ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: Apreciação do software Memória Orgânica por professores e alunos do ensino médio.

AUTORES: Silva, L.O.P. (IFG-CÂMPUS ITUMBIARA) ; Alves, B.H.P. (IFG-CÂMPUS ITUMBIARA) ; Santos, V.F. (IFG-CÂMPUS ITUMBIARA)

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo a avaliação de um software criado para auxiliar professores do Ensino Médio no ensino de química orgânica. O software consiste em um jogo de memória eletrônico, onde a cada fase o nível de dificuldade aumenta tanto nas funções orgânicas quanto nas aplicações propostas. Cada fase é composta por seis cartas e são três fases no total. O software foi criado utilizando o programa Adobe Flash®. Para a avaliação, os alunos e professores responderam um questionário e também foram analisados dados empíricos coletados nas conversas dos alunos e professores.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química; software educativo; química orgânica

INTRODUÇÃO: A disseminação do uso da ferramenta computacional nas escolas motivou vários pesquisadores a utilizar programas educacionais como uma forma de aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. Entretanto, é importante considerar o computador como um auxílio no aperfeiçoamento das capacidades cognitivas dos discentes e não como uma forma de segregar aqueles que não têm acesso à ferramenta computacional1. Os objetos de aprendizagem são materiais educacionais com objetivos pedagógicos que servem para apoiar o processo de ensino-aprendizagem2. O projetar e o desenvolver desses recursos, por mais simples que sejam, demandam muito esforço e tempo, o que para professores de escolas públicas que possuem uma carga horária muito alta, torna-se um fator de dificuldade. O objetivo deste trabalho foi a validação da aplicabilidade do software educacional Memória Orgânica no ensino de química.

MATERIAL E MÉTODOS: O jogo Memória Orgânica foi pensado para que o aluno possa estabelecer relações entre as funções orgânicas e os compostos que são representativos dessas funções. O software consiste em um jogo no formato do jogo da memória. Nas cartas são apresentadas imagens de materiais e as estruturas de alguns compostos orgânicos e também são relacionados os nomes dos compostos e da função orgânica. Este software foi criado através do programa Adobe Flash®, um programa que utiliza linguagem de programação, permitindo a construção de jogos e animações, além de possuir tutorial livre. O uso do jogo Memória Orgânica nas aulas de química, foi avaliado por professores e alunos mediante a aplicação do jogo, juntamente de um questionário além dados empíricos na observação de conversas dos alunos e professores. O jogo foi aplicado durante as aulas em turmas do 2º e 3º anos do ensino médio do Colégio da Polícia Militar de Goiás Unidade Dionária Rocha em Itumbiara - Goiás. Os alunos foram organizados em duplas e orientados a utilizar material de consulta.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na avaliação da Memória Orgânica (Figura 1), 72% dos alunos, responderam ter sido muito bom, pois o jogo era "criativo e dinâmico, que ajuda na associação das funções orgânicas e suas aplicabilidades no dia a dia”, 19% disseram ter sido muito bom, porém relataram que "tive dificuldade de relacionar as cartas, pois havia algumas aplicações dos compostos que eu desconhecia" e outros 9% dos alunos avaliaram como regular, pois acharam o jogo difícil: "eu fui incapaz de responder através do meu conhecimento". Para os docentes que acompanharam os alunos durante a aula, os objetos de aprendizagem podem auxiliar tanto os alunos quanto os professores, que tem a disciplina química como abstrata e de dificil compreensão. Segundo o relato de uma professora: “o jogo foi muito bem desenvolvido, fez uma relação interessante entre as funções orgânicas com a aplicação delas no dia a dia e nas indústrias. Porém, acho que algumas cartas foram complicadas para fazer essa relação, pois as aplicações delas são complicadas para alunos do ensino médio”. A reflexão da prática docente se faz jus e necessário. As ferramentas computacionais hoje disponível são fundamentais para os professores, pois a geração que está no ensino médio é formada por jovens que tem um acesso cada vez maior às novas tecnologias de informação e comunicaçã, seja em casa ou em outros recintos. A facilidade que esses jovens têm em usar as inúmeras ferramentas disponíveis, principalmente no que diz respeito à Internet, cresce a cada dia.

Jogo Memória Orgânica

Interface do jogo avaliado pelos alunos e professores

CONCLUSÕES: O software ainda não está disponibilizado para consulta e download. Porém, têm-se disponíveis em sites conceituados, objetos de aprendizagem para download e/ou seu uso online gratuitamente, onde os professores podem utilizá-los de forma livre. Assim, cada professor pode ser mais do que um simples transmissor de conhecimento, ele pode e é um construtor do conhecimento e um modificador da realidade do aluno.

AGRADECIMENTOS: Ao IFG pela bolsa concedida; A direção, a coordenação, aos professores e alunos envolvidos neste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1 NEPOMUCENO, K. M.; Castro, M. R. O computador como proposta para superar dificuldades de aprendizagem: estratégia ou mito?, Educ. rev. no.31 Curitiba 2008.

2 TAROUCO, L. M. R.; FABRE, M-C. J. M.; KONRATH, M. L.. P.; GRANDO, A. R. Objetos de aprendizagem para m-learning. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/CESTA/objetosdeaprendizagem_sucesu.pdf>. Acesso em 01 jul. 2011.