ÁREA: Química Orgânica

TÍTULO: TÍTULO:RESISTÊNCIA DE BACTÉRIAS GRAM NEGATIVAS A UM NOVO DERIVADO TIAZOLIDÍNICO.

AUTORES: Souza, I.S. (UFPE) ; Albuquerque, J.F.C. (UFPE) ; da Silva, T.G. (UFPE) ; Sena, K.X.F.R. (UFPE) ; de Melos, J.L.R. (UFPE) ; Nascimento, S.C. (UFPE)

RESUMO: RESUMO: Em pleno século XXI, com todo avanço tecnológico, a infecção hospitalar continua ainda sendo causa de altas taxas de morbidade e mortalidade em todo o mundo. A resistência bacteriana adquirida pelos antibióticos é um grave e importante problema nos hospitais. Assim, um novo derivado tiazolidínico (5- arilideno- tiazolidina- 2,4 diona) foi sintetizado, visando estudar a sua atividade antibacteriana. Foi analisado o efeito do composto, na determinação da atividade antimicrobiana através do teste qualitativo de difusão em discos de papel, usando os microorganismos Gram-negativos. Estes microorganismos apresentaram uma ampla resistência ao novo derivado tiazolidínico.

PALAVRAS CHAVES: antibacteriana; tiazolidina; arilideno

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: As tiazolidinas são compostos heterocíclicos e aromáticos, que possuem um anel pentagonal contendo oxigênio e enxofre em sua estrutura. Apresentam propriedades biológicas e farmacológicas como hipoglicemiante, analgésica, anttinflamatória, anticonvulsivante, antimicrobiana entre outras (DE MELOS et al., 2011). Sua aromaticidade é baseada na deslocalização de um par de elétrons do átomo de enxofre, o que se faz necessário para cumprir a regra de Hückel. A necessidade de novas substâncias terapêuticas mais eficazes, com baixa toxicidade e maior especificidade, tem levado pesquisadores a intensificar os estudos para a descoberta de novos fármacos. O desenvolvimento da síntese orgânica moderna tem proporcionado um aumento de substâncias sintéticas para uso medicinal, que têm sido empregadas no combate à diferentes enfermidades.Os derivados tiazolidínicos têm se destacado por apresentarem diversas propriedades farmacológicas. Assim, derivados desse núcleo têm sido sintetizados com a finalidade de encontrar novas atividades biológicas de interesse para a comunidade científica e que sejam aplicados como medicamentos na sociedade em geral (SUNIL et al., 2009). Muitos infectologistas do mundo estão preocupados com o uso inadequado da auto- medicação ou do desconhecimento da ação de antibióticos, que têm como conseqüência o surgimento de bactérias multiresistentes a qual dificilmente existirá cura; ressaltando que o objetivo do tratamento antibiótico não é eliminar sintomas, mas sim as bactérias, ou a paralisação do crescimentos destas. Contudo, o uso descontrolado de antibióticos é preocupante devido a freqüente utilização da auto- medicação, processo este que demonstra pouco caso ou desconhecimento em relação a prescrição médica por outro lado dificulta o acesso m

