ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: "DETERMINAÇÃO DE CONSTITUINTES QUÍMICOS (Al,Fe,Cu e Zn) EM AMOSTRAS AMBIENTAIS NO RIO MURUCUPÍ – BARCARENA, PARÁ "

AUTORES: Nascimento, K.M. ((IEC)) ; Freitas, E.S. ((IEC)) ; Faial, K.C.F. ((IEC)) ; Jardim, A.S. ((IEC)) ; Faial, K.R.F. ((IEC)) ; Lima, M.O. ((IEC)) ; Carneiro, B.S. ()

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo detectar possível poluição industrial propondo um estudo químico de avaliação e biodisponibilidade dos metais alumínio, ferro, cobre e zinco na água superficial através da mobilização destes elementos no sedimento de fundo do Rio Murucupi, Barcarena - PA. A determinação de metais foi realizada por Espectrometria de Emissão Ótica com Plasma Acoplado Induzido (ICP OES).Os resultados de água superficial estiveram de acordo com o preconizado pelo CONAMA n°357/2005.Na análise sedimentológica verificou-se alto teor de Al e Fe em meio ácido,justificado pelo aumento da solubilidade desses elementos.

PALAVRAS CHAVES: Análise de metais; Sedimento de fundo; Rio Murucupi

INTRODUÇÃO: O Rio Murucupi atravessa o município de Barcarena, situado no nordeste do estado do Pará, uma região que passou por um processo de expansão populacional e um importante Pólo Industrial de mineração, onde está instalado um complexo minero- metalúrgico. Estando assim, exposto ao lançamento indiscriminado de dejetos domésticos e indústrias e à poluição e contaminação por metais, que em altas concentrações, podem ser tóxicos e prejudiciais à vida aquática e posteriormente ao homem. Este rio tem sua nascente localizada próximo a uma indústria de beneficiamento de bauxita, estando propício a acidentes ambientais, como o vazamento ocorrido em abril de 2009. Desta forma, a determinação dos metais alumínio, ferro, cobre e zinco nesta região é de grande importância, já que estes constituintes estão presentes nos rejeitos de produção industrial. Visando conhecimento das consequências, caso ocorram outros eventos inesperados de contaminação, foi feito um estudo da mobilidade dos metais que estão concentrados nos sedimentos de fundo, resultando no aumento da biodisponibilidade (YOUNG et al., 1987; THEIS et al., 1988; CALMANO et al., 1992; ZHUANG et al., 1994). Pois os sedimentos agem como possíveis fontes de poluição, pela não fixação permanente dos metais, que são redistribuídos na água, em função de mudanças nas características químicas ou físicas ou presença de quelantes orgânicos (FORSTNER; WITTMANN, 1983).

MATERIAL E MÉTODOS: A coleta das amostras de água e sedimento foi realizada em fevereiro de 2012, no município de Barcarena no Estado do Pará em sete pontos distribuídos ao longo do rio Murucupi, iniciando num trecho que compreende a área urbana de Vila dos Cabanos e finalizando na confluência com o Furo do Arrozal. As amostras de água foram coletadas de acordo com as recomendações da 21a edição do Standard Methods for the Examination of Water and Wasterwater (APHA, 2005), encaminhadas ao laboratório em frascos mantidos sob refrigeração (<4ºC), em caixas isotérmicas (CETESB, 2001).Nas amostras de sedimento foi utilizado o procedimento de coleta proposto por BAISCH, MIRLEAN E LIMA (2003), onde o material é coletado com o auxílio de dragas de Van veen, identificado e acondicionado em sacos plásticos até processamento.Após a coleta o material sedimentológico passou por um pré- tratado laboratorial anterior à sua análise, onde foi seco,triturado e peneirado à 270 mesh, uma vez que as concentrações mais elevadas de metais ocorrem nas frações mais finas do sedimento Fiedler (1995). Na determinação da concentração dos metais lixiviados, 1 g grama de sedimento foi misturado em soluções de níveis diferentes de pH (1, 4, 7, 11 e 13),meio ácido ao meio alcalino, por um agitador horizontal (RECIPRO SHAKER SR-1, Taitec), a 200 RPM por 2 h,conforme técnica de lixiviação proposta por MOZETO (1997). A quantificação dos metais Al, Fe, Cu e Zn foi realizada por Espectrometria de Emissão Ótica com Plasma Acoplado Induzido (ICP OES).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A água superficial do Rio Murucupi apresentou em média, teores de metais de: 0,0635 mg/L de alumínio; 0,2471 mg/L de ferro; 0,0975 mg/L de cobre e 0,0001 de zinco mg/L e pH ácido (4,00 a 6,00).Os metais presentes na água superficial do Rio Murucupi não apresentaram concentrações consideradas tóxicas ao meio ambiente estando de acordo com o limite preconizado pela Resolução 357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).Serão comparados a esses resultados os dados da tabela 01, que mostra o comportamento das concentrações dos metais lixiviados do sedimento de fundo, quando ocorre a variação no pH da água.

TABELA 01

Resultados dos elementos Al, Fe, Cu e Zn (mg/L) em relação à variação de pH.

CONCLUSÕES: Considerando que ocorra a descaracterização deste rio por meio de eventuais acidentes ambientais, que podem ser causados por despejos de rejeitos industriais, a avaliação da biodisponibilidade dos constituintes inorgânicos mostrou que o alumínio e o ferro estiveram em altas concentrações em meio ácido,assim como o Cu e o Zn porém, em concentrações menores.No meio alcalino o Al e o Fe também estiveram biodisponíveis.Evidenciando que a variação do pH da água influencia na mobilização de metais do sedimento de fundo,podendo haver contaminação.

AGRADECIMENTOS: Ao Instituto Evandro Chagas IEC/SVS/MS, pelo apoio e infraestrutura oferecida. E também PIBIC/CNPQ/IEC e a SALA DE ESPECTROMETRIA/LAB DE TOXICOLOGIA/SAMAM.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION (APHA). Standard methods for the examination of wast water. 21 ed. Washington, 2005.
BAISCH, P. R. M.; MIRLEAN, N. F.; LIMA, G. T. N. P. Protocolos de coleta e analise dos sedimentos e material em suspensão. Log/de geo – FUR Rio Grande/RS. 2003.
CALMANO, W. AHLF, W. BENING J.C. Chemical mobility and bioavailability of sediment-bound heavy metals influenced by salinity. Hydrobiolgia 1992;235r236:605]610.
CETESB. Guia de coleta e preservação de amostras de águas, 1998, 150p.

FIEDLER, H. D. L.; Tese de Doutorado, Universidade de Barcelona,
Espanha,1995

FORSTNER,U.; WITTMANN, G.T.W. Metal pollution in the aquatic environment. Berlin: Spring-Verlag, 1983. 486p.
THEIS, T.L. YOUNG, T.C, DEPINTO J.V. Factors affecting metal partitioning during resuspension of sediment from the Detroit river. J Great Lakes Res 1988;14:216]226.
YOUNG, T.C. DEPINTO, J.V. KIPP, T.W. Adsorption and desorption of Zn, Cu, and Cr by sediments from the Raisin river. J Great Lakes Res 1987;13:353]366.
ZHUANG, Y. ALLEN, H.E. FU, G. Effect of aeration of sediment on cadmium binding. Environ Toxicol Chem 1994;13:717]724.