ÁREA: Iniciação Científica
TÍTULO: INVESTIGAÇÕES DE ASPECTOS ESTRUTURAIS E CONCEITUAL PARA REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS
AUTORES: Andrade, R.S. (IFPE CAMPUS VITÓRIA)
RESUMO: Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa que tem como objetivo
investigar os aspectos estruturais e conceitual para realização de experimentos
demonstrativos como subsidio na construção dos conceitos Químicos. A priori foram
escolhidos e discutidos cinco experimentos, estes em decorrência ao cronograma do
plano de trabalho serão aplicados por professores de Química de escolas da rede
publica de ensino, além de serem observados e registrados, para posteriores
discussões. Espera-se com a aplicação e discussão dos experimentos escolhidos, que
as aulas de Química possam possibilitar uma melhoria no processo de ensino-
aprendizagem, contribuindo para o aumento do interesse desses alunos pela
disciplina, como também na compreensão dos fenômenos que o cerca.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Experimentação; Prática docente
INTRODUÇÃO: A experimentação no ensino de Química contribui de forma direta para a
compreensão tanto dos conceitos químicos discutidos em aula, quanto do contexto
em que os alunos estão inseridos. Dessa forma, torna-se uma grande ferramenta de
ensino, auxiliando na demonstração de fenômenos, na construção e na
materialização de conceitos, viabilizando uma compreensão mais aprofundada dessa
ciência.
Porém, a prática experimental tem deixado de ocupar os planos de aula de muitos
professores, principalmente da rede pública de ensino. A falta de estrutura
física disponibilizada por essas instituições é um dos principais fatores
evidenciados pelos professores. Entretanto, pesquisas tem mostrado que
atividades experimentais demonstrativas possuem as mesmas características
pedagógicas das práticas desenvolvidas nos laboratórios. Pois segundo Schwahn e
Oaigen (2009), “uma aula experimental, seja ela com manipulação do material pelo
aluno ou demonstrativa, não deve estar associada apenas a um aparato
experimental sofisticado, mas sim a sua organização, discussão e análise, o que
possibilita a interpretação dos fenômenos químicos.”
Nesse contexto, a utilização de atividades experimentais realizadas na sala de
aula, por demonstração, em visitas e por vezes em outras modalidades, podem
desempenhar um papel fundamental na consolidação conceitual no ensino não
somente da Química, mas das diversas ciências da natureza. Nessas perspectivas o
trabalho visa investigar os aspectos estruturais e conceitual para realização de
experimentos demonstrativos como subsidio na construção dos conceitos Químicos.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, cuja finalidade é investigar os
aspectos estruturais e conceitual para realização de experimentos demonstrativos
como subsidio na construção dos conceitos Químicos.
Os sujeitos da pesquisa foram os professores de Química de duas escolas
da rede pública do município de Vitória de Santo Antão- PE.
A priori foram escolhidos cinco experimentos, os quais seguiram alguns
critérios de seleção como tempo de duração do experimento, equipamentos e
materiais envolvidos de baixo custo e fácil aquisição, adequação a sala de aula,
baixo risco durante o manuseio do experimento, visibilidade, clareza com que o
experimento possa servir para demonstrar ou ilustrar os conceitos abordados.
Após a escolha, os experimentos serão aplicados pelos professores em aula, além
de serem observados e registrados, para posteriores discussões, a partir de
entrevistas, observações e registros das práticas dos professores. Ao termino da
pesquisa acontecerá um referendo, no qual estará compreendido todos os
professores participantes da pesquisa.
Em concordância ao cronograma do plano de trabalho, ate o momento foram
escolhidos os experimentos e realizado a discussão dos conceitos que compreende
cada experimento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os experimentos escolhidos compreendem um fácil manuseio e a utilização de
materiais de baixo custo, além de contribuírem para a construção do conceito no
conteúdo abordado. Os quais são descritos a seguir.
O experimento normal ou dietético ele busca discutir a influencia da
concentração na densidade de uma solução. Pois, diferente do que se pensa a
densidade não é apenas o resultado de uma operação aritmética de divisão entre a
massa e o volume de uma substância, esse conceito é muito mais amplo e está
relacionado a outros, nesse caso a concentração.
Supersaturação e cristalização é um experimento que visa discutir a
instabilidade de uma solução supersaturada. Mostrando que uma solução
supersaturada ocorre quando o solvente e soluto estão em uma temperatura em que
seu coeficiente de solubilidade é maior. E que quando a supersaturação é
ultrapassada, o sistema sólido-liquido atinge o equilíbrio e ocorre a
cristalização.
Solubilidade: uma questão de equilíbrio? Essa prática experimental estuda o
equilíbrio de solubilidade de algumas misturas. Evidenciando que substancias,
“semelhante dissolve semelhantes”.
A dança dos elétrons é um experimento que evidencia exemplos de reações de
oxirredução, que são aquelas em que ocorre transferência de elétrons entre os
reagentes. Em que, Oxidação é a perda de elétrons por um elemento químico e
redução é o ganho de elétrons por um elemento químico.
O experimento, de olho no repolho busca identificar meios neutros, ácidos e
básicos em matérias utilizados no cotidiano, além de exemplificar indicadores
naturais. Pois os ácidos e as bases são dois dos tipos mais comuns de
substancias do laboratório e do mundo cotidiano.
CONCLUSÕES: Espera-se com a aplicação e discussão dos experimentos escolhidos, que as aulas de
Química possam possibilitar uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem dos
alunos oriundos das escolas participantes, contribuindo dessa forma para o aumento
de interesse desses alunos pela disciplina, como também na compreensão dos
fenômenos que o cerca.
AGRADECIMENTOS: Ao CNPQ e IFPE. Aos meus orientadores Kilma Lima e Cláudio Perdigão.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SCHWAHN, Maria Cristina Aguirre; OAIGEN, Edson Roberto. Objetivos para o uso da experimentação no ensino de Química: a visão de um grupo de licenciandos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS,7. 2009. Florianópolis, SC.