ÁREA: FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

TÍTULO: Proposta de Experimentos envolvendo Processo de Oxidação-Redução

AUTORES: Silva, A.F.P. (IFAL- CAMPUS MURICI) ; Santos, S.M. (IFAL- CAMPUS MURICI) ; Silva, E.F.A. (IFAL- CAMPUS MURICI) ; Santos, J.B. (IFAL- CAMPUS MURICI) ; Benigno, A.P.A. (IFAL- CAMPUS MURICI)

RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de atividades experimentais envolvendo processos de oxidação-redução. Para tanto se priorizou utilizar materiais simples e encontrados facilmente no cotidiano dos alunos. Os experimentos propostos foram apresentados com atividades positivas para relação entre o conteúdo supracitado e atividades experimentais.

PALAVRAS CHAVES: Experimento; Processo de oxidação-red; Cotidiano

INTRODUÇÃO: Um dos desafios ao ensino de Ciências e Química nas escolas de nível fundamental e médio, respectivamente, baseia-se na ligação entre os conteúdos estudados na sala de aula e o dia-a-dia dos alunos (VALADARES, 2001). A falta de articulação entre os dois tipos de atividades - teoria e a prática (aplicação) torna o assunto estudado pouco atraente, ocasionando indiferença e distanciamento entre alunos e professores (BENITE; BENITE, 2009). Nesse contexto, as atividades experimentais constituem uma proposta didático-pedagógica importante que pode aumentar o interesse dos alunos, bem como promover maior aprendizagem dos conteúdos científicos a partir das discussões e questionamentos dos resultados experimentais (FERREIRA, 2010). As reações químicas envolvendo a oxidação e redução de espécies químicas são variadas e muito presentes no cotidiano, pode-se citar a corrosão, a fermentação, a respiração, fotossíntese, a combustão da gasolina (PALMA; TIERA, 2003), as pilhas e baterias que movimentam brinquedos, fazem funcionar controles remotos ou ainda as reações que envolvem a revelação fotográfica, os testes de glicose na urina, ou de álcool no ar expirado (MENDONÇA et al., 2004). Assim, visando estimular ao estudo, a contextualização e aprofundamento sobre os Processos de Oxidação-Redução, o presente trabalho teve como objetivo a realização de atividades experimentais que envolvam o tema supracitado. Os experimentos foram realizados por alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Alagoas – Campus Murici.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente estudo realizou 6 experimentos envolvendo o assunto citado. As atividades experimentais desenvolvidas foram: 1) Reação entre a palha de aço e uma solução de hipoclorito de sódio (água sanitária); 2) Reação entre solução aquosa de permanganato de potássio (KMnO4) com água oxigenada (H2O2); 3) Reação entre o KMnO4(aq) adicionado de vinagre (ácido) com o H2O2; 4) Reação de KMnO4(aq) em meio de uma solução açúcar/hidróxido de sódio (NaOH)(soda cáustica); 5) Reação entre o ácido ascórbico (C6H8O6) e tintura de iodo (I2); 6) Reação do dicromato de potássio (K2Cr2O7) e álcool etílico – Construção de um Bafômetro. Destaca-se que os materiais utilizados foram obtidos facilmente no comércio, com exceção o K2Cr2O7 utilizado no bafômetro.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir das atividades experimentais realizadas, por alunos do Ensino Médio Integrado do IFAL - Campus Murici observou-se a importante relação entre conteúdos estudados em sala de aula com experimentos. Além disso, pode-se discutir a respeito da importância do gerenciamento de resíduos, pois o K2Cr2O7 foi armazenado para adequado tratamento e destinação final.

CONCLUSÕES: A utilização de atividades experimentais como as realizadas no presente estudo foi considerado como uma proposta de estratégia positiva para construção do conhecimento com relação aos processos de oxidação-redução, pois além de utilizar maior parte dos materiais do cotidiano pode-se discutir a respeito de aspectos conceituais e ambientais sobre o tema supracitado.

AGRADECIMENTOS: A Pró-Reitoria de Extensão do IFAL pelo apoio e bolsas concedidas. Ao Instituto Federal de Alagoas – Campus Murici.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BENITE, A.M.C.; BENITE, C.R.M.; O laboratório didático no ensino de química: uma experiência no ensino público brasileiro. Revista Iberoamericana de Educación, no 48/2, 2009.
FERREIRA, L. H.; HARTWING, D. R.; OLIVEIRA, R. C.; Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola, v. 32, no 2, p. 101-106, 2010.
MENDONÇA, R.J.; CAMPOS, A.F.; JÓFILI, Z.M.S.; O Conceito de Oxidação-Redução nos Livros Didáticos de Química Orgânica do Ensino Médio. Química Nova na Escola, n° 20, p. 45-48, 2004.
PALMA, M.H.C.; TIERA, V.A. de O.; Oxidação de Metais. Química Nova na Escola, n° 18, p. 52-52, 2003.
VALADARES, E. C.; Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade. Química Nova na Escola, nº 13, p. 38-40, 2001.