ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: A utilização de parâmetros físicos e químicos para aquilatar a qualidade da água do Ribeirão Santa Maria na cidade de Itumbiara-GO.

AUTORES: Silva, L.O.P. (IFG-CÂMPUS ITUMBIARA) ; Rodrigues, E.C. (IFSP-CÂMPUS BARRETOS) ; Alves, B.H.P. (IFG-CÂMPUS ITUMBIARA)

RESUMO: Nas áreas onde são desenvolvidas atividades produtivas (industriais, agropecuária, entre outras), o uso do solo contribui consideravelmente nas características físicas e químicas da água de rios. Estas alterações ocorridas podem ser avaliadas através do monitoramento da qualidade de sua água. Assim, a política normativa nacional de uso da água, como consta na resolução especifica para este assunto do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), procurou estabelecer parâmetros que definem limites aceitáveis de elementos estranhos, considerando os diferentes usos. Dentro deste contexto, este projeto teve como objetivo monitorar as condições de qualidade da água do Ribeirão Santa Maria no município de Itumbiara – GO, destacando alguns parâmetros propostos pela Resolução 357/2005 do CONAMA.

PALAVRAS CHAVES: qualidade da água; parâmetros físico-químico; meio ambiente

INTRODUÇÃO: Já é sabido que a água é a fonte da vida para qualquer ser vivo. É também sabido que o homem a utiliza na produção industrial e agrícola, na criação de animais e para consumo. A água, devido às suas propriedades de solvente e à sua capacidade de transportar partículas, incorpora a si diversas impurezas, as quais definem a qualidade da água. Esta característica é resultante de fenômenos naturais e da atuação do homem. De maneira geral, pode-se dizer que a qualidade de uma determinada água é função do uso e da ocupação do solo na bacia hidrográfica (CRUZ; BARROS; et al, 2007). Pensando localmente o Ribeirão Santa Maria, situado no município de Itumbiara/GO, possui uma grande importância para a cidade, pois dele se retira água bruta para o tratamento e distribuição; serviço este realizado pela empresa Saneamento de Goiás S.A. (Saneago). Durante o seu percurso, o Ribeirão encontra diversas fazendas com plantações variadas e principalmente a criação de animais para abate (aves e bovinos). Além disso, existem diversas moradias em sua margem, onde muitos despejam o esgoto doméstico, o que se constitui como fonte ativa de matéria orgânica. O aumento dos níveis desta acarreta na diminuição de oxigênio disponível e a morte de seres vivos ali presentes. No intuito de se verificar estas influências nas propriedades físico-químicas, o presente trabalho teve como objetivo o monitoramento e a avaliação de doze parâmetros: temperatura, condutividade elétrica, pH (potencial hidrogeniônico), turbidez, dureza, teor de íons cálcio e magnésio, oxigênio dissolvido (OD), demanda química de oxigênio (DQO), sólidos totais (ST), dissolvidos (SD) e em suspensão (SS). Foram feitas as análises destes parâmetros à luz da Resolução 357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA, 2008).

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia de coleta, preservação e análises das amostras de água foram subsidiadas no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (1995), publicado pela American Public Health Association (APHA, 1995) e demais obras encontradas na literatura concernentes ao tema. Para a análise da temperatura usou-se um termômetro de Mercúrio; o pH utilizou um peagâmetro devidamente calibrado; a turbidez um turbidímetro também calibrado; a condutividade o condutivímetro; a dureza, íons cálcio e magnésio utilizou o método de titulação de complexação; o oxigênio dissolvido (OD) a metodologia modificada de Winkler; a demanda química de oxigênio (DQO) o refluxo aberto; os sólidos totais, dissolvidos e em suspensão o método de gravimetria. O desenvolvimento do estudo de monitoramento ocorreu entre agosto de 2011 e abril de 2012, com frequência de amostragem bimestral, totalizando cinco amostras coletadas e analisadas em triplicata. Foram coletadas amostras em dois pontos: no Ponto A (próxima a sua nascente) e no Ponto B (próximo coleta para abastecimento público do município de Itumbiara). As amostras 3 e 4 foram coletadas em período chuvoso e as demais amostras em períodos de estiagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os valores determinados de pH foram próximos a 7,0, indicando a condição próxima da neutralidade nas águas do ribeirão. Os valores encontrados nos sólidos totais, sólidos em suspensão e sólidos dissolvidos tiveram grandes variações, que podem mais uma vez serem justificadas pela variação do clima durante as coletas que interfere diretamente na quantidade de sólidos presentes na água. Com os valores apresentados na Figura 1 pode-se inferir que no período de chuvas intensas ocorre o alagamento de sua margem e a água transporta muita matéria orgânica (que pode ser de origem animal) o que, consequentemente, aumenta a concentração da DQO, como verificado na amostra 4. Por outro lado, a amostra 2, que foi coletada em período seco, apresentou um valor elevado em comparação aos demais resultados, o que pode deduzir o alto despejo de resíduo orgânico no seu leito. Esse despejo pode ser de animais que circundam as suas margens por pastagem e por causa do despejo de esgoto doméstico, de granjas, pocilga, dentre outros locais. Os valores encontrados de oxigênio dissolvido tiveram pequenas variações, com exceção da Amostra 4, onde a concentração encontrada foi um valor inferior ao limite para a classe de água correspondente do Ribeirão presente na Resolução 357/2005 do CONAMA; esta resolução adota como valor mínimo a concentração de 5 mg/L. Esses valores abaixo do limite, certamente, são devido à contribuição da enchente que ocorreu um dia antes da coleta da amostra. E o ribeirão alagou grande parte de fazendas e matas ciliares o que ocorreu uma grande descarga de matéria orgânica dos dejetos de animais no fluxo de suas águas, levando a uma diminuição rápida na disponibilidade de oxigênio.

Valores obtidos



CONCLUSÕES: Comparando os pontos A e B, notou-se pequenas variações nos valores dos parâmetros analisados. Apesar destes resultados, cabe destacar a preocupação que se deve ter com o assoreamento e, consequentemente a lixiviação de sua margem devido ao desmatamento da mata ciliar e o aumento com o período chuvoso, pois os valores obtidos dos sólidos totais foram superiores ao da legislação. E também os valores abaixo da legislação de oxigênio dissolvido. Portanto, dado o exposto pode-se dizer que, a melhor solução para a manutenção da existência humana é a prática da preservação dos recursos hídricos.

AGRADECIMENTOS: AO IFG-CÂMPUS ITUMBIARA. AOS PROFESSORES EMANUEL E BLYENY POR TER ME AJUDADO E MUITO NESTE TRABALHO.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: APHA. Standard methods for the examination of water and wastewater. 18ª ed. Baltimore, 1995.

CRUZ, P.; Barros, A.; Brito, J.; Carvalho, L. II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. João Pessoa: PB, 2007.

CONAMA. Resoluções do Conama: resoluções vigentes publicadas entre julho de 1984 e novembro de 2008. 2ª Ed. Brasília: Conama, 2008.

MINISTERIO DA SAUDE. Documento Base de Construção do Decreto Presidencial n.º 5440/2005. Brasília, fevereiro de 2005.