ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: INVESTIGAÇÕES DE ASPECTOS ESTRUTURAIS E CONCEITUAL PARA REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS

AUTORES: Andrade, R.S. (IFPE CAMPUS VITÓRIA)

RESUMO: Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa que tem como objetivo investigar os aspectos estruturais e conceitual para realização de experimentos demonstrativos como subsidio na construção dos conceitos Químicos. A priori foram escolhidos e discutidos cinco experimentos, estes em decorrência ao cronograma do plano de trabalho serão aplicados por professores de Química de escolas da rede publica de ensino, além de serem observados e registrados, para posteriores discussões. Espera-se com a aplicação e discussão dos experimentos escolhidos, que as aulas de Química possam possibilitar uma melhoria no processo de ensino- aprendizagem, contribuindo para o aumento do interesse desses alunos pela disciplina, como também na compreensão dos fenômenos que o cerca.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Experimentação; Prática docente

INTRODUÇÃO: A experimentação no ensino de Química contribui de forma direta para a compreensão tanto dos conceitos químicos discutidos em aula, quanto do contexto em que os alunos estão inseridos. Dessa forma, torna-se uma grande ferramenta de ensino, auxiliando na demonstração de fenômenos, na construção e na materialização de conceitos, viabilizando uma compreensão mais aprofundada dessa ciência. Porém, a prática experimental tem deixado de ocupar os planos de aula de muitos professores, principalmente da rede pública de ensino. A falta de estrutura física disponibilizada por essas instituições é um dos principais fatores evidenciados pelos professores. Entretanto, pesquisas tem mostrado que atividades experimentais demonstrativas possuem as mesmas características pedagógicas das práticas desenvolvidas nos laboratórios. Pois segundo Schwahn e Oaigen (2009), “uma aula experimental, seja ela com manipulação do material pelo aluno ou demonstrativa, não deve estar associada apenas a um aparato experimental sofisticado, mas sim a sua organização, discussão e análise, o que possibilita a interpretação dos fenômenos químicos.” Nesse contexto, a utilização de atividades experimentais realizadas na sala de aula, por demonstração, em visitas e por vezes em outras modalidades, podem desempenhar um papel fundamental na consolidação conceitual no ensino não somente da Química, mas das diversas ciências da natureza. Nessas perspectivas o trabalho visa investigar os aspectos estruturais e conceitual para realização de experimentos demonstrativos como subsidio na construção dos conceitos Químicos.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, cuja finalidade é investigar os aspectos estruturais e conceitual para realização de experimentos demonstrativos como subsidio na construção dos conceitos Químicos. Os sujeitos da pesquisa foram os professores de Química de duas escolas da rede pública do município de Vitória de Santo Antão- PE. A priori foram escolhidos cinco experimentos, os quais seguiram alguns critérios de seleção como tempo de duração do experimento, equipamentos e materiais envolvidos de baixo custo e fácil aquisição, adequação a sala de aula, baixo risco durante o manuseio do experimento, visibilidade, clareza com que o experimento possa servir para demonstrar ou ilustrar os conceitos abordados. Após a escolha, os experimentos serão aplicados pelos professores em aula, além de serem observados e registrados, para posteriores discussões, a partir de entrevistas, observações e registros das práticas dos professores. Ao termino da pesquisa acontecerá um referendo, no qual estará compreendido todos os professores participantes da pesquisa. Em concordância ao cronograma do plano de trabalho, ate o momento foram escolhidos os experimentos e realizado a discussão dos conceitos que compreende cada experimento.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os experimentos escolhidos compreendem um fácil manuseio e a utilização de materiais de baixo custo, além de contribuírem para a construção do conceito no conteúdo abordado. Os quais são descritos a seguir. O experimento normal ou dietético ele busca discutir a influencia da concentração na densidade de uma solução. Pois, diferente do que se pensa a densidade não é apenas o resultado de uma operação aritmética de divisão entre a massa e o volume de uma substância, esse conceito é muito mais amplo e está relacionado a outros, nesse caso a concentração. Supersaturação e cristalização é um experimento que visa discutir a instabilidade de uma solução supersaturada. Mostrando que uma solução supersaturada ocorre quando o solvente e soluto estão em uma temperatura em que seu coeficiente de solubilidade é maior. E que quando a supersaturação é ultrapassada, o sistema sólido-liquido atinge o equilíbrio e ocorre a cristalização. Solubilidade: uma questão de equilíbrio? Essa prática experimental estuda o equilíbrio de solubilidade de algumas misturas. Evidenciando que substancias, “semelhante dissolve semelhantes”. A dança dos elétrons é um experimento que evidencia exemplos de reações de oxirredução, que são aquelas em que ocorre transferência de elétrons entre os reagentes. Em que, Oxidação é a perda de elétrons por um elemento químico e redução é o ganho de elétrons por um elemento químico. O experimento, de olho no repolho busca identificar meios neutros, ácidos e básicos em matérias utilizados no cotidiano, além de exemplificar indicadores naturais. Pois os ácidos e as bases são dois dos tipos mais comuns de substancias do laboratório e do mundo cotidiano.

CONCLUSÕES: Espera-se com a aplicação e discussão dos experimentos escolhidos, que as aulas de Química possam possibilitar uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem dos alunos oriundos das escolas participantes, contribuindo dessa forma para o aumento de interesse desses alunos pela disciplina, como também na compreensão dos fenômenos que o cerca.

AGRADECIMENTOS: Ao CNPQ e IFPE. Aos meus orientadores Kilma Lima e Cláudio Perdigão.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SCHWAHN, Maria Cristina Aguirre; OAIGEN, Edson Roberto. Objetivos para o uso da experimentação no ensino de Química: a visão de um grupo de licenciandos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS,7. 2009. Florianópolis, SC.