ÁREA: Iniciação Científica
TÍTULO: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFMA – MONTE CASTELO.
AUTORES: Brandao, R. (IFMA) ; Avelar, A. (IFMA) ; Moizinho, M. (IFMA) ; Junior, V. (IFMA)
RESUMO: Estudos avaliativos sempre provocam alguma diferença. A apresentação dos
resultados serve também para alertar, para uma análise crítica da situação de um
ponto de vista alheio, o que contribui para as mudanças. Esses são reflexos
positivos desses estudos, entretanto o enfrentamento dos limites é a sua
finalidade, bem como trabalhar para superá-los com a modéstia de quem se percebe
permanentemente aprendendo. Tendo em vista todos essa problemática, julgou-se
necessário e de suma importância fazer uma avaliação do curso de Licenciatura em
Química oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Maranhão (IFMA), afim de contribuir de forma positiva no desenvolvimento do
curso tanto no aspecto físico como no aspecto curricular.
PALAVRAS CHAVES: Avaliação; Analise Critica; Estudos
INTRODUÇÃO: A avaliação institucional não pode reduzir-se a um processo técnico porque deve
estar inserida num projeto de educação e de sociedade, um projeto político-
pedagógico. Como sustenta Vasconcellos (1998), na perspectiva de uma “práxis
transformadora” a avaliação deve ser considerada como um “compromisso com a
aprendizagem de todos” e “compromisso com a mudança institucional”. Porque a
avaliação institucional e escolar coloca em evidência o projeto institucional,
os fins da educação e as concepções pedagógicas, ela se constitui num momento
privilegiado de discussão do projeto político-pedagógico da escola.
A avaliação do desempenho de uma instituição é aplicada com o objetivo de
reorientar os rumos de uma instituição educacional e, a mesma deve obedecer a
certo padrão institucional a ser alcançado. Ela deve analisar aqueles pontos
mais frágeis do organismo institucional e apontar os caminhos de sua superação
com o objetivo de elevar o nível do seu desempenho em virtude dos seus
compromissos sociais.
Desde sua implantação, em 20 de dezembro de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional vem redesenhando o sistema educacional brasileiro em todos os
níveis de ensino. A LDB discorre de todos os aspectos do sistema educacional,
tais como: os princípios gerais da educação escolar e as suas finalidades.
No artigo 43, da LDB, estão as orientações para a educação superior e, tendo
então a LDB como norteador educacional fica evidente que, o sistema avaliativo
precisa dinamizar oportunidades de ação e reflexão.
Este trabalho teve por finalidade realizar uma avaliação do curso de
Licenciatura em Química, oferecido pelo IFMA, Campus Monte Castelo.
MATERIAL E MÉTODOS: O processo avaliativo do curso de Licenciatura em Química iniciou-se, pela
identificação do projeto político-pedagógico e, verificou-se que o mesmo é
datado do ano de 2005, e que foi devidamente formulado e entregue à Diretoria de
Ensino Superior (DESU). Porém o projeto não está de acordo com a política
educacional que orienta a formulação de um projeto político-pedagógico de
vigência de 1 ano, o que fica evidente que o projeto do curso apresenta uma
defasagem de 6 anos. O item acerca da avaliação, item discutido no
trabalho, mereceu destaque, pois o mesmo cita como forma de avaliação as
seguintes propostas: Observação, Trabalhos individuais e coletivos, Atividades
investigativas, Projetos interdisciplinares, Estudos realizados de forma
independente pelo aluno, etc.
Muito embora o projeto político-pedagógico não tenha uma proposta de avaliação
mais detalhada para os cursos das Licenciaturas, serão considerados também como
instrumentos e possibilidades da prática avaliativa, aqueles apontados pelas
Diretrizes Curriculares para Formação de Professores da Educação Básica.
As condições físicas têm um papel muito importante na formação de um
profissional. A instituição de ensino deve oferecer aos alunos as condições
necessárias para que o mesmo possa desenvolver-se por completo. Os locais
avaliados foram os seguintes: Laboratórios de química, banheiros; salas de aula;
restaurante; biblioteca; sala de multimídia.
Com a finalidade de conhecer a opinião do aluno sobre a graduação cursada pelo
mesmo, quadro de professores, coordenação do curso, atendimento realizado pela
DESU dentre outros fatores, utilizou-se um questionário.
O questionário foi aplicado a 21 alunos matriculados do curso de Licenciatura
em Química de vários períodos de formação
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se por meio da avaliação com relação à estrutura física da instituição
problemas nos banheiros, restaurante, biblioteca e o desnivelamento do piso que
não proporciona acessibilidade adequada às pessoas com deficiência física. Porém
as salas de aula contam com um bom sistema de refrigeração, recursos didáticos e
carteiras que suprem a necessidade de todas as turmas. Os laboratórios também
sofrem com a falta de infraestrutura, mas contam com bons equipamentos e
reagentes que garantem a realização da maioria das práticas das disciplinas
experimentais do curso e as medidas de reforma já estão sendo aplicadas com isso
algumas estruturas nos laboratórios estão sendo modificadas. Pode-se notar que
na avaliação feita pelos alunos, o resultado variou entre bom e regular com
respeito aos professores. Esta avaliação realizou-se com a aplicação de
questionários que avaliava de forma qualitativa os mais diversos critérios
didáticos e científicos. O maior percentual de avaliação se deve a um reflexo do
modo como o professor trabalha os conteúdos em sala de aula (figura 1). O
Departamento Acadêmico de Química conta com professores qualificados à grande
maioria possui titulação de doutor, a qualidade dos professores é
inquestionável, porém observa-se que a matriz curricular do curso de
Licenciatura em Química precisa ser reformulada, pois verificou-se a importância
da expansão de algumas disciplinas e a inclusão de outras. Analisando os
resultados obtidos na pesquisa, percebeu-se que respostas estavam em desacordo
um pouco com a realidade vivenciada na instituição. Esse fato fez-nos levantar
algumas hipóteses, são elas: Desconhecimento das leis que regem o
funcionamento de uma instituição de ensino, desconhecimento acerca das normas
regulamentadoras de segurança e acomodação.
Figura 1
Respostas sobre o domínio do conteúdo pelo professor
da disciplina.
CONCLUSÕES: Avaliar está longe de ser um processo rápido e fácil, avaliar é dinamizar
oportunidades de ação e reflexão,o processo avaliativo necessita considerar todas
as variáveis, afim de, ser o mais condizente possível com a realidade. No decorrer
deste trabalho, percebeu-se que o curso de Licenciatura em Química apesar dos
vários problemas é considerado um bom curso de formação de professores, porém é de
extrema importância que melhorias sejam realizadas. E para que tais mudanças
possam ocorrer é necessário que professores e alunos reformulem ideias para que o
curso tenha um futuro mais promissor.
AGRADECIMENTOS: Ao Departamento Acadêmico de Química, pela concessão das informações sobre o curso
de Licenciatura em Química e ao IFMA pelo apoio institucional.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BITAR, Hélia de Freitas e outros. Sistemas de avaliação educacional. São
Paulo: FDE, 1998 (Série “Idéias”, no. 30).
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