ÁREA: Química Orgânica

TÍTULO: SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE CHALCONAS HETEROCICLICAS

AUTORES: Souza, W.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Figueredo, A.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Aquino, G.L.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS)

RESUMO: A pesquisa e o desenvolvimento de fármacos é um processo longo e complexo que se inicia com a busca de novos compostos. O presente trabalho envolve a síntese, caracterização compostos derivados de chalconas. Seis compostos derivados de chalconas foram obtidos pela reação de condensação aldólica de claisen-schmidt. Todos os compostos foram purificados e suas estruturas elucidadas através das técnicas de análise por espectroscopia vibracional de absorção na região do infravermelho médio (IV) e análise por ressonância magnética nuclear de hidrogênio (RMN 1H). Dos compostos sintetizados, todos apresentaram influência dos grupos substituintes sobre síntese e a caracterização das chalconas. As chalconas de 1 a 5 apresentaram rendimentos diferentes que dependiam do padrão de substituição do anel.

PALAVRAS CHAVES: CHALCONAS ; SUBSTITUINTES ; INFLUENCIA

INTRODUÇÃO: Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de 50% das prescrições de antibióticos no mundo são inadequadas. O consumo indevido deste tipo de medicamento é um dos fatores que leva ao aumento da resistência microbiana. A resistência natural que microrganismos, como bactérias e fungos, adquirem ao longo do tempo pode ser acelerada por ações humanas. A OMS em 2010 lançou um comunicado, lembrando que estes microorganismos multirresistentes constituem um problema de saúde pública crescente e global ANVISA (2010). Ao longo dos últimos 30 anos, foram publicados inúmeros trabalhos demonstrando a necessidade do controle do uso de antimicrobianos. A princípio, este controle era realizado para conter o crescimento dos custos hospitalares e inibir os altos níveis de infecção. Hoje, sabe-se que o uso indiscriminado de antimicrobianos nos hospitais e ambulatórios contribui para o surgimento de cepas infecciosas multirresistentes (Kühner, 2009). Atualmente, o problema da resistência aos antimicrobianos tornou-se mais graves devido à dificuldade e a demora na descoberta de novos medicamentos, cerca de 12 anos (VIEIRA, 2006). Após o processo de industrialização da penicilina, especialmente em consequência da Segunda Guerra Mundial, foi observado um rápido crescimento na descoberta e desenvolvimento de novos antibióticos. Entre os anos de 1940-1960 vários antibióticos foram descobertos através da triagem de produtos naturais microbianos. Entre os anos de 1960-1980 foram introduzidos no mercado antibióticos semi-sinteticos, análogos aos antibióticos naturais já existentes. Porém, a partir do ano 2000 houve uma redução dramática na identificação de novos protótipos antibioticos, ao mesmo tempo em que ocorreu um aumento na incidência de resistência microbiana (GUIMARÃES,

MATERIAL E MÉTODOS: Preparou-se inicialmente em um balão volumétrico uma solução de hidróxido de Potássio, 50% m.v-1. Em um balão de fundo redondo com capacidade volumétrica de 50,00 mL dissolveu-se cerca de 300 mg da cetona (Figura 1) em metanol. Resfriou-se o sistema a 0 °C, em um banho de gelo. Em seguida adicionou-se a solução de hidróxido de potássio, 50% m.v 1. Deixou-se agitando por 5 minutos. Adicionou-se a massa do aldeído (Figura 1) respectivo de cada reação e retirou-se o sistema do banho de gelo. Deixou-se o balão de fundo redondo sob agitação a temperatura ambiente e acompanhou-se a reação por cromatografia em camada delgada (CCD). Após o termino da reação o sistema foi então desligado. Neutralizou-se o meio reacional com HCl 10% e guardou-se o balão de fundo redondo na geladeira, onde permaneceu durante 12 horas. O sólido formado foi filtrado sob pressão reduzida, lavando-o sucessivas vezes com água gelada. Deixou-se que este filtrado secasse durante 48 horas e quando necessário, os compostos foram purificados por recristalização com etanol a quente. Recolheu-se a chalcona, purificada, em um frasco de penicilina para posterior analise.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: ANALISE DA SÍNTESE DAS CHALCONAS podemos analisar a mudança nos rendimentos como consequência da presença de substituintes, ligados ao anel do aldeído, que influenciam diretamente no rendimento dessas reações. As chalconas que continham em sua estrutura grupos substituintes com forte poder doador de elétrons, como metoxi e etoxi, tiveram rendimentos mais baixos. À medida que os grupos substituintes são trocados, por grupos com menor poder de doador elétrons, nota-se que o rendimento dessas chalconas aumenta. A posição em que esses substituintes se encontram ligados ao anel influencia a reatividade dos aldeídos, uma vez que, a carga positiva deslocalizada no anel pode ser estabilizada não apenas pelo efeito indutivo. Essa estabilidade tem uma relação direta com a posição orto, meta ou para, em que esses grupos estão ligados ao anel. Grupos doadores de elétrons ligados ao anel na posição para em relação a um substituinte qualquer tendem a estabilizar melhor o anel, tornando-o menos reativo. ANÁLISE POR ESPECTROSCOPIA VIBRACIONAL DE ABSORÇÃO NA REGIÃO INFRAVERMELHO MÉDIO (IV) As seis chalconas, espectros, apresentaram bandas na região de 1650 a 1660 cm-¹ características de cetonas α,β insaturadas, além é claro das bandas de estiramento C=C dos anéis aromaticos na região de 1450 a 1550 cm-¹ e da bandas de estiramento das ligações CH3-O dos grupos metoxi e etoxi na região de 1100 a 1350 cm-¹, porém apenas esses dados não são o suficiente para caracterizar os compostos, sendo necessário o uso de técnicas como RMN-1H. ANÁLISE POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR DE HIDROGÊNIO (RMN-1H) Os espectros de RMN-1H apresentaram picos característicos de cetonas α,β insaturadas, evidenciando a formação de compostos com uma configuração E e conformação cis.

CONCLUSÕES: Os dados de síntese e caracterização por RMN-H e IV das chalconas heterociclicas sintetizadas, revelam que a presença dos grupos substituintes alterou de forma significativa os rendimentos e deslocamentos químicos das chalconas. Grupos que sejam fortes doadores de elétrons como o grupo metoxi, localizados na posição para, diminuem o rendimento, enquanto que grupos como metil e etil que são fracos doadores de elétrons, quando comparados com o grupo metoxi, aumentam o rendimento das reaçoes. Vê-se também uma forte influencia desses grupos, quanto aos deslocamentos químicos visto nos espectros.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANVISA – ANVISA publica. Simpósio debate resistência de bactérias a antibióticos. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2010/241007.htm# acessado março de 2012.

VIEIRA, L. C. C.; CORREA, A. Síntese de derivados de chalconas e cumarinas via reação de Suzuki utilizando PEG-400 como solvente sob irradiação de micro-ondas. In: 34a. Reunião Anual da SBQ, 2011, Florianopolis. Resumos, 2011.

GUIMARÃES, D. O; MOMESSO, S. L; PUPO. P .M. Antibiotics: therapeutic importance and perspectives for the discovery and development of new agents. Quím. Nova vol.33 no.3 São Paulo 2010.

PAVIA, DONALD L.;LAMPMAN,GRAY M.;KRIZ, GEORGE S. Introdução á espectroscopia- tradução da 4º edição norte-americana. Editora: CENGAGE LEARNING, 2010