MATERIAL E MÉTODOS: O composto tiazolidínico 5- (2,2 dicloroarilideno)-tiazolidina-2,4 diona-(Ju296) e 5-(3,4-dicloroarilideno)-tiazolidina-2,4 diona-(Ju298); foi obtido no Laboratório de Produtos Naturais e Sintéticos ,pertencente ao Departamento de Antibióticos da Universidade Federal de Pernambuco. Realizou-se o exame bacteriológico no Laboratório de Fármacos e Ensaios Antimicrobianos (Setor Microbiologia) - Departamento de Antibióticos da UFPE; segundo os métodos convencionais de isolamento e identificação bacteriana. Empregou-se o método de difusão em disco de papel. Discos de 6mm foram impregnados com 10µl de uma solução a 30000µg/mL; a fim de obter discos com 300µg.Os discos foram colocados em placas de Petri, sobre a superfície do meio semeado. As placas foram incubadas a 35°C,por 24 horas. Após esse período de incubação foi realizada a leitura dos resultados medindo o diâmetro dos halos de inibição formados em torno dos discos.Halos de 12mm ou mais foram considerados relevantes.Os testes foram realizados em triplicata e os resultados expressos pela média aritmética dos halos de inibição em mm e calculado o desvio padrão. Os controles usados como padrões foram a ampicilina (penicilina semi-sintética), a kanamicina (aminoglicosídeo) e cetoconazol ( antifúngico) de concentrações 10µg/disco, 30 µg/disco e 25µg/disco respectivamente. Foram utilizados representantes de bactérias Gram´ negativas (Pseudomonas aeruginosa; Escherichia coli; Serratia marcescens), pertencentes à coleção de Microorganismos do Departamento de Antibióticos da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO:A avaliação da atividade antimicrobiana do composto tiazolidínico, foi realizada utilizando-se 3 espécies de bactérias Gram negativas: Pseudomonas aeruginosa; Escherichia coli; Serratia marcescens. No presente estudo, evidenciou-se uma elevada resistência das bactérias Gram negativas frente ao 5-arilideno-tiazolidina-2,4 diona; de forma que não houve formação de halos/mm para nenhuma das espécies bacterianas pesquisadas. SILVA- FILHO et al.,( 2010), analisando a atividade antimicrobiana de 5-(2,4- clorobenzilideno)-tiazolidina-2,4-diona; frente ás bactérias Gram negativas (Pseudomonas aeruginosa; Escherichia coli; Serratia marcescens) também encontraram resultados semelhantes:não houve inibição para os microorganismos testados.Trabalhando com o composto 3-(3-clorobenzil)-5-(4-nitrobenzilideno)- tiazolidina-2,4-diona (GOUVEIA et al., 2009), analisaram a atividade antimicrobiana; verificada pelo método de difusão em disco de papel, frente às bactérias Gram-positivas, Gram-negativas, álcool-ácido resistentes e levedura. O composto pesquisado, apresentou uma redução de inibição para o S. aureus (9 mm) e uma ausência de atividade para os demais microrganismos. Não apresentou atividade frente aos microrganismos testados, pois as carbonilas das posições 2 e 4 do anel tiazolidínicos, não favoreceram este item. Uma bactéria é considerada resistente a um determinado antibiótico, quando é capaz de crescer, in vitro, em concentrações mais altas do que a maior concentração alcançada pela droga no sítio da infecção (LICHTENFELS et al., 2008). Esta resistência é determinada pelo genoma da bactéria, que codifica a expressão de mecanismos bioquímicos capazes de neutralizar os efeitos dos antibióticos (MIN et al., 2007).

CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: O composto 5 arilideno – tiazolidina 2,4 –diona não possue atividade inibitória para os microorganismos-teste, mostrando que o átomo de enxofre na posição 5, não favorece a atividade biológica.

AGRADECIMENTOS: AGRADECIMENTOS:A FACEPE pela concessão da bolsa de doutorado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:[1]DE MELOS, J. L. R. Síntese de 5-arilideno-2,4-tiazolidinedionas derivadas do sistema 3,4 metilenodioxibenzaldeído obtidas através da condensação de Knoevenagel. 34ª. SBQ- 2011.
[2]GOUVEIA, F.L.; OLIVEIRA, R. M.B. de; OLIVEIRA, T. B. ; SILVA, SILVA, I.M.; NASCIMENTO, S. C. do; SENA, K. X.F.R. de; ALBUQUERQUE, J.F.C. Synthesis, antimicrobial and cytotoxic activities of some 5-arylidene-4- thioxo-thiazolidine-2-ones, European Journal of Medicinal Chemistry 44 2038–2043- 2009.
[3]LICHTENFELS, E., FRANKINI, A.D., PALUDO,J.; AZEVEDO, P.A. Prevalência de resistência bacteriana nas infecções de ferida operatória em cirurgia arterial periférica. J Vasc Bras. 2008;7(3):239-247.
[4]MIN L.I., YUPING LAI., AMER E. V., DAVID J. C., DANIEL E. S., MICHAEL O. Gram Positive Three-component Antimicrobial Peptide- sensing System. PNAS; 104: 9469-74.( 2007).
[5]SILVA; J.M.B.; HOLLENBACH, C.B. Fluoroquinolonas x resistência bacteriana na medicina veterinária. Arq. Inst. Biol., São Paulo, v.77, n.2, p.363-369, abr./jun., 2010
[6]SILVA-FILHO, J. (UFPE) ; PLASTINO, P. J. (UFPE) ; SENA, K. X. F. R. (UFPE) Síntese e a Atividade Antimicrobiana de 5 Benzilideno Substituído Tiazolidina-2,4-Diona 50ª. CBQ- outubro Cuiabá. 2010.
[7]SUNIL, S.M., DEEPAK, K.P.; DAITHANKAR, A. V. Synthesis and Biological Evaluation of Some 1,3,4-Thiadiazoles, J.Chem. and Pharm. Res., 1(1): 191-
198, 2009.