ÁREA: Iniciação Científica
TÍTULO: APLICAÇÃO DE SOLVENTES POLARES NA RECUPERAÇÃO DE ÓLEOS LUBRIFICANTES USADOS
AUTORES: Santos, J.C.O. (UFCG) ; Almeida, R.A. (UFPB) ; Carvalho, M.W.N.C. (UFCG)
RESUMO: O óleo lubrificante usado é uma matéria-prima importante para o rerrefino, pois durante o seu uso ele não é totalmente degradado, podendo ser recuperado o óleo base, que poderá ser reutilizado para o mesmo fim. Neste trabalho foram utilizados óleos lubrificantes de base mineral, SAE 20W-50, API SJ e aditivado. Trabalhou-se com dois motores usando o mesmo tipo de óleo, monitorados durante, aproximadamente 5000 km e por 10000 km. Em seguida recuperou-se o óleo base do lubrificante usado, através de solventes orgânicos polares (1-butanol, 2-propanol e metil-etil-cetona). A recuperação de óleos lubrificantes através de solventes orgânicos polares gerou um óleo lubrificante rerrefinado de qualidade tão boa quanto os de primeiro refino.
PALAVRAS CHAVES: óleos lubrificantes usado; recuperação; solventes orgânicos
INTRODUÇÃO: O Brasil consome anualmente cerca de 1000000 m3 de óleo lubrificante. Esses óleos lubrificantes representam cerca de 2% dos derivados do petróleo, sendo um dos poucos que não são totalmente consumidos durante o seu uso, os óleos lubrificantes são misturas complexas de hidrocarbonetos saturados e aromáticos, obtidos a partir do petróleo, mediante processos de refino, que visam à remoção ou redução de compostos aromáticos, sulfurados, nitrogenados, oxigenados e parafinas lineares, indesejáveis na maior parte das aplicações dos produtos lubrificantes formulados (FREITAS et al., 2003; ASSUNÇÃO FILHO et al., 2003). O óleo retirado desses motores causa danos à saúde das pessoas que têm contato direto com o resíduo, pois o óleo lubrificante usado ou contaminado, quando dispersado no meio ambiente, causa grandes prejuízos, afetando grande número de pessoas, a fauna e a flora, principalmente quando associado com outros poluentes comuns nas áreas mais urbanizadas. Este trabalho tem como objetivo estudar a recuperação de óleos lubrificantes minerais usados utilizando solventes polares.
MATERIAL E MÉTODOS: Os óleos com as seguintes especificações: base mineral, multiviscoso (SAE 20W-50), API-SJ, aditivado e os filtros foram adquiridos no comércio local. Colocou-se cerca de 40 g de óleo mineral usado e 120 g de solvente em um recipiente formando uma proporção solvente/óleo de 3:1, em seguida homogeneizou a mistura, com a sedimentação de partículas. Em seguida levou-se a mistura para centrífuga por um período de 15 min com uma rotação de 400 rpm, obtendo-se assim duas fases na mistura, uma solvente com o óleo base e na outra os sedimentos. Transferiu-se a fase solvente com óleo para o balão do evaporador rotativo e procedeu-se a separação do solvente e óleo base utilizando temperatura de 60°C e pressão de aproximadamente 600mmHg; o solvente foi recuperado e o óleo base extraído e armazenado em garrafas plásticas; o óleo extraído seguiu para as análises de caracterização. O sedimento foi armazenado para realização de trabalhos de caracterização.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados das análises realizadas sobre as amostras dos óleos usados e o óleo novo (utilizados como referência) se encontram na Tabela 1 (Figura 1). Os valores para as amostras dos óleos usados estão todas acima dos limites estabelecidos pela ANP, enquanto, para o óleo sem uso estão dentro dos limites estipulados.
Para os óleos usados por 5000km, os rendimentos obtidos a partir das extrações feitas através dos solventes polares foram: 2-propanol (30,58%), 1-butano l (74,63%) e metil-etil-cetona (80,25%). Para os óleos utilizados por 10000km, obteve-se 22,06% usando 2-propanol, 71,18% com 1-butanol e 78,20% com metil-etil-cetona.
Os valores das propriedades obtidas a partir das amostras de óleo extraídas, encontram-se na Tabela 2 (Figura 2).
O grau API indicou que os mesmos são classificados como Parafínicos Neutro Médio. De acordo com o teor de cinzas verificou-se que houve uma redução interessante das impurezas contaminantes e sólidas. As amostras analisadas possuem acidez dentro dos limites estabelecidos pela ANP. Verificou-se que os óleos recuperados estão dentro dos padrões exigidos, pela Portaria Nº 130,de 30 de Julho de 1999 da ANP, para serem reutilizados.
Figura 1 Resultados das análises realizadas sobre as amostras de óleos
Tabela 1 Resultados das análises realizadas sobre as amostras de óleos usados e óleo novo.
Figura 2 Propriedades dos Óleos Lubrificantes Recuperados.
Tabela 2 Propriedades dos Óleos Lubrificantes Recuperados.
CONCLUSÕES: O processo de rerrefino de lubrificantes para motores de combustão interna através da extração por solventes orgânicos polares mostrou-se viável. Dos solventes utilizados na extração do óleo base com a proporção de 3:1, os que obtiveram melhor rendimento foram o metil-etil-cetona, em torno de 80% e o 1-butanol, um pouco acima de 70%. Já com o 2-propanol, não foi satisfatório. Os óleos rerrefinados apresentaram características que atendem aos requisitos de uso para um óleo básico rerrefinado.
AGRADECIMENTOS: CAPES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ASSUNÇÃO FILHO, J.L.; MOURA, L.G.M. & TAMOS, A.C.S. 2003. Recuperação de Óleos Lubrificantes Usados Através de Extração por Solventes e Adsorção Sobre Sólidos. In: Anais do 1º Workshop de Química Analítica de Petróleo e Derivados. São Luís: UFMA, 46.
FREITAS, R.V.; DAMASCENO, C.P.; CERQUEIRA, C.P. & PONTES, L.A.M. 2003. Remoção de Metais em Óleos Lubrificantes Usados Utilizando Argila Ativada. In: Anais do 2º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás. Rio de Janeiro: CD.