no cotidiano (2010), A Química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio (SBQ, 2010). O trabalho foi desenvolvido em uma perspectiva qualitativa, escolhendo como abordagem o trabalho por projetos, nas nove turmas de 1º,2º e 3º anos do Ensino Médio na E.E.E.P. José Maria Falcão, motivando-os a estudar Química para torná-las mais significativas no cotidiano da Escola.

PALAVRAS CHAVES: Química; cotidiano; iniciação científica

INTRODUÇÃO: O interesse de trabalhar este projeto se deve a uma série de observações registradas durante o meu exercício como professora de Química, onde o estudo da disciplina é visto pelos educandos como simples memorização de fórmulas e conhecimento isolados, além disso percebe-se a dificuldade dos professores no manuseio de substâncias para as aulas práticas, tornando assim um conhecimento árido e desinteressante. Para a maior parte dos educandos, a Química é vista como algo que deve ser memorizada e que não se aplica aos diferentes aspectos da vida cotidiana. Constata-se que as atividades didáticas são, muitas vezes, baseadas em aulas expositivas, tornando o ensino dessa disciplina desmotivante. Pensando a respeito dessas questões, por que não desenvolver uma metodologia que reúna os conceitos químicos e o desenvolvimento da capacidade de fazer julgamentos de valores e atitudes comprometidas com a sociedade em que os educandos estão inseridos. Sobretudo pela presença da ciência e da tecnologia. A construção e a mediação do conhecimento se dão através do envolvimento ativo dos alunos nas aulas, gerando um processo interativo professor-aluno. Isso gera a oportunidade para que ele expressem sua visão de mundo,o que pensam, estimulando o estudante a manifestar suas ideias. Desenvolver projetos baseados em grandes temas é uma maneira de incentivar e estimular a construção desse conhecimento. Quando se desenvolve uma atividade a partir de temáticas, propicia-se uma abertura maior à interdisciplinaridade e à contextualização, características presentes nos vários exames de vestibular e, principalmente, no ENEM. A partir dessa conjuntura, se desenvolveu um projeto no qual a disciplina foi trabalhada a partir de diferentes temáticas, tendo como pressupostos contextualizar os conteúdos

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi desenvolvido nas turmas de 1º ,2º e 3º anos do Ensino Médio da E.E.E.P. José Maria Falcão, totalizando nove turmas participantes. Para seu desenvolvimento foram utilizados o seguinte material: massa de modelar, canudinhos, barbante, linha de crochê, cipós, palha de coqueiro, tampas de refrigerantes, cartolina, revista, caixa de medicamentos, papel, pincel, argila, arame, jornal, isopor, sabonetes caseiros, tecidos, alimentos, tintas, material de educação física, hospitalar e beleza. Quanto aos reagentes, foram utilizados: cetona, hidróxido de amônia, fenolftaleína, corantes, detergentes, isopor (polietileno), morangos. Os temas foram divididos por sorteio, ficando cada turma com um específico. A fonte bibliográfica dos temas foram livros da coleção química no cotidiano. Em um primeiro momento, houve a apresentação do tema para a turma, com debates, discussões e apresentação da sinopse dos livros a serem utilizados. Cada aluno teve acesso ao livro, em formato digital, ficando responsável por fazer a leitura do mesmo e entregar resenhas e resumos dos capítulos mais importantes. Semanalmente, os estudantes eram estimulados a ler, interpretar e discutir a temática de sua turma. Em seguida, houve a produção de material (moléculas, cartazes, maquetes…) com material de baixo custo e reutilizável.Os temas trabalhados foram: Historia da química; Química do Amor; Química na Saúde; Química nos Alimentos; Química no Cuidado da Pele; Química no Controle do Dopping no Esporte; Química e Energia; Química na natureza; Show de Química.. As atividades foram desenvolvidas durante o primeiro semestre de 2011, de fevereiro a junho.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os trabalhos foram apresentados de acordo com a leitura dos livros. Cada sala fez sua exposição com as moléculas tridimensionais, que foram produzidas com bolas de isopor, massa de modelar, canudinhos de plástico e de jornais, barbante, linha de crochê, palha de coqueiro e tampas de refrigerantes. Os cartazes foram confeccionados com cartolina e isopor. Durante as práticas e o desenrolar dos trabalhos, foram produzidos ainda, perfumes e sabonetes. Por exemplo: O livro A Química do Amor vem apresentar um tema bastante interessante, relacionado ao papel da moléculas de hormônios, feromônios e perfumes da natureza e no cotidiano. A Química do Amor pode ser compreendida como uma série de complexas interações moleculares desencadeadas no organismo a partir do estímulo afetivo amoroso, além de, no caso dos animais, introduzir atividades de células do organismo, despertar a atração de membros da comunidade para reprodução. Podem ainda relacionar-se ao bem estar social, seja perfumando o ambiente ou indivíduo. A sala ficou dividida entre hormônios e feromônios, perfumes e produtos naturais. As moléculas das substâncias acima foram confeccionadas com tampas de garrafa, canudinho de refrigerantes e de jornais. A sala contou ainda com paines de fotos, ambientação com luz de velas e a caracterização de uma praça, onde estavam exposto a símbolos que representa o amor eo romance. Na parte prática da exposição, foram produzidos perfumes e sabonetes. Para os alunos o projeto foi relevante na medida em que, despertou um maior interesse pela disciplina. O trabalho provocou uma interdisciplinaridade entre a Química, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, facilitando uma aprendizagem significativa.

CONCLUSÕES: Segundo os relatos dos educandos, o projeto foi satisfatório, pois o mesmo promoveu o interesse pela leitura, a curiosidade e questionamentos. Os alunos apresentaram para comunidade o que eles tinham produzidos. As moléculas tridimensionais chamaram bastante atenção dos visitantes tanto no significado como no material em que elas foram produzidas. Este trabalho teve a participação ativa de todos os alunos, bem como interação do corpo docente da instituição.

AGRADECIMENTOS: Agradeço ao co-orientador professor Airton Marques.Os professores da (E.E.E.P.J.M.F) e em especial aos alunos que desenvolveram um ótimo trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARROS, Augusto Aragão de. A química dos alimentos: produtos fermentados e corantes. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010. 88p. - (Coleção Química no cotidiano, v. 4)
EMERY, Flávio da Silva. A química na natureza. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010.70p. - (Coleção Química no cotidiano, v. 7)
LIMA, Lídia Moreira. Química na saúde. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010. 68p. il. - (Coleção Química no cotidiano, v. 6)
MIRANDA, Leandro Soter de Mariz. A Química do Amor. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010. 66 p. il.- (Coleção Química no Cotidiano, v.1)
MOTA, Cláudio J. A. Química e energia: transformando moléculas em desenvolvimento. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010.104p. il. - (Coleção Química no cotidiano, v. 2)
PEREIRA, Henrique Marcelo G. A química e o controle de dopagem no esporte. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química,2010.54p. il. - (Coleção Química no cotidiano, v. 3)
SARTORI, Lucas Rossi. A química no cuidado da pele. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010. 92p. - (Coleção Química no cotidiano, v. 5)
Sociedade Brasileira de Química (org.). A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010.146p. il.