ÁREA: Iniciação Científica
TÍTULO: Diagnóstico das Condições dos Laboratórios de Ciências das Escolas Cearenses Estaduais - Os Casos dos Municípios de Caucaia e Fortaleza
AUTORES: Santos Santiago, M. (UFC) ; Castro Rios, I. (UFC) ; da Silva Ribeiro, A.A. (UFC) ; de Oliveira Castro, R.A. (UECE) ; da Silva Lima, A.M. (UFC) ; Sousa dos Santos, J.C. (UFC) ; Pereira Bezerra, D. (IFRN)
RESUMO: Os laboratórios de ciências das escolas são de grande importância para o estudo
prático das disciplinas de química, física e biologia, com eles os alunos têm como
por em prática o estudo teórico dessas disciplinas. Este estudo avaliou os
laboratórios de ensino das escolas da região metropolitana do Estado do Ceará,
tendo como foco as escolas nos municípios de Caucaia e Fortaleza. Para tal efeito
foi utilizado um questionário objetivo para avaliar diversos aspectos. Verificou-
se que vinte por cento das escolas apresentadas não possuem infraestrutura de
laboratório e as demais escolas realizam aulas práticas periodicamente. As aulas
teóricas acompanhadas de aulas experimentais ajudam ao aluno a fixar o conteúdo
com maior facilidade tornando as aulas de ciências da natureza mais interativas.
PALAVRAS CHAVES: educação; ensino de ciência; laboratórios de ensino
INTRODUÇÃO: As ciências estão presentes em nosso cotidiano e exerce função importante na
vida de todos os seres vivos. Aprende-la é ter a oportunidade de compreender
melhor o que fazemos em nosso dia a dia (como por exemplo, entender porque a
água pura ferve mais rapidamente, que água adicionada de sal) e ter uma
consciência de suas ações. O ensino das disciplinas de química, física e
biologia muitas vezes se torna cansativo para os alunos, pois o professor não
relaciona o conteúdo ministrado com o seu cotidiano, pois os conteúdos são
repassados apenas de forma teórica e metódica, com muitas fórmulas e conteúdos
para memorizar. Desse modo, muitos alunos têm interesse e curiosidade em
verificar experimentalmente o que é dito em sala de aula. Os laboratórios de
ciência das escolas de nível médio e fundamental são de grande importância para
a concretização destes conteúdos. Esta vivência dos fenômenos científicos torna
o ensino mais atraente devido sua relação entre teoria e prática. O professor
tem que aprimorar e intensificar o uso dos laboratórios, pois aproxima o aluno
do estudo de ciências. Durante as atividades práticas o aprimoramento dos alunos
é sempre importante. O estudante deve ser sempre instigado a buscar junto ao
professor, a resolução de problemas propostos na sala de aula. Contudo, o
estudante tem que saber contextualizar o seu ensino prático, sendo ele capaz de
se aprofundar ao contexto geral da teoria estudada. No ambiente escolar, a
realidade muda um pouco, pois muitas escolas não dão o devido valor no uso do
laboratório de ciências. Este estudo tem como objetivo diagnosticar as condições
dos laboratórios de ciências das escolas do Estado do Ceará nos municípios de
Caucaia e Fortaleza.
MATERIAL E MÉTODOS: Procurou-se avaliar, por meio de questionário com os professores das escolas
públicas estaduais dos municípios de Fortaleza e Caucaia, para verificar como
esta sendo a utilização dos laboratórios de ciências e saber qual incentivo por
parte das escolas para a utilização do ambiente para os estudos. Foram
selecionadas as cidades de Fortaleza e Caucaia por serem as duas cidades de
maior população no Estado do Ceará, com 2.452.185 e 325.441 habitantes
(população residente), respectivamente (Censo/ IBGE 2010). Um questionário com
questões objetivas foi aplicado como forma de avaliação quantitativa para saber
como os professores estão utilizando os laboratórios para aulas experimentais. O
questionário abordou a formação inicial e continuada dos professores, a
frequência de aulas prática, a concomitância entre o conteúdo teórico e o
prático, as condições de infraestrutura, se o incentivo por parte da escola se
existe um profissional responsável pela a utilização e se há segurança na
realização das atividades. Neste estudo foram avaliadas escolas de ensino médio
básico, profissionalizante e E.J.A. (Educação de Jovens e Adultos). Foram
selecionadas 11 escolas públicas estaduais nas cidades de fortaleza e 6 escolas
públicas estaduais na cidade de Caucaia, totalizando 17 instituições de ensino.
O questionário foi aplicado entre os meses de março e maio de 2012, alguns foram
respondidos na visitação da escola, outros por meio de questionário eletrônico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O questionário focou a formação dos professores na área de ciências exatas.
Observou-se um total de 10 licenciados, 3 especialistas, 4 mestres e nem um
doutor. A formação do professor é muito importante para a educação, pois
impactará na forma de repassar o conhecimento. Sabemos que o professor da área
de ciências tem como objetivo passar sua matéria teórica e fundamenta-la na
prática. Das dezessete escolas pesquisadas, doze possuem laboratórios e cinco
não os possuem. Nas escolas estudadas, observou-se que a maioria possuem
laboratórios equipados e em funcionamento. Já as cinco escolas que não possuem
laboratório, representam uma quantidade mínima. A realidade dessas escolas é
refletida na formação de seus alunos sem preparo total em seus estudos. Alguns
professores relataram que, mesmo sem espaço de um laboratório, consegue realizar
práticas utilizando materiais alternativos na sala de aula. Também foi
verificada a qualidade de reagentes e vidrarias do laboratório. Onze escolas
apontaram qualidade entre boa e regular, apenas três escolas estão com reagentes
fora da validade e três não os possuem. O material de uso experimental é o mais
importante, pois caso esteja em mal estado poderá ocorrer acidentes e
comprometer sua utilização.
CONCLUSÕES: As escolas apresentaram um bom nível de profissionais, pois todos tinham
licenciatura e alguns com pós-graduação. Das escolas avaliadas, 5 não possuem
infraestrutura de laboratório. Pode-se concluir há falta de estrutura física
laboratorial em quase 30% das escolas na capital e interior. Nas escolas
avaliadas, as aulas laboratoriais são realizadas com incentivo do núcleo gestor e
seguindo as orientações de segurança. O estudo diagnosticou 17 escolas estaduais e
deve servir de base em novas discussões sobre o tema como forma de priorização dos
recursos na estrutura da educação pública.
AGRADECIMENTOS:
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