ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A Química Ambiental Contextualizada ao Ensino e sua Importância para Futuro do Meio Ambiente

AUTORES: PASSOS,C.C.O. (UECE) ; FÉLIX, J.E.M. (UFC)

RESUMO: A Química Ambiental é uma área relativamente nova, que nasceu dentro da química nos
últimos tempos, após notarem a devastação do meio ambiente tanto através da natureza,
como através da ação humana. Ela está voltada para o estudo dos processos químicos
que que ocorrem no meio ambiente.
Este trabalho aborda e defende a iniciação do estudo da Química desde o princípio do
ensino fundamental, mais precisamente, iniciando a partir do 4º ano, associando a
Educação Ambiental de forma teórica, prática e contextualizada, ao ensino da Química,
desta forma, seria mais fácil o entendimento dos alunos, tanto com relação à
iniciação na química como com relação a compreensão propriamente dita, da importância
do meio ambiente para a vida.

PALAVRAS CHAVES: química, educação, ambiente.

INTRODUÇÃO: Desde o princípio da humanidade, a natureza vem se modificando, com ou sem
interferência humana. Na sociedade, o homem usufrui da natureza para sobreviver e,
evoluir, porém, o maior problema foi/é a utilização desenfreada dos recursos
naturais, que continua trazendo grandes problemas ambientais. Em todo o planeta é
possível ver indústrias, como agroindústrias, siderúrgicas, metalúrgicas, dentre
outras, despejando seu “lixo industrial” em efluentes, provando a falta de
gerenciamento de resíduos; fábricas soltando gases altamente tóxicos e poluentes no
céu; a falta de reaproveitamento de materiais, como a reciclagem; a falta de
aproveitamento das energias renováveis, como a força dos ventos, como a energia
solar; até mesmo, no dia a dia de cada um, com relação a economia de água, de
energia, coleta seletiva, etc.
Informar, conscientizar e educar seria a melhor maneira de minimizar algumas ações
inconsequentes dos seres humanos, responsáveis por grandes estragos na natureza. Para
tal, a educação tem de estar presente desde a infância, afinal é uma idade essencial
de aprendizado.
"(...) As crianças sempre se mostram curiosas em saber como é, e como funciona o
mundo, e isso ajuda a reforçar suas capacidades (...)consideramos imprescindível o
uso de conhecimentos próximos, de nível concreto operacional(...)Percebemos a 4ª
série como o espaço tempo em que a criança sistematiza e amplia seus conhecimentos."
(LENIR ZANON E ELIANE PALHARINI)
Este trabalho defende a iniciação do estudo da Química desde o princípio do ensino
fundamental, iniciando a partir do 4º ano, associando a Educação Ambiental de forma
teórica, prática e contextualizada. Assim, se torna mais fácil o entendimento dos
alunos, tanto com relação à iniciação na química como com a importância do meio
ambiente.

