ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFMA – MONTE CASTELO.

AUTORES: Brandao, R. (IFMA) ; Avelar, A. (IFMA) ; Moizinho, M. (IFMA) ; Junior, V. (IFMA)

RESUMO: Estudos avaliativos sempre provocam alguma diferença. A apresentação dos resultados serve também para alertar, para uma análise crítica da situação de um ponto de vista alheio, o que contribui para as mudanças. Esses são reflexos positivos desses estudos, entretanto o enfrentamento dos limites é a sua finalidade, bem como trabalhar para superá-los com a modéstia de quem se percebe permanentemente aprendendo. Tendo em vista todos essa problemática, julgou-se necessário e de suma importância fazer uma avaliação do curso de Licenciatura em Química oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), afim de contribuir de forma positiva no desenvolvimento do curso tanto no aspecto físico como no aspecto curricular.

PALAVRAS CHAVES: Avaliação; Analise Critica; Estudos

INTRODUÇÃO: A avaliação institucional não pode reduzir-se a um processo técnico porque deve estar inserida num projeto de educação e de sociedade, um projeto político- pedagógico. Como sustenta Vasconcellos (1998), na perspectiva de uma “práxis transformadora” a avaliação deve ser considerada como um “compromisso com a aprendizagem de todos” e “compromisso com a mudança institucional”. Porque a avaliação institucional e escolar coloca em evidência o projeto institucional, os fins da educação e as concepções pedagógicas, ela se constitui num momento privilegiado de discussão do projeto político-pedagógico da escola. A avaliação do desempenho de uma instituição é aplicada com o objetivo de reorientar os rumos de uma instituição educacional e, a mesma deve obedecer a certo padrão institucional a ser alcançado. Ela deve analisar aqueles pontos mais frágeis do organismo institucional e apontar os caminhos de sua superação com o objetivo de elevar o nível do seu desempenho em virtude dos seus compromissos sociais. Desde sua implantação, em 20 de dezembro de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vem redesenhando o sistema educacional brasileiro em todos os níveis de ensino. A LDB discorre de todos os aspectos do sistema educacional, tais como: os princípios gerais da educação escolar e as suas finalidades. No artigo 43, da LDB, estão as orientações para a educação superior e, tendo então a LDB como norteador educacional fica evidente que, o sistema avaliativo precisa dinamizar oportunidades de ação e reflexão. Este trabalho teve por finalidade realizar uma avaliação do curso de Licenciatura em Química, oferecido pelo IFMA, Campus Monte Castelo.

MATERIAL E MÉTODOS: O processo avaliativo do curso de Licenciatura em Química iniciou-se, pela identificação do projeto político-pedagógico e, verificou-se que o mesmo é datado do ano de 2005, e que foi devidamente formulado e entregue à Diretoria de Ensino Superior (DESU). Porém o projeto não está de acordo com a política educacional que orienta a formulação de um projeto político-pedagógico de vigência de 1 ano, o que fica evidente que o projeto do curso apresenta uma defasagem de 6 anos. O item acerca da avaliação, item discutido no trabalho, mereceu destaque, pois o mesmo cita como forma de avaliação as seguintes propostas: Observação, Trabalhos individuais e coletivos, Atividades investigativas, Projetos interdisciplinares, Estudos realizados de forma independente pelo aluno, etc. Muito embora o projeto político-pedagógico não tenha uma proposta de avaliação mais detalhada para os cursos das Licenciaturas, serão considerados também como instrumentos e possibilidades da prática avaliativa, aqueles apontados pelas Diretrizes Curriculares para Formação de Professores da Educação Básica. As condições físicas têm um papel muito importante na formação de um profissional. A instituição de ensino deve oferecer aos alunos as condições necessárias para que o mesmo possa desenvolver-se por completo. Os locais avaliados foram os seguintes: Laboratórios de química, banheiros; salas de aula; restaurante; biblioteca; sala de multimídia. Com a finalidade de conhecer a opinião do aluno sobre a graduação cursada pelo mesmo, quadro de professores, coordenação do curso, atendimento realizado pela DESU dentre outros fatores, utilizou-se um questionário. O questionário foi aplicado a 21 alunos matriculados do curso de Licenciatura em Química de vários períodos de formação

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se por meio da avaliação com relação à estrutura física da instituição problemas nos banheiros, restaurante, biblioteca e o desnivelamento do piso que não proporciona acessibilidade adequada às pessoas com deficiência física. Porém as salas de aula contam com um bom sistema de refrigeração, recursos didáticos e carteiras que suprem a necessidade de todas as turmas. Os laboratórios também sofrem com a falta de infraestrutura, mas contam com bons equipamentos e reagentes que garantem a realização da maioria das práticas das disciplinas experimentais do curso e as medidas de reforma já estão sendo aplicadas com isso algumas estruturas nos laboratórios estão sendo modificadas. Pode-se notar que na avaliação feita pelos alunos, o resultado variou entre bom e regular com respeito aos professores. Esta avaliação realizou-se com a aplicação de questionários que avaliava de forma qualitativa os mais diversos critérios didáticos e científicos. O maior percentual de avaliação se deve a um reflexo do modo como o professor trabalha os conteúdos em sala de aula (figura 1). O Departamento Acadêmico de Química conta com professores qualificados à grande maioria possui titulação de doutor, a qualidade dos professores é inquestionável, porém observa-se que a matriz curricular do curso de Licenciatura em Química precisa ser reformulada, pois verificou-se a importância da expansão de algumas disciplinas e a inclusão de outras. Analisando os resultados obtidos na pesquisa, percebeu-se que respostas estavam em desacordo um pouco com a realidade vivenciada na instituição. Esse fato fez-nos levantar algumas hipóteses, são elas: Desconhecimento das leis que regem o funcionamento de uma instituição de ensino, desconhecimento acerca das normas regulamentadoras de segurança e acomodação.

Figura 1

Respostas sobre o domínio do conteúdo pelo professor da disciplina.

CONCLUSÕES: Avaliar está longe de ser um processo rápido e fácil, avaliar é dinamizar oportunidades de ação e reflexão,o processo avaliativo necessita considerar todas as variáveis, afim de, ser o mais condizente possível com a realidade. No decorrer deste trabalho, percebeu-se que o curso de Licenciatura em Química apesar dos vários problemas é considerado um bom curso de formação de professores, porém é de extrema importância que melhorias sejam realizadas. E para que tais mudanças possam ocorrer é necessário que professores e alunos reformulem ideias para que o curso tenha um futuro mais promissor.

AGRADECIMENTOS: Ao Departamento Acadêmico de Química, pela concessão das informações sobre o curso de Licenciatura em Química e ao IFMA pelo apoio institucional.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BITAR, Hélia de Freitas e outros. Sistemas de avaliação educacional. São
Paulo: FDE, 1998 (Série “Idéias”, no. 30).
CARVALHO, A. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental. São Paulo: Pioneira, 2000.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre. Editora Mediação, 2001.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.
_______ Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez Editora, 1996.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma. repensar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez Editora, 1998.
VASCONCELOS, Celso dos. Avaliação: concepção dialético-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2000.