ÁREA: Iniciação Científica
TÍTULO: ALIMENTOS FUNCIONAIS: O PERFIL DO CONSUMIDOR E A DISPOSIÇÃO DE LÁCTEOS FUNCIONAIS NOS SUPERMERCADOS DA CIDADE DE CUIABÁ, MT.
AUTORES: Santana, G.M. (IFMT - CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA) ; Arruda, L.C. (IFMT - CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA) ; Rosa, J. (IFMT - CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA) ; Pacheco, I.M.C. (IFMT - CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA) ; Rebelatto, I. (IFMT - CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA) ; Costa, E.S. (IFMT - CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA) ; Bacaraji, A. (IFMT - CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA)
RESUMO: Atualmente os consumidores optam em consumir alimentos saudáveis e de boa
qualidade, principalmente os que atuam na prevenção de doenças. Com isso uma nova
categoria de produtos surgiu no mercado em resposta dos consumidores que estão
optando por essas alternativas, chamados de alimentos funcionais. A proposta desse
estudo é examinar os conceitos sobre alimentos funcionais e diagnosticar a oferta
alimentos funcionais restritos aos lácteos, em lojas de varejo da cidade de
Cuiabá, MT, bem como identificar o perfil do consumidor desse mercado específico.
Os resultados demonstram que 43% dos entrevistados consumem esse tipo de alimento
pelo menos 4 a 5 vezes a semana. Isso demonstra que 57% dos entrevistados
desconhece o que é um produto lácteo funcional.
PALAVRAS CHAVES: mercado; lácteos funcionais ; perfil consumidor
INTRODUÇÃO: A sociedade moderna tem se tornado cada vez mais complexa, modificando os
padrões de vida. As pessoas frequentemente mostram sintomas de cansaço,
depressão e irritação, ou mais comumente uma forma de estresse (KWAK & JUKES,
2001a). Com isso uma nova categoria de produtos, impulsionada pelos
profissionais de medicina e nutrição surgiu no mercado, de acordo com Pinazza
(1999) em resposta à demanda dos consumidores que estão optando por alternativas
na prevenção de doenças.
Os alimentos funcionais devem apresentar propriedades benéficas além das
nutricionais básicas, sendo apresentados na forma de alimentos comuns. São
consumidos em dietas convencionais, mas demonstram capacidade de regular funções
corporais de forma a auxiliar na proteção contra doenças como hipertensão,
diabetes, câncer, osteoporose e coronariopatias (SOUZA, et al., 2003).
Cerca de 85% dos consumidores acreditam que a dieta pode reduzir o risco de
certas patologias e 60% desses consumidores buscam produtos que possam ajudar no
controle ou na redução do risco de uma doença específica (CASTRO, 2003). Essa
inovação é uma tendência para a indústria de alimentos no novo milênio, com
forte crescimento de marcas baseado em funcionalidade, com base na sabedoria e
na ciência dos alimentos (XU, 2001).
O termo alimento funcional (AF) foi, inicialmente, definido no Japão, em meados
da década de 1980, como Foods for Specified Health Use (FOSHU). Refere-se a
qualquer alimento, ou ingrediente de algum alimento, que pode fornecer um
beneficio à saúde e que vai além dos nutrientes tradicionais nele contidos,
usado como parte de uma dieta normal e que demonstra efeitos fisiológicos e/ou
reduz o risco de doenças crônicas (BRANDÃO, 2002).
No Brasil a ANVISA determina as diretrizes para analise dos alimentos funcionais
.
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho é caracterizado como pesquisa qualitativa exploratória, dividida
em duas fases. Na primeira, fez-se uma desk research em livros, revistas e web.
Na segunda fase, foi conduzido um estudo empírico para verificar a
disponibilidade de produtos lácteos nos supermercados de Cuiabá, capital do Mato
Grosso bem como o perfil do consumidor desse mercado específico. O método
empregado será a observação direta, conforme sugere Aaker; Kumar; Day (2004),
com aplicação de um questionário elaborado para colher observações e, a
realização de entrevistas focalizada individual, com a aplicação de um
questionário elaborado para colher informações do perfil do consumidor.
