ÁREA: Iniciação Científica
TÍTULO: Laboratório de Química no Ensino Médio: Estudando os Mecanismos de Dissolução e Coeficiente de Solubilidade
AUTORES: Ferreira, A.C.A. (CELM) ; Moura, M.N. (CELM) ; Ferreira, C.S. (CELM) ; Queiroz, B.V. (UFC) ; Santiago, M.S. (UFC) ; Santos, J.C.S. (CELM)
RESUMO: A realização de aulas experimentais é fundamental no ensino básico, pois elas facilitam e estimulam o aprendizado nos educandos. Nesse trabalho, alunos do ensino médio de uma escola pública foram levados ao laboratório de química para realização de experimentos sobre dissolução e coeficiente de solubilidade. Utilizando materiais de baixo custo esses alunos realizaram vários experimentos para constatação de fenômenos químicos e físicos estudados anteriormente em sala de aula. Ao final das ações foi solicitado que esses aprendizes realizassem um relatório para avaliação das atividades experimentais. Para os educandos, a atividade pode melhorar a compreensão dos conceitos explorados em sala de aula e o interesse em fazer ciência.
PALAVRAS CHAVES: aula experimental; ensine médio; ensino de química
INTRODUÇÃO: A contextualização dos conhecimentos visto em sala de aula no cotidiano dos educandos é fundamental para a compreensão dos conceitos aprendidos no ensino de Química. Nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) a contextualização tem como qualidade essencial, o relacionamento entre sujeito e objeto, na medida em que os ensinamentos são explorados a escola proporciona ao aluno mudar seu estado de agente espectador. Além disso, os PCNs ressaltam a importância do ensino construtivista, aprendizagem situada no aluno e principalmente incremento de capacidade de investigação. A não aplicação dos conteúdos estudados gera apatia nos educandos, tornando as aulas desinteressantes. Concordando com Valadares (2001) ao se restringirem a uma abordagem estritamente formal, eles acabam não contemplando as várias possibilidades que existem para tornar a ciência mais “palpável” e associá-la com os avanços científicos e tecnológicos atuais que afetam diretamente a nossa sociedade. A formação escolar deve oferecer uma educação que forme cidadãos críticos e reflexivos. Nesse contexto, foi realizado esse trabalho com o objetivo de facilitar o aprendizado dos alunos através da realização de aula experimental. A proposta foi utilizar matérias de fácil acesso e custo reduzido para que fosse possível a realização dos experimentos no laboratório de química numa escola pública de nível médio. A realização de aulas experimentais no ensino de química é fundamental para a melhoria da qualidade da educação, pois se acredita que essa prática aprimore os conhecimentos dos educandos após uma aula teórica.
MATERIAL E MÉTODOS: As atividades realizadas nesse estudo foram executadas no laboratório de química do Colégio Estadual Liceu de Messejana (CELM), localizado na cidade de Fortaleza-CE. Após assistirem a uma aula teórica convencional, sobre os mecanismos de dissolução e coeficiente de solubilidade de substâncias, os alunos foram levados ao laboratório de química da escola e separados em equipes. No laboratório, foi proposto aos educandos a execução de vários experimentos com materiais de baixo custo (Figura 1a), para a verificação da dissolução e seus fenômenos observadas. Foram utilizados os seguintes reagentes: cloreto de sódio (sal de cozinha), água, parafina sólida, etanol, óleo de soja. Os ensaios foram realizados em tubos de ensaio. Os experimentos (Lopes, 2010) foram realizados em duas partes - Parte 1: foi proposto aos alunos que classificassem as substâncias em polares e apolares, para isso foi solicitado aos estudantes colocar em vários tubos de ensaio, um 1g de cloreto de sódio, um 1g de parafina sólida, um 1mL de etanol e 1mL de óleo de soja, agora em cada um desses tubos adicionar 5 mL de água; Na Parte 2: Foi solicitado aos alunos colocar 10 mL de água em tubos de ensaio diferentes. Após isso, em um dos tubos adicionar 1 g de cloreto de sódio, em outro tubo 3,5 g de cloreto de sódio e no último tubo adicionar 5 g de cloreto de sódio. Agitar cuidadosamente cada tubo tentando dissolver a maior quantidade de sal possível, utilizando um bastão de vidro, em seguida observar o que acontecia. Ao final dos experimentos foi solicitado aos estudantes a elaboração de relatório das atividades realizadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Analisando os relatórios, escritos pelos estudantes (Figura 1b) foram observados os seguintes resultados: Na parte 1 a maioria dos estudantes relataram a completa dissolução do cloreto de sódio (NaCl) em água, e também observaram a dissolução do álcool em água. Para os educandos a justificativa para esse fenômeno foi a seguinte as moléculas da água são polares. As moléculas polares podem ser designadas como moléculas com afinidade para com a água. Já as substâncias parafina sólida e água, e óleo de soja e água não foi verificado a dissolução dessas substâncias. Os estudantes justificaram essa observação da seguinte forma: as substâncias que não possuem afinidade com água podem ser classificadas como apolares. Os alunos constataram na prática os conceitos estudados sobre polaridade e solubilidade de substância, pois substância polar dissolve substância polar e não dissolve substância apolar, também substância apolar dissolve substância apolar e não dissolve substância polar.
Na segunda parte da atividade realizada, os estudantes escreveram nos seus relatórios que à medida que se elevou a quantidade sal (NaCl) em água diminuiu a quantidade de dessa substância dissolvida. Os estudantes justificaram esse fato utilizando os conceitos vistos em sala de aula, comentando que a máxima quantidade sal dissolvido em água foi alcançado, ou seja, o coeficiente de solubilidade do NaCl em água foi atingido.
Figuras 1. (a) materiais utilizados nos experimentos, (b) alunos reali
Figuras 1. (a) materiais utilizados nos experimentos, (b) alunos realizando as atividades práticas no laboratório de química.
CONCLUSÕES: A realização desse trabalho proporcionou aos alunos a constatação dos fenômenos químicos estudados na teoria e o interesse em fazer ciência. Para uma melhor compreensão dos conceitos explorados, a Química uma ciência experimental, requer essa ligação entre teoria e prática. A utilização de insumos de baixo custo e de fácil acesso possibilita a reprodução desse trabalho em outras instituições, principalmente de ensino básico. Além disso, a escola necessita desenvolver ferramentas capazes de despertar nos educandos o seu interesse pelos estudos, aulas experimentais é opção para isso.
AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem ao Colégio Estadual Liceu de Messejana e ao CNPq pelas bolsas de PIBIC JR.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: VALADARES, E.C. Experimentos de baixo custo. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. N° 13, MAIO 2001.
LOPES, D. R. X. MANUAL DE PRÁTICAS LABORATORIAIS: QUÍMICA. Secretaria da Educação, SEDUC . Fortaleza: 123 p., 2010.