MATERIAL E MÉTODOS: O modelo econômico atual vem favorecendo a utilização dos recursos naturais de forma
desenfreada, não somente como subsistência, mas extraindo e transformação, visando o
lucro e o mercado, como se a maioria destes recursos não tivessem fim, como por
exemplo, a exploração de petróleo, de minérios, da água, dentre outros. Porém essas
atitudes trazem consequências imensas ao meio ambiente, e são difíceis de reverter.
Hoje é possível notar que, o assunto sobre meio ambiente é bastante discutido, e
divulgado nas mídias, porém, nota-se que na prática, muitas coisas não mudaram,
inclusive na educação, mesmo após a determinação da LDB - Lei de Diretrizes e Bases
(Lei 9394/96), que obrigou o ensino da Educação Ambiental para todos os níveis de
ensino, tentando levar a conscientização a população com relação à importância dos
cuidados com o meio ambiente. Muitas vezes o assunto é abordado em sala de aula,
porém não desenvolve no aluno uma relação direta com a sociedade e o contexto, de
forma ativa.
"(...) Do Ensino Fundamental (...)terá por objetivo a formação básica do cidadão,
mediante: (...) a compreensão do ambiente natural e social, da tecnologia, das artes
e dos valores que se fundamenta a sociedade (...)" (Capítulo II, seção III -LDB)
A educação voltada a esses assuntos, que são inerentes à vida, desde o princípio,
seria uma maneira de iniciar a mudança de hábito do ser humano. Iniciar a Química no
princípio do Ensino Fundamental, mais precisamente no 4º ano, seria uma maneira de
fazer os alunos entenderem o verdadeiro significado e aplicação da química em si.
Para que isso ocorresse de forma gradual e consistente, a química deveria estar
contextualizada com o mundo, com os acontecimentos, com os processos de um sistema
que ocorre visivelmente aos olhos dos alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A química é parte fundamental do mundo, e entendê-la é muito mais do que uma
obrigação escolar, é estar por dentro dos processos naturais do mundo, é aprender que
a evolução é válida, respeitando os recursos naturais. Deixamos muito a desejar com
relação à educação ambiental e, também com relação ao ensino de química.
A Química vem sendo iniciada no 8º ano do ensino fundamental, abordando de forma
direta, com assuntos nunca vistos anteriormente. Desta forma, muitos alunos, com o
passar do tempo adquirem trauma da matéria, mesmo por que, geralmente, não se
contextualiza os assuntos dados em sala de aula, nem são realizadas aulas práticas,
para tornar os assuntos mais “palpáveis”, daí a dificuldade de assimilação dos
conteúdos e, consequentemente, da compreensão dos processos químicos do qual fazemos
parte.
Conforme Chassot (1992), o conhecimento químico deve permear toda a área de ciências
de 5ª a 8ª séries, e não se restringir a um semestre isolado, no final do primeiro
grau, onde em geral se antecipam conteúdos do segundo grau.
Desta forma, associando a Química com a Educação Ambiental em sala de aula, desde o
4º ano do Ensino Fundamental, seria possível o maior entendimento dos alunos com
relação aos assuntos abordados em sala de aula, tendo em vista que, eles iriam
compreender ativamente, como funcionam os processos químicos no meio ambiente e,
desenvolveriam mais ainda sua capacidade criativa, através das aulas práticas, de
trabalhos em equipe, de campo, atividades extracurriculares, etc. Além do que seriam
formados cidadãos conscientes e participativos, já que atualmente muitos não fazem
sua parte, devido a falta de informação, conscientização e ao déficit de práticas
comunitárias, de acordo com Pedro Jacobi (Educação Ambiental, Cidadania e
Sustentabilidade).

CONCLUSÕES: Inserindo a Química associada com a Educação Ambiental no 4º ano do Ensino Fundamental,
seria possível passar conteúdos de forma gradativa e aplicada, relacionando situações
reais, do dia a dia dos alunos, ao conteúdo estudado. Fazendo uma conexão com o
contexto ambiental e social, seria mais fácil fazer o aluno compreender além dos
processos químicos que ocorrem na natureza, seu papel como cidadão consciente,
participativo e modificador na sociedade. Assim o conteúdo seria assimilado por etapas
e, o papel da educação na formação de verdadeiros cidadão ocorreria em prol de um
futuro melhor.

AGRADECIMENTOS: Agradeço aos meus colegas e professores de faculdade e, a minha família, e amigos, pelo
apoio e compreensão.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Zanon, Lenir B., Palharini, Eliane M. - A Química no Ensino Fundamental de Ciências - Rio Grande do Sul: Ijuí.
Mozeto, Antôni A., Jardim, Wilson de F. - A Química Ambiental no Brasil - São Paulo: São Paulo, 2002.
Morin, Edgar. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
Talamoni, Jandira L. B., Sampaio, Aloisio Costa, organizadores – Educação Ambiental da Prática Pedagógica à Cidadania - 1ª ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2003.
Jacobi, Pedro - Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade - São Paulo: São Paulo, 2003.
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf, data: 13/07/2011.