ÁREA: Materiais

TÍTULO: OBTENÇÃO DO α-FeOOH ORTORRÔMBICO PELO MÉTODO HIDROTÉRMCO

AUTORES: Cunha, P.F. (UFU) ; Marinho, J.Z. (UFU) ; Moura, A.P. (UNESP) ; Lima, R.C. (UFU)

RESUMO: No presente trabalho sintetizou-se pó de óxido-hidróxido de ferro (FeOOH) - goetita - pelo método hidrotérmico assistido por micro-ondas com uma baixa taxa de aquecimento (5ºC min-1 ) e tempo de síntese curto (8min). A amostra foi caracterizada por microscopia eletrônica de varredura de alta resolução com canhão de emissão de campo (MEV-FEG) e por difração de raios-X (DRX). A partir da analise do difratograma de raios-X observou-se a formação da fase ortorrômbica do α-FeOOH. As imagens provenientes da microscopia eletrônica de varredura mostraram a morfologia de placas do material.

PALAVRAS CHAVES: α-FeOOH; método hidrotérmico; nanoestrututuras

INTRODUÇÃO: A obtenção de óxidos por diferentes métodos vem despertando grande interesse graças ao seu vasto potencial de aplicação, como sensores, catalisadores, células solares, dispositivos óticos e eletrônicos (SEETHA, M., et al, 2012). O método hidrotérmico assistido por micro-ondas é um procedimento com baixos custos de síntese, baixo consumo de energia, baixa poluição de ar, fácil manuseio de reagentes e tempo relativamente baixo de síntese, apresentando assim vantagens em relação a outros métodos de síntese (OU, P., et al, 2007; VOLANTI, D.P., et al, 2007). O α-FeOOH tem aplicações potenciais na produção de pigmentos, catalisadores, sensores de gás, em mídias de gravação magnética e na matéria-prima de imãs leves e pesados (GENG, F., et al, 2007; LIU, X., et al, 2007). No presente trabalho foram sintetizadas nanoplacas de α-FeOOH (goetita) por meio do método hidrotérmico assistido por micro-ondas em um tempo curto de síntese e foi realizado o estudo estrutural e morfológico da amostra.

MATERIAL E MÉTODOS: O α-FeOOH foi sintetizado a partir de 40,00mL de uma solução de nitrato de ferro nono hidratado (Fe(NO3)3 . 9H2O) à concentração de 0,05mol L-1. Uma solução de hidróxido de potássio (KOH) 6,0 mol L-1 foi adicionada para o ajuste do pH da solução em 12, sob agitação por 15 minutos. A solução coloidal foi transferida para um recipiente de politetrafluoretileno (Teflon) e colocada em um sistema autoclave devidamente fechado. Em seguida foi acoplado ao micro-ondas, aquecido a 140ºC por um tempo de 8 minutos com uma taxa de aquecimento de 5ºC min-1. O produto obtido foi centrifugado e lavado com água destilada e etanol e posteriormente seco em estufa a 100ºC por 30 minutos. A amostra cristalina foi analisada por difração de raios-X (DRX) utilizando a radiação CuKα. O difratograma obtido foi comparado com o padrão da ficha cristalográfica JCPDS 29-0713. Para investigar a morfologia e estimar o tamanho das partículas foram analisadas as imagens por MEV-FEG.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na figura 1 é apresentado o difratograma de raios-X da amostra. A fase ortorrômbica do α-FeOOH é observada de acordo com a ficha-cristalográfica JCPDS 29-0713, indicando a formação do material no tempo curto de síntese de 8 min via método hidrotérmico; um pico em torno de 30º se deve a presença de outra fase cristalina, no caso, de óxido de ferro III (Fe2O3). As imagens obtidas por MEV-FEG para a amostra de α-FeOOH hidrotermalizada por 8 min é mostrada na figura 2. Foi observada a formação de nanoplacas com tamanho entre 150 e 300 nm.

Figura 1

Difratograma de raios-x da amostra.

Figura 2

Imagens geradas por MEV-FEG da amostra.

CONCLUSÕES: O método hidrotérmico assistido por micro-ondas mostrou-se eficaz na formação de α-FeOOH com preparação rápida em relação ao tempo de síntese e quando comparado a outros métodos de formação de óxidos, além da obtenção do material com alto grau de pureza. O difratograma de raios-X mostrou a formação da fase ortorrômbica do α-FeOOH, de acordo com a ficha padrão do material, indicando ordem estrutural a longo alcance do material formado. Com base nas imagens obtidas por MEV-FEG pode- se visualizar a formação de placas de tamanho nanométrico.

AGRADECIMENTOS: FAPEMIG, CNPq, CAPES e LIEC-UFSCar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GENG, F.; ZHAO, Z.; GENG, J.; CONG, H.; CHENG, H.M. 2007. A sample and low-temperature hydrothermal route for the synthesis of tubular α-FeOOH. Materials Letters, 61:4794-4796.
LIU, X.; QIU, G.; YAN, A.; WANG, Z.; LI, X. 2007. Hydrothermal synthesis and characterization of α-FeOOH and α-Fe2O3 uniform nanocrystallines. Journal of Allows and Compounds, 433: 216-220.
OU, P.; XU, G.; REN, Z.; HOU, X.; HAN, G. 2007. Hydrothermal synthesis and characterization of uniform α-FeOOH nanowires in high yield. Materials Letters, 62: 914-917.
SEETHA, M.; MEENA, P.; MANGALARAJ, D.; MASUDA, Y.; SENTHIL, K. 2012. Synthesis of indium oxide cubic crystals by modified hydrothermal route for application in room temperature flexible ethanol sensors. Materials Chemistry and Physics, 133: 47-54.
VOLANTI, D.P.; CAVALCANTE, L.S.; KEYSON, D.; LIMA, R.C.; MOURA, A.P.; et al. GODINHO, M. 2007. Materiais nanoestruturados obtidos por síntese hidrotermal assistida por micro-ondas. Metalurgia e Materiais, 63: 352-357.