A definição de tamanho da loja adotada neste estudo será proporcional ao número
de checkouts, sendo: (a) supermercado de pequeno porte, com até três checkouts,
(b) de médio porte, com 4 a 10 checkouts e (c) de grande porte, acima de 10
checkouts. As lojas serão selecionadas, procurando-se representar diferentes
características do universo de supermercados da cidade de Cuiabá, ou seja, lojas
de tamanho médio e grande, localizadas em bairros com diferentes composições
sócio-demográficas. Os métodos para obtenção de dados utilizados na pesquisa
serão: levantamento bibliográfico, levantamento documental, observação informal,
entrevistas focalizada individual. A obtenção de dados primários será realizada
por meio de pesquisa do tipo exploratória qualitativa, via levantamento de
campo. O método de observação e coleta de dados utilizados será informal,
estruturado e dirigido. Com o objetivo de avaliar a existência de produtos
lácteos no varejo de Cuiabá será realizado um pré-teste na amostra definida. Os
trabalhos de campo serão conduzidos nos estabelecimentos selecionados, com o
tempo médio 1h:10min.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para a realização da pesquisa foram entrevistados 88 pessoas em supermercados de
médio (de 04 a 10 chekouts) e de grande porte (acima de 10 checkouts) da região
metropolitana de Cuiabá, MT.
Os dados revelam que a maioria dos entrevistados possuem idade na faixa
entre 16 a 35 anos, perfazendo o total de 43% dos entrevistados, residem em
domicilio com até 4 pessoas, possuem renda familiar de 2 a 5 salários mínimos e
possuem escolaridade mínima o segundo grau completo.
Dentre os fatores que motivam a compra sobressaem o sabor do alimento
com cerca de 38%, seguidos de qualidade nutricionais e preço, com 27% e por fim
a aparência do alimento com 7% do total dos entrevistados. Para SIRÓ et al,.
(2008), as principais condições para aceitação dos produtos funcionais estão
vinculadas ao sabor, segurança sanitária, preço, conveniência e a confiabilidade
das alegações de saúde.
Cerca de 43% alegam consumir alimentos funcionais pelo menos 4 a 5 vezes
na semana. Dentre os motivos destacados para o consumo do alimento sobressaem a
importância do alimento a saúde e a recomendação e/ou orientação nutricional do
alimento por parte de profissional da área da saúde, bem como a boa manutenção
do peso e do funcionamento intestinal. Para MENRAD (2003) os alimentos
funcionais não são destinados apenas para satisfazer a fome e ao fornecimento de
nutrientes necessários das pessoas, mas também para prevenir doenças
relacionadas à nutrição e aumentar o bem-estar físico e mental dos consumidores.
Quanto a variável preço a pesquisa revelou que a maioria dos
consumidores destacam que produtos com alegação funcional possui preço adequado
ao mercado consumidor, não apresentando viés significativo que acarrete a queda
na demanda dos produtos.
CONCLUSÕES: Os resultados demostram que um pequena parcela dos entrevistados conhece e sabe a
função que os alimentos lácteos funcionais exerce em nosso organismo, mas a mair
parte desconhece as suas propriedades funcionais. A demanda por produtos seguros
e, dentre estes, os alimentos funcionais, que tragam vantagens extras à saúde,
permite prever um futuro promissor para o seu consumo, que por sua vez tem passado
por processos de modificação ou formulação de nutrientes para que tenham efeito
fisiológico específico e possam conferir um aspecto positivo de saúde.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AAKER, D. A.; KUMAR, V.; DAY, G. S. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2004.
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BRANDÃO, S. C. C. Novas gerações de produtos lácteos funcionais. Revista Indústria de Laticínios, Minas Gerais, n. 37, p. 64-66, jan./fev. 2002. Disponível em: <www.revistalaticinios.com.br>. Acesso em: 16 jul. 2004.
BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução nº 18, de 30 de Abril de 1999. Diretrizes básicas para análise e comprovação de propriedades funcionais e/ou de saúde alegadas em rotulagem de alimentos. Disponível em: <www.anvisa.gov.br>. Acesso em: 29 jul. 2004.
CASTRO, I. A. Desenvolvimento de alimentos funcionais. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 8., 2003 Curitiba. Alimentos, tecnologia e cidadania. Curitiba, PR: SBCTA/PPGTA/UFPR/PUCPR, 2003. Disponível em: <http://people.ufpr.br>. Acesso em: 20 set. 2004.
DIAS, J. M. C. S. Alimentos funcionais e nutracêuticos: oportunidades de desenvolvimento e cooperação. In: REIS, L. Encontro Franco Brasileiro de Biociência e Biotecnologia: alimentos funcionais e nutracêuticos. Brasília: Embrapa, 2002.
MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 1996.
PINAZZA, A. H. Futuro na mesa. Agroanalysis, Rio de Janeiro, set. 1999. Disponível em:
<www.abag.com.br>. Acesso em: 30 ago. 2004.
KWAK, N.; JUKES, D. J. Functional foods. Part 1: the development of a regulatory concept. Food Control. v. 12, p.99-107, 2001a